Buscar

A importância das teorias no desenvolvimento humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância das teorias no desenvolvimento humano
O desenvolvimento está atrelado a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento. O contexto cultural é o palco das principais transformações e evoluções do bebê humano ao idoso. Pela interação social, aprendemos e nos desenvolvemos, criamos formas de agir no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuação neste contexto cultural complexo que nos recebeu, durante todo o ciclo vital.
Por isso, a importância das teorias, as quais nos levam a ter clareza para acompanharmos e entendermos a evolução humana e suas necessidades. 
Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar às crianças, alguns já abordados por Jean Piaget, um dos primeiros a considerar a criança como ela própria, com seus processos e nuanças, e não um adulto em miniatura. O teórico pretendia uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio histórica e na interação do homem com o outro no espaço social. Sua abordagem sociointeracionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da história do indivíduo.
Piaget ressalta que no mecanismo interacionista, a linguagem faz parte de uma função mais ampla, que é a capacidade de representar a realidade através de significados que se distinguem de significantes.
As teorias são de extrema relevância em minha área de atuação, pois, com ela fica mais fácil entender os níveis de desenvolvimento de cada aluno e a maneira de atuação que teremos que dispor a esse indivíduo em sua etapa de aprendizado. 
Com as teorias os educadores tenha oportunidade de se apropriar e discutir os processos de desenvolvimento e de aprendizagem humanos e seus desdobramentos no trabalho educativo escolar, considerando então as perspectivas científicas acerca do ser humano, sejam elas piagetianas ou vygotskianas, de forma a superar concepções de senso comum presentes no cotidiano escolar e que têm comprometido sobremaneira o desenvolvimento de um trabalho educativo de qualidade e efetivamente possibilitador de emancipação dos sujeitos escolares.
Conclui-se, o quanto se faz importante à ciência adentrar a escola e superar visões educativas de senso comum lá presentes. Ao mesmo tempo, evidencia-se o papel crítico e transformador do professor, o qual pode desenvolver através de teorias e práticas críticas, atividades educativas de caráter emancipatório, reservando à educação escolar importante tarefa na transformação social.

Mais conteúdos dessa disciplina