Buscar

Resumo Genética 2 - Replicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Genética 2
Replicação
Cada um dos filamentos originais de nucleotídeos permanece intacto, apesar de não ser mais combinado na mesma molécula. A molécula de DNA é semiconservada durante a replicação.
As unidades individuais de replicação são chamadas de réplicons, cada uma das quais contém uma origem de replicação. A replicação começa na origem e continua até que todo o réplicon tenha sido replicado. Os cromossos eucarióticos contém muitas origens de replicação. Em cada origem, um complexo multiproteico de reconhecimento de origem liga-se para iniciar a deselicoidização do DNA.
1- Permissão para replicação: Na primeira etapa, as origens de replicação recebem permissão para replicação - um fator de permissão liga-se a uma origem. Na segunda etapa, as proteínas iniciadoras (só funcionam nas origens permitidas) causam a separação dos filamentos de DNA. À medida que as forquilhas de replicação se afastam da origem, o fator de permissão é removido para garantir que a replicação ocorra apenas uma vez a cada ciclo celular.
2 – Deselicoidização: As helicases de DNA quebram as pontes de hidrogênio na forquilha de replicação, e as proteínas de ligação unifilamentar estabilizam os filamentos separados. A DNA girasse reduz a força torcional que se desenvolve À medida que os dois filamentos da dupla hélice de DNA se desenrolam.
3- Alongamento: Após o DNA ter sido deselicoidizado, as DNA polimerases alongam o filamento de polinucleotídicos catalisando a polimerização do DNA. A DNA polimerase ϵ parece tomar parte na replicação nuclear tanto no filamento de replicação contínua quanto no descontínua. Outras DNA polimerases permitem que a replicação ultrapasse o DNA danificado ou tenha um papel no reparo do DNA.
Existem pelo menos 13 DNA pols diferentes nas células eucarióticas. As DNA pols α e δ efetuam a replicação dos filamentos de replicação contínua e descontínua (fragmentos de Okazaki- segmentos curtos que então são ligados pela DNA ligase).
Término: A remoção do primer de RNA terminal no filamento descontinuo na ponta de um cromossomo resultaria no encurtamento da ponta, pois não há primer antecedente para a DNA pol substituir o curto primer de RNA. Esse problema é evitado pela ação da telomerase, que adiciona um trecho de DNA na ponta 3’ do filamento descontínuo.

Outros materiais