Buscar

PROVA DO DIMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DO DIMAS - A
1) O réu citado por edital para responder ação de cobrança, pautou- se pela revelia não apresentando contestação oportunamente. Pode o juiz, julgar antecipadamente a lide com apoio no art. 355, II, ncpc/ 2015?
2) O autor pode pedir simultaneamente a entrega do bem, objeto do contrato mais o pagamento do equivalente em dinheiro. Explique e indique as normas aplicáveis no ncpc vigente.
3) É correto dizer que a sentença definitiva sempre implica na extinção do processo? É correto dizer ainda que a partir da intimação das partes que a sentença se  torna inalterável para o juiz que a proferiu? Explique.
4) Na mesma sentença que decretou a separação judicial, conferiu- se a mulher a guarda do filho menor; o marido não recorreu no prazo legal. Passado algum tempo ele ajuizou ação para reclamar pra si a guarda da criança, arguindo a mulher na contestação o óbice da coisa julgada material pleiteada então a prolação de sentença sem resolução do mérito com base no art.485, V, ncpc. Tal arguição pode ser escolhida pelo juiz?
5) Quando a prova é considerada direta, e quando é indireta?
PROVA DO DIMAS – B
Citado pessoalmente para responder ação de indenização por danos morais o réu não apresentou contestação no prazo legal. Pode ele comparecer posteriormente para alegar a sua ilegitimidade passiva “ad causam”, a prescrição e a ausência da culpa?
Numa ação declaratória de imunidade de negocio jurídico, qual será o pedido imediato e o pedido mediato? O juiz pode conceder na sentença algo que não foi postulado pelas partes?
Numa ação reivindicatória de bem imóvel, de rito ordinário, o autor se propôs a apresentar suas testemunhas em audiência independentemente de intimação razão pela qual não depositou o rol respectivo em cartório no prazo legal. O juiz então ouviu as testemunhas na oportunidade como informantes do juízo. Tal procedimento pode ser considerado correto? Explique.
Proposta a ação de investigação de paternidade contra “B”, o autor instruiu a petição inicial com documento contendo confissão extrajudicial do réu, relativa aos fatos que fundamentaram o pedido. Sobreveio contestação no prazo legal , mas o autor pleiteou o julgamento antecipado da lide na forma do art. 355, ncpc diante da confissão manifestada. O que deve fazer o juiz no caso concreto?
A regra pela qual ao autor incumbe o ônus da foto quanto ao fato constitutivo do seu direito e ao réu incumbe esse ônus quanto a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor é considerada absoluta? Explique.

Continue navegando