Buscar

Avaliando Aprend

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201301185027 V.1 
	Aluno(a): ELBA CRISTINA VIANA SILVA
	Matrícula: 201301185027
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	05/04/2018 13:17:40 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201303956403)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"Eu odeio o Cairo, mas jamais seria capaz de sair daqui", afirma Sonallah Ibrahim, um respeitado escritor egípcio que nasceu há 73 anos nessa megacidade que é a capital do Egito, um lugar que, segundo ele, é fácil desenvolver uma relação de amor e ódio. "Eu já morei na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos", diz ele. "Mas eu não era feliz, aqui eu me sinto à vontade, eu sei encarar a vida." (Fantástico, 09/05/2010). O texto acima reflete, de acordo com a perspectiva socioantropológica, a relação entre o indivíduo e o meio no qual foi socializado. È por esse processo de socialização que se pode explicar que este indivíduo:
		
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar os mesmos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram herdados geneticamente.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados pelo meio geográfico.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados por intervenção divina.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que são a-históricos e lhe proporcionam um sentimento de pertencimento e identidade a um lugar.
	 
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar uma forma de linguagem expressa nos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos adquiridos na convivência com outras pessoas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201303956566)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Se considerarmos, como sugerem alguns autores, que o conhecimento científico teve lugar no século XVII, com a instauração de métodos de investigação rigorosos, o mesmo não se pode dizer das Ciências Sociais. Estas se constituíram como campo de conhecimento somente no século XIX, a partir de um contexto histórico determinado" (MELLO, p. 18). Em relação às Ciências Sociais, podemos dizer que: a) As disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que resultam da vida em sociedade. Mas, embora estas áreas do conhecimento sejam muito próximas entre si, não são totalmente iguais; b) Ela entende os campos de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, como designação usualmente mais aceita; c) O eixo da análise antropológica funda-se na compreensão de aspectos microscópicos, tais como religião, costumes, tradições, dentre outros, dos indivíduos ou de pequenos grupos; d) No que diz respeito à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura; e) Os fatos que formam a matéria-prima das Ciências Sociais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados; f) As ciências humanas têm como objeto de estudo o próprio homem vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza. As questões corretas estão no item:
		
	 
	Todos estão corretos.
	
	c, d, e, f
	
	b, d, e, f.
	
	a, b, c, d.
	
	a, b, d, f.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201303956342)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia esta centraliza suas observações a partir:
		
	
	Do aparelho ideológico do Estado
	 
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades,
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201303956257)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201303956364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (LARAIA, 2005; p. 87.)¿ Assim, na contemporaneidade a antropologia busca compreender a logica de vida do outro, esse processo é denominado de:
		
	
	Etnocentrismo
	
	Analogia
	
	Determinismo cultural
	
	Compreensivismo
	 
	Relativismo cultural

Continue navegando