Buscar

GABARITO Estudo dirigido Introdução e Etiopatogênese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL
ESTUDO DIRIGIDO
Defina lesão citando a dinamicidade dos processos patológicos.
Lesão e um conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem devido a persistência das agressões, são dinâmicas uma vez que depois de instaladas evoluem para cronicidade ou cura (podendo ter sequelas ou não).
Patologia = estudo das doenças, sofrimento. Mas qual é o conceito de doença? Defina esse conceito e relate se este compreende todos os aspectos das doenças.
Doença é um estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo se sente mal (sintomas) e/ou apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (sinais). Abrange os aspectos das doenças desde que sejam avaliados os parâmetros sociais do indivíduo, por exemplo: Um número elevado de hemácias, por exemplo, pode ser sinal de policitemia se a pessoa vive ao nível do mar, mas representa apenas um estado de adaptação para o indivíduo que reside em grandes altitude.
Descreva os quatro aspectos de evolução dos processos patológicos.
A Patologia cuida dos aspectos de Etiologia (estudo das causas), Patogênese (estudo dos mecanismos), Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e Fisiopatologia (estudo das alterações fun­ cionais de órgãos e sistemas afetados). O estudo dos sinais e sintomas das doenças é objeto da Semiologia, cuja finalidade é, junto com exames complementares, fazer o diagnóstico delas (Propedêutica), a partir do qual se estabelecem o prognóstico, o tratamento e a prevenção
Os agentes agressores podem reduzir lesões direta ou indiretamente. Diferencie-as.
Ação direta, por meio de alterações moleculares que se traduzem em modificações morfológicas; ação indireta, por intermédio de mecanismos de adaptação que, ao serem acionados para neutralizar ou eliminar a agressão, induzem alterações moleculares que resultam em modificações morfológicas. Desse modo, os mecanismos de defesa, quando acionados, podem também causar lesão no organismo.
Quais são as causas das lesões? Defina ainda agente lesivo.
As lesões são causadas por agentes agressores (lesivos) presentes no meio ambiente que ao persistirem em injuriar as células podem evoluir para um processo patológico letal (morte celular) ou não letal (reversível). Agente lesivo é qualquer substância ou fator que pode induzir um dano ao tecido; podem ser:
Endógenos: de origem no próprio indivíduo (genes, emocional, social)
Exógenos: de origem externa ao organismo (agentes físicos, químicos e biológicos)
 
Um dos métodos de estudo em Patologia é o exame anatomopatológico. Biópsia e necropsia são exemplos. Fale sobre cada um desses.
Biópsias são análises de partes da lesão ou de toda a lesão, coletadas no indivíduo ainda vivo, que podem ser feitas para diagnóstico e/ou tratamento, são de dois tipos principais: (1) ablativas ou excisionais, quando se faz a extirpação ou exérese de toda a lesão; (2) incisionais, quando se retira apenas parte da lesão para diagnóstico. Tipos particulares de biópsias diagnósticas são: curetagens, biópsias endoscópicas, por agulha, por trepanação, dirigidas por aparelhos especiais, como colposcopia ou ultrassonografia e cerebral estereotáxica. Deve ser retirada uma amostra considerável e esta deve ser armazenada corretamente para posterior fixação e análise.
Autópsia ou necrópsia é o exame post-mortem de órgãos	para se determinar a causa da morte e conhecer as lesões e as doenças existentes no indivíduo. A autópsia é completa quando todos os órgãos são dissecados e examinados detalhadamente.
Esta é a autópsia médico-científica, que é realizada geralmente em grandes centros médicos, principalmente em hospitais de ensino, em que se procura não só determinar a causa da morte, mas também correlacionar os achados morfológicos com os clínicos. Desse modo, serve como valioso instrumento de pesqui- sa e excelente método de ensino-aprendizagem, possibilitando, entre outros, a realização de sessões clinicopatológicas. A autópsia pode também ser parcial, quando apenas alguns órgãos são removidos por intermédio de incisões regionais, de reaber- tura de incisões cirúrgicas prévias ou de punção com agulha.
Cite uma vantagem e uma desvantagem do método de cultura celular.
Vantagens: Ambientes controlados e sem interferentes ambientais, populações celulares homogêneas, riqueza de informações acerca do funcionamento das células.
Desvantagens: difícil manuseio, equipamentos caros, pouca informação sobre interação celular.
Explique de maneira sucinta as técnicas imunoistoquímicas e enzimáticas.
Imuno-histoquímica é o método que utiliza anticorpos como reagentes específicos para detecção de antígenos presentes em células ou tecidos. O produto da reação antígeno-anticorpo é examinado ao microscópio em preparados citológicos, em cortes histológicos de amostras incluídas em parafina ou em cortes obtidos de tecidos congelados e cortados em criostato; antígenos constituídos por estruturas subcelulares ou nelas depositados podem ser localizados por microscopia eletrônica. Além de antígenos celulares e teciduais presentes em condições normais ou patológicas, a imuno-histoquímica é também utilizada para identificar elementos estranhos, como microrganismos de difícil reconhecimento, como vírus, fungos, bactérias e outros agentes infecciosos.
Técnicas imuno-enzimáticas: imunoglobulinas marcadas com enzimas. No caso, o sinal resulta da formação de um composto colorido no sítio da reação, o qual é gerado por ação da enzima sobre um substrato apropriado. A enzima mais utilizada é a peroxidase, razão pela qual se fala comumente em técnica de imunoperoxidase. O substrato da peroxidase é H2O2; na presença de uma substância doadora de elétrons, a reação gera a partir desta um produto cromógeno que se precipita no local.

Outros materiais