Buscar

Poluição visual

Prévia do material em texto

*
*
Poluição visual
*
*
Alunos
Arthur Ramalho;
Brunna Vilanova;
Henrique Nader;
Isadora Torres;
Jorge Leonardo;
Mariana Antunes.
*
*
O que é?
		A grande quantidade de elementos (banners, cartazes, outdoors) é dada o nome de poluição visual, coisas inconvenientes como propagandas que até mesmo irritam pedestres que estão cotidianamente condicionados a uma torrente de informação e anúncios provocada pelo comercio, isso é chamado de poluição visual, algo praticamente inevitável nos dias de hoje. Também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligadas a publicidade tais como o grafite, fios de eletricidade e telefônicos, os edifícios com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nas grandes cidades.
*
*
Causas da poluição visual
	O capitalismo promove o incentivo ao consumo. As propagandas publicitárias são uma forma de instigar a população a esse consumo. Realizando de forma explícita a alienação da população, com anúncios cada vez mais atrativos e chamativos. 	
*
*
Efeitos e Consequências
		As propagandas espalhadas pela cidade atuam de forma prejudicial, escondendo a arquitetura original da cidade, gerando cansaço visual e até acidentes no trânsito devido à falta de atenção dos motoristas e pedestres. A redução de áreas verdes e o aumento de anúncios, outdoors, cartazes, placas e outros elementos que causam a poluição visual, reduzem de forma significativa a qualidade de vida da população urbana. Isso ocorre devido ao desconforto gerado pela quantidade de anúncios e a falta de harmonia entre eles, havendo um amontoado de propagandas que modificam as características das cidades.
		 Apesar de tantos incômodos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população muitas vezes não percebe os prejuízos causados por esse processo. Diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, das águas, do solo e sonora, que geram problemas mais perceptíveis, enquanto a poluição visual gera transtornos, psicológicos principalmente, que muitas vezes não são notados.
*
*
Impactos na população:
	Agride a sensibilidade humana, influencia a mente e afecta mais psicologicamente do que fisicamente;
	Prejudica a sinalização do trânsito, trazendo problemas de segurança aos cidadãos;
	Obstrui passeios trazendo transtornos aos pedestres;
 Visibilidade dos motoristas é afetada, colocando em risco a segurança do trânsito;
 A grande quantidade de informações gera confusão, cansaço, desatenção, estresse e, em alguns casos, pode acarretar depressão;
*
*
*
*
Políticas Públicas
 	Em 2006 a lei foi revogada pela nova Lei Municipal n.º 14.233 que ficou conhecida como “Lei Cidade Limpa”. A medida paulistana criou restrições para aos anúncios indicativos (fixados no próprio local do estabelecimento) e proibiu anúncios publicitários em táxis, ônibus, bicicletas e outdoors, painéis, backlights e frontlights em fachadas de prédios. A medida, é claro, recebeu várias críticas mas é fato que causou grandes transformações na cidade (turismo).
 	Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98, Art. 65, apenas a pichação é considerada crime a qual é aplicada a pena de detenção e multa. Aos meios de publicidade, o controle se dá por meio de leis que tentam regulamentar a atividade.
 	A poluição visual se encaixa naquilo que é definido pela Lei 6.938/81 em seu Art. 3º, III, alínea d, como a “...degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente...afetem as condições estéticas e ou sanitárias do meio ambiente;”.
*
*
 	Em Curitiba há um projeto de controle da poluição visual. Suas principais metas são: a melhoria da acessibilidade à região; o aumento da segurança pessoal e patrimonial e a criação de incentivos para a preservação da paisagem urbana. Entretanto, é preciso mais. É preciso que as gerações futuras sejam preparadas para atuar como agentes de mudança e, para isso, é imprescindível a colaboração dos meios de comunicação de massas, dos educadores, dos intelectuais, das Universidades. 
Já na capital gaúcha, uma lei de 1999 que veio sofrendo adequações tem como objetivo tornar as regras contra a poluição visual mais rigorosas. Toda empresa necessita de autorização da SMAM para a colocação de painéis e letreiros em fachadas. Em áreas predominantemente residenciais, não são permitidos outdoors nem outros tipos de placas de divulgação. Este ponto, visa preservar a paisagem natural dos bairros da capital. Já nos bairros comerciais a colocação é permitida desde que o impacto seja moderado. A SMAM vem retirando outdoors irregulares. A cidade atualmente possui em torno de 1900 placas desse tipo. 
*
*
Porto Alegre muda regra para instalação de outdoors. Além das novas regras de zoneamento, serão exigidos mais documentos para instalação das placas. O requerimento deverá vir acompanhado da planta do terreno onde o equipamento será instalado, levantamento fotográfico atualizado do local, planta de localização do equipamento no terreno ou prédio, com a descrição de todas as dimensões, descrição dos materiais, formas de fixação e sustentação, sistemas de iluminação, cores e demais elementos, prova de direito de uso do local, anotação de Registro de Responsabilidade Técnica, entre outros.
*
*
Referências
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/poluicao/poluicao_visual_urbana.html
http://refugiodafoca.blogspot.com.br/2014/03/poluicao-visual-foi-tema-de-aula-magna.html
http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/poluicao_visual.htm
http://poluicaoeconsequencias.blogspot.com.br/2010/04/poluicao-visual.html
Acesso em (29/05/2014) 20:05
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/10/poluicao-visual-faz-mal-a-saude-3511817.html Acesso em (29/05/2014) 20:13
http://www.seops.df.gov.br/perguntas-frequentes/poluicao-visual.html 
Acesso em (29/05/2014) 20:32
http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-visual.htm Acesso em (31/05/2014) 18:30
http://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-visual/ Acesso em (31/05/2014) 18:50
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/poluicao/poluicao_visual_urbana.html 
Acesso em (31/05/2014) 21:12
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/12/porto-alegre-muda-regra-para-instalacao-de-outdoors.html Acesso em (31/05/2014 )21:37
*
*
Obrigado!

Outros materiais