Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL PROJETO DE INTERVENÇÃO EJA

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
ROSELAINE DA SILVA
RA 8745141037
SOLANGE RODRIGUES CARVALHO
RA 1709999103
JACIRA BOEIRA DA SILVA
RA 2037635156
PROJETO DE INTERVENÇÃO
SÃO BORJA
2017
ROSELAINE DA SILVA
SOLANGE RODRIGUES CARVALHO
JACIRA BOEIRA DA SILVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Desafio profissional apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas da 6ª série do Curso de Pedagogia.
 Tutor a Distância: Leila Cabral
SÃO BORJA
 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
1 PROJETO DE INTERVENÇÃO..........................................................................05
 Tema do Projeto................................................................................................05
 Nome da escola.................................................................................................05
 Público alvo.......................................................................................................05
 Nome da empresa parceira...............................................................................05
 Nome do pedagogo responsável....................................................................05
 Objetivos...........................................................................................................05
 Relevância do desenvolvimento do projeto..................................................06
 Breve fundamentação teórica...........................................................................06
 Encaminhamento metodológico......................................................................07
DESCRIÇÃO DA PALESTRA..............................................................................08
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIVENCIANDO PROFISSÕES...............................11
CONCLUSÃO...........................................................................................................15
REFERÊNCIAS...................................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
O presente projeto de intervenção está voltado ao desenvolvimento de atividades na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maria Quitéria. No cenário atual, podemos constatar que apesar de muitas lutas, acordos e leis, e EJA ainda tem um longo caminho a percorrer até se tornar um direito constituído e assumido pelos governos em todos os níveis. Ideias antigas como erradicação do analfabetismo e cegueira, por vezes até hoje acompanham as ações que se implementam pelo Brasil afora, o que demonstra que ainda há muito a fazer para se superar o caráter de campanha e avançar na construção de uma política pública que se sustente para além de um único governo.
	No intuito de poder amenizar o cenário atual, cabem as instituições de ensino abraçar a causa e oportunizar ações que priorizem atividades voltadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseado nessa realidade, a Escola Estadual Maria Quitéria preocupada com o a falta de motivação dos alunos resolveu desenvolver um projeto que despertasse nos alunos os sues objetivos de vida, motivando-os a alcançar novas relações e estabelecer metas e melhorar suas perspectivas profissionais.
	O projeto de intervenção se intitulará “A educação e o mundo do trabalho” e será desenvolvido na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, a qual se colocou a disposição na realização desse projeto disponibilizando o seu auditório, onde serão desenvolvidas atividades como: palestras, dinâmicas além de uma visita à Feira de Profissões que a Universidade apresenta todos os anos para orientar os alunos da escolha de uma profissão. Ao final da visita todos farão um teste vocacional.
	Através da realização desse projeto busca-se enriquecer o pensamento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maria Quitéria, com possibilidades de um futuro melhor, extinguir a ideia de que estar na EJA é somente para adquirir um diploma. As oportunidades existem, basta estar preparado.
	
PROJETO DE INTERVENÇÃO
 Tema do Projeto
Educação e mercado de trabalho.
 Nome da escola
Escola Estadual Maria Quitéria.
 Público alvo
O presente projeto de intervenção terá como público alvo a turma d e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maria Quitéria.
 Nome da empresa parceira
O presente projeto terá como instituição parceira a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
 Nome do pedagogo responsável
Maria Lúcia Lima Pires.
 Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maria Quitéria atividades extracurriculares que priorizem a orientação vocacional.
Objetivos Específicos;
Contribuir na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
Conscientizar sobre a evasão escolar e suas consequências na vida educacional;
Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
 Relevância do desenvolvimento do projeto
A educação e mercado de trabalho é uma relação tão necessária e dependente uma da outra. Os estudos estão cada vez mais indispensáveis para a nossa vida pessoal e para o trabalho. As tecnologias cada vez mais aprimoradas necessitam de pessoas com conhecimento para não ficarem ultrapassado e fora do mercado de trabalho, pois terão chance de trabalhar em empresas mais qualificadas com melhores salários quem estiver melhor preparado.
	Diante desse cenário atual coube desenvolver o Projeto de Intervenção “Educação e mercado de trabalho” com intuito de oportunizar aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Estadual Maria Quitéria, saberes sobre a necessidade de dar continuidade nos estudos e ter um objetivo de vida tanto pessoal quanto profissional.
 Breve fundamentação teórica
Com a globalização altamente exigente, estar preparado para o mercado de trabalho é uma obrigação natural. Desde criança somos motivados e, muitas vezes, pressionados a "escolher" uma profissão.
	Segundo Tamarozzi e Costa ( 2009), para viver e trabalhar num sociedade altamente urbanizada e informatizada do século XXI é necessário um domínio cada vez maior da leitura e da escrita. Esse domínio exige um ensino centrado nas relações entre sujeitos sociais, que contemple o desenvolvimento de competências, capacidades e habilidades.
Lima et al (2015) afirmam que, apesar dessas exigências, observa-se que ainda hoje o ensino da EJA abriga um exacerbado tradicionalismo curricular e metodológico que acaba por oferecer ao estudante um número excessivo de conteúdos dissociados de sua vida profissional. Questionam ainda se fará algum sentido estudar apenas para concluir oficialmente o ensino fundamental ou o médio estando os conteúdos desconectados do mundo do trabalho do estudante. Como poderá ser útil ao aluno que já se encontra fora da faixa etária recomendada frequentar a escola apenas para se deparar com conteúdos e metodologias desfragmentadas de seu cotidiano profissional.
Toda a aprendizagem deve ser dotada de significados e sentidos. As escolas com aprendizagem dotada de significados e sentidos são aquelas que agem a partir da realidade dos estudantes, sujeitos imersos em uma sociedade que a todo instante se transforma e que exige dos mesmos, novas formas de sociabilidade e qualificação.
A escola que conhece sua realidade e de seus estudantes consegue fazer melhores intervenções e de propor projetos e metodologias que auxiliem significativamente os estudantes naquilo que eles mais necessitam em relação ao mundo do trabalho.
	
 Encaminhamento metodológico
Recepção/Credenciamento - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões;
Palestra: Educação e mercado de trabalho;
Dinâmicas de Grupo;
Vídeos motivacionais
Visita aos estandes da Feira de Profissões;
Teste vocacional
2 DESCRIÇÃO DA PALESTRA
2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA 
	ABERTURA
	O MELHOR VÍDEO MOTIVACIONAL DO ANO
https://www.youtube.com/watch?v=9jtSroQlw-U
Tempo de duração: 4:10
	APRESENTAÇÃO
	Palestrante: Karine Faccin Leal
Psicóloga e Orientadora Vocacional
	SLIDE1
	EDUCAÇÃO E TRABALHO
	SLIDE 2
	O que é ser um bom profissional?
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, essa pergunta torna-se cada vez mais difícil de ser respondida.
	SLIDE 3 
	As empresas exigem habilidades e competências diversificadas e, além disso, o mundo globalizado e os avanços da tecnologia fazem com que as mudanças no mercado de trabalho aconteçam velozmente: velhas ocupações desaparecem e novas profissões surgem.
	SLIDE 4
	A educação se mantém como um dos principais caminhos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Especialistas afirmam que ter uma boa formação contribui não apenas para a conquista de um emprego, mas também para o desenvolvimento profissional do indivíduo dentro da empresa ou da instituição que o emprega.
	SLIDE 5
	Em um cenário de oferta de mão de obra, as empresas reclamam que profissionais qualificados são difíceis de encontrar.
Levantamento da Confederação Nacional de Indústria (CNI), feito em 2011, aponta que 69% dos empresários têm dificuldade para contratar funcionários para cargos técnicos e especializados.
	SLIDE 6
	VIDEO MOTIVACIONAL QUEM VOCÊ QUER SER? | MOTIVAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=SXDX1SdqRvQ
Tempo de duração: 2:53
	SLIDE 7
	Concluir os estudos e ter um diploma de ensino superior aumenta as chances de conseguir um emprego novo ou melhor. 
A sociedade do conhecimento e da comunicação vem exigindo maiores habilidades e níveis de formação, o que se associa a maiores possibilidades de empregabilidade.
	SLIDE 8
	Por Que Eu Não Tenho Força de Vontade Para Alcançar o Que Eu Quero Para Minha Vida
https://www.youtube.com/watch?v=t9OsRv_pXBQ
Tempo de duração: 8:05
	SLIDE 9
	Existe um conflito de origem na relação estabelecida entre mercado de trabalho e educação.
O conceito de educação é algo próximo a um processo através do qual um indivíduo se submete à aplicação de métodos para o seu desenvolvimento, seja do ponto de vista físico, intelectual ou moral.
	SLIDE 10
	Há que se reparar que nessa definição não está incluída a variável profissional.
No entanto, é acertado dizer que a educação profissional é a aplicação de métodos para o desenvolvimento profissional de um indivíduo.
	SLIDE 11
	Em essência, a educação não está relacionada, por finalidade, com a profissão ou o mercado de trabalho e é preciso que esse conflito conceitual seja estabelecido, sob a pena de se comprometer todo o processo educacional.
	SLIDE 12
	COMO DESCOBRIR A SUA PAIXÃO
https://www.youtube.com/watch?v=fosSeoYy8Ok
Tempo de duração: 7:47
	SLIDE 13
	O sucesso na carreira está diretamente ligado à maneira como utilizamos o nosso tempo.
Os gregos antigos utilizavam duas palavras para denominar o tempo: chronos e kairós. Chronos é o tempo que pode ser medido no relógio e Kairós é a qualidade do tempo. 
	SLIDE 14
	Não adianta passar horas trabalhando, fazendo as mesmas coisas. Nunca a quantidade significou qualidade, empreender é utilizar uma hora com qualidade ao invés de trabalhar oito horas seguidas fazendo o que sempre foi feito.
Diante deste cenário uma pergunta não me cala “Empreender ou Trabalhar? Eis a questão…”.
	SLIDE 15
	Trabalhar é ocupar-se em algum mister, ou seja, alguma profissão, esforçar-se para fazer ou alcançar alguma coisa, estar em funcionamento, empregar esforços, delinear através de exercícios físicos.
Empreender é fazer acontecer, propor-se realizar algo diferente, inovador, criar uma oportunidade, ousar, dasafiar, investir, correr riscos calculados, explorar algo que já existe para formatar algo novo
	SLIDE 16
	Quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo, com as atividades físicas e com os momentos de descanso, conseguirá empreender com qualidade e destacar-se no mercado de trabalho.
	SLIDE 17
	Empreender ou Trabalhar, que caminho seguir?
https://www.youtube.com/watch?v=taJ4Ww9N0PU
Tempo de duração: 6:19
	ENCERRAMENTO/DISCUSSÕES
	
Perguntas;
Bate-papo;
Considerações finais
3 DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIVENCIANDO PROFISSÕES
Após a palestra os alunos foram convidados a participarem de uma dinâmica.
 DINÂMICA DAS PROFISSÕES
 Objetivo:
Conscientizar participantes da importância de oferecer um bom atendimento;
Conscientizar participantes de que as pessoas têm diferentes expectativas com relação ao que recebem do outro;
Promover reflexão sobre como cada um pode melhorar o resultado do trabalho que entrega.
 Material:
Envelopes com o nome da profissão impressa do lado de fora (mínimo 3 profissões);
Folhas de sulfite com a descrição da atividade de cada profissão (uma para cada profissão);
Flip chart (cavalete e folhas) e canetões
 
Número de Participantes: de 9 a 15 participantes (3 grupos)
Tempo: de 20 a 40 min
Instrução:
O facilitador deverá confeccionar (escrever ou imprimir) os envelopes e o conteúdo. 
Escolher profissionais que sejam comuns e que, as pessoas já tenham utilizado. 
É importante selecionar profissões que sejam contundentes, que as pessoas não gostem ou ainda em quem, normalmente, depositem muita expectativa.
Preencher o conteúdo de cada envelope com a descrição da respectiva profissão. 
O facilitador deverá escrever da maneira mais sucinta possível, o que faz o profissional em questão. 
Guardar nos envelopes e reservar para mais tarde. 
Deverá separar os participantes em grupos de 3 ou 4 pessoas. 
Para cada grupo, o facilitador dará uma folha e destinará uma profissão para que falem a respeito.
Orientará os grupos a escreverem tudo que imaginam ser atribuição daquele profissional. 
Frisar que deverão discutir e registrar tudo o que esperam daquele profissional ao serem atendidos por ele.
Dar no máximo 10 minutos para essa discussão.
 Após o término do tempo, ouvir de cada grupo as expectativas discutidas e anotadas na folha. 
Registrar no flip chart. 
Após ter ouvido todos os grupos, entregar os respectivos envelopes e pedir para que, um por vez, os abram (pode também entregar os envelopes no começo da atividade e pedir para que só abram quando solicitados). 
O facilitador, após ouvir a leitura do conteúdo do envelope, deverá perguntar “e aí pessoal, isso traduz a atividade desse profissional?” “O que acham do que leram nesse envelope?” 
Após ouvi-los, instigá-los com a pergunta “ué, isso não é o que esse profissional faz?”, “se ele fizer o que está escrito aí, já não terá feito sua obrigação?” 
Trabalhar com cada grupo as expectativas que têm com relação ao profissional e as que alimentam com relação ao seu semelhante. Informar que sempre temos uma expectativa alta com relação ao que recebemos do outro (serviço, produto, atenção, afeto, etc). 
Trabalhar o quanto cada um tem trabalhado para atender a expectativa do outro.
Sugestão de profissões:
Médico
Professor
Operador de telemarketing
Motorista de ônibus
Obs.: Pode-se adaptar a atividade, utilizando profissões específicas da empresa, para trabalhar a percepção e a expectativa dos colaboradores.
Atribuição do Médico (exemplo de como fazer com os demais profissionais)
Examinar
Pedir exames
Diagnosticar
Propor tratamento
Após o encerramento da dinâmica os alunos foram convidados a conhecer os standes da Feira de Profissões. Com o objetivo de orientar os alunos com relação a sua escolha profissional, a Feira Profissional foi criadapara auxiliar os alunos a desenvolver suas aptidões, interesses e traços de personalidade, proporcionando informações relacionadas às escolhas profissionais e o mundo do trabalho.
Após a visita os alunos pediram para conhecer os Laboratórios dos cursos. Visitaram os Laboratórios de Física, Enfermagem, Anatômico Seco, Fisioterapia e Jornalismo:
Visita ao laboratório anatômico seco/molhado (para aulas sobre anatomia humana): os alunos tiveram orientações sobre os diversos tipos de ossos e órgãos.
Visita ao laboratório de enfermagem (para aulas de procedimentos de terapia intensiva e orientações sobre cuidados e saúde da mulher)
 Visita ao laboratório de publicidade e comunicação social (aulas de marketing, jornalismo e comunicação social): os alunos aprenderam na prática um pouquinho sobre o mundo da propaganda em geral.
Visita ao laboratório de fisioterapia: os alunos tiveram aulas práticas para vivenciar técnicas e exercícios fisioterápicos.
CONCLUSÃO
Conhecendo o cenário em que se encontra a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sabendo que há muita coisa a ser melhorada, devemos tomar iniciativa e fazer a mudança, mesmo que local, mas já é um avanço.
Devemos trazer o aluno a para dentro da sala de aula, motivando e instigando ele a ter gosto pela participação em sala de aula. O planejamento do trabalho na EJA é o divisor de águas, o ato educativo não poder ser diferente, principalmente quando falamos da EJA. A clientela dessa modalidade precisa de ações e intervenções adequadas para alcançar o que almeja, construir, reconstruir conhecimentos para o exercício da cidadania, inseridos em uma sociedade letrada e informatizada como a nossa.
Ao planejarmos, fazemos escolhas, pois tema opções diversas para desenvolver nosso trabalho. Entretanto, como lidamos com formação de seres humanos, é preciso ter clara a importância desse ato e, se preciso, recriar alguns conceitos.
Com base nessa linha de raciocínio o projeto Educação e mercado de trabalho foi desenvolvido dentro de uma Universidade. 
O presente projeto atingiu os resultados esperados. Os alunos estão mais motivados, ficaram encantados com o que viram e o mais interessante e notável é a união entre colegas, um ajuda o outro. 
REFERÊNCIAS
LIMA et al. Educação de jovens e adultos e mundo do trabalho: diálogos discentes e docentes na Escola Municipal Solange Coelho. Disponível em <
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19972_10504.pdf> Acesso em 21 de out. de 2017.
_____________. Dinâmica das Profissões. Disponível em http://canaldesenvolver.com/dinamicas_conteudo.php?id=6 Acesso em 20 de out.2017.
TAMAROZZI, Edna. COSTA, Renato Pontes. Edcuação de Jovens e Adultos. Editora IESDE, 2009.

Continue navegando