Buscar

Filme EXTRAORDINÁRIO

Prévia do material em texto

Nome do aluno: Geisa Neves Chaves
RA: 1801621
Curso: Pedagogia
Filme: EXTRAORDINÁRIO
O filme apresenta a história de August, um pequeno garoto que, devido a um problema genético, nasceu com algumas características físicas diferentes e precisou passar por diversas cirurgias para que pudesse ter uma vida o mais “normal” possível.
Devido à sua situação delicada, August estudava em casa, recebendo aulas particulares de sua própria mãe. Apaixonado por ciências, ao sair na rua, tem o costume de utilizar um capacete de astronauta, de modo que não impressione as pessoas por sua aparência “incomum”. Aos dez anos de idade, é decidido que Auggie deveria começar a estudar numa escola como as outras crianças, então o diretor convida três alunos da mesma idade para que lhe apresentem a escola e ele decida se irá ou não começar a frequentá-la. 
De inicio, August sofre com os olhares diferentes que recebe. O fato de ser sempre excluído durante as refeições e atividades em grupo, e ainda perceber as piadinhas que são feitas sobre ele. Porém, aparece Summer, uma garota de sua turma que mostra não se importar com sua aparência e com a opinião de seus colegas.
Através da historia, observamos a importância de discussão com os alunos sobre as diferenças entre as pessoas, não apenas física como o exemplo do filme, mas também em aspectos culturais, econômicos e sociais. Quando os alunos passam a entender que “ser diferente é normal”, as mesmas, na maioria das vezes deixam de lado as piadinhas (o famoso Bulling) e começam a aceitar com mais facilidade aos outros e até a si mesmas. 
Devemos reparar também na importância da inclusão de toda a família da criança nesse processo, tanto da vítima quanto do suposto agressor, de forma que tenham um bom suporte de amparo para as crianças também fora da instituição. Visto que um adolescente tranquilo e, posteriormente, um adulto saudável, dependem muito da estrutura fornecida quando pequenos.

Continue navegando