Buscar

Teorias e Conceitos em Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 PSICOLOGIA
TEORIAS DA PSICOLOGIA
PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA–Explora as origens do comportamento humano e estabelece ligações com o comportamento de outros animais
PSICOLOGIA DE GESTALT– Acentua o padrão de recepção
PSICOLOGIA EXISTENCIAL – Concentra-se na alienação da vida moderna e nos problemas psicológicos dela decorrentes.
BEHAVIORISMO – Estuda apenas comportamentos observáveis e mensuráveis
ESTRUTARISMO-Enfatiza os elementos básicos de experiência e mostra o modo como eles se combinam
PSICOLOGIA HUMANISTA –Enfatiza a realização de todo o potencial humano
PSICOLOGIA COGNITIVA – Estuda os processos mentais em sentido amplo
PSICOLOGIA PSICODINÂMICA –Postula que os motivos ocultos e os desejos incocientes regem muito do nosso comportamento
FUNCIONALISMO –preocupa-se com a maneira como um organismo usa suas capacidades perceptivas para funcionar no ambiente.
PERSONALIDADE
ORIGEM DA PALAVRA – falamos de forma externa.
PSICOLOGOS – a personalidade pode ser definida como um padrão de características duradoras que produzem consistência nas atitudes, comportamentos e individualidade. Esta e única e nos diferencia dos demais. Nossa personalidade esta em constante transformação, fundamentada em uma construção que tem início com a vida, se modificando e se aperfeiçoando ao longo do desenvolvimento.
ABORDAGEM PSICODINÂMICAS DA PERSONALIDADE –F ormada por força e conflitos internos sobre as quais as pessoas têm pouco conhecimento e consequentemente, sobre os quais tem pouco controle
ABORDAGEM SÓCIOCOGNITIVA –Enfatiza a influencia dacognição e da observação do comportamento de terceiros para determinação da personalidade.
COGNIÇÃO – PROCESSO DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA PERCEPÇÃO, DA ATENÇÃO, MEMÓRIA, RACIOCÍNIO, JUÍZO, IMAGINAÇÃO, PENSAMENTO E LINGUAGUEM.
Principais estudos: 
Autoestima – valorização de si própria permitindo confiança em seus atos e pensamentos
Autoeficácia - Convicção de uma pessoa ser capaz de realizar uma tarefa específica
ABORDAGEM HUMANISTA – a base esta na habilidade humana consciente e automotiva de mudar e se aprimorar.
ABORDAGM BIOLOGICA E EVOLUCIONISTA – É determinada, em parte, pelos nossos genes, ou seja as características que tiveram sucesso em nossos ancestrais apresentam mais chances de serem preservadas e passadas para as próximas gerações (ESTUDO COM GÊMIOS)
ABORDAGEM DOSTRAÇOS DA PERSONALIDADE- Traços, para os psicólogos seriam características do comportamento consistente, que aparecem em diferentes situações.
PSICOLOGIA SOCIAL 
HELMUT KRUGER (1986, P.1) -... o principal ponto de partida[...]:são seres humanos entregues ás suas múltiplas atividades e afazeres desde de que de alguma forma – seja direta e imediata ou ao contrário – haja como referencia uma outra pessoa ou grupo de pessoas.
DEFINIÇÃO DE ATITUDES SOCIAIS - Atitude éuma predisposição mental e comportamento é a ação
PRECONCEITO–É dirigido a um grupo de pessoas, abordando os mais diferentes assuntos religião, política, cultura, etnia, ideologia e profissão.
ESTERIOTIPO- São colocações de certas características a pessoas pertencentes a determinados grupos sociais, podendo ter caráter positivo ou negativo ( EX: LOURA BURRA, CDF )
DISCRIMINAÇÃO – É o que deriva do preconceito e do estereótipo. Tem caráter negativo, intensifica-se em momentos de crise (política, social, econômica e emocional).
Estigma – a palavra representa algo do mal que deve ser evitado.A sociedade cria padrões a serem seguidos e aos que fogem deste são consideradas pessoas estigmatizadas que por sua vez são marcadas por suas limitações e delimitações, tornando-as desacreditadas e determinando os malefícios que podem causar
TIPOS DE FAMÍLIA
FAMÍLIA NUCLEAR- Família dita tradicional sendo seu núcleo composto de um casal heterossexual (pai + mãe+filho(s))
FAMÍLIA MONOPARENTAL- Quando ocorre a morte de um dos conjugues ,ou divórcio um dos pais se responsabiliza por criar o filho, por haver ausência de uma das figuras parental.
FAMÍLIA RECOMPOSTA -Guarda compartilhada ,onde um ou ambos reconstroem a vida ao lado de um terceiro ,construindo um novo lar com o novo conjugue e os filhos vindos de relações anteriores.
FAMÍLIA HOMOAFETIVAS – Famílias composta por pessoas de mesmo sexo (homossexuais) ,onde os filhos são advindos de adoção ou Biotecnologia(BARRIGA DE ALUGUEL).
OPÇÃO DE NÃO CONSTRUIR FAMÍLIA – Casais heterossexuais e homossexuais optam em não gerar descendência seja por fatores profissionais, seja por fatores emocionais.
FORMAS DE VIOLENCIA
VIOLENCIA ESTRUTURAL- Negam a cidadania, pautadas principalmente por discriminação social contra os “diferentes”.
VIOLÊNCIA URBANA – compreende todo o efeito que provoca sobre pessoas e as regras de convívio na cidade (assassinatos, sequestros, roubos, crimes contra pessoa e patrimônio)
VIOLENCIA INSTITUCIONAL -Aquela praticada por instituições prestadoras de serviços públicos(hospitais,postos de saúde,escolas,delegacias,judiciário).Falta de serviço/erro médico
VIOLENCIA SIMBÓLICA– Desvalorização ou restrição do patrimônio material ou imaterial de determinado grupo identificado culturalmente. (LOURA BURRA...)
VIOLENCIA DOMÉSTICA- Violência que ocorre por vínculos com ou sem grau de parentesco (crianças, adultos e idosos)
VIOLÊCIA PSICOLÓGICA- Ocorre de forma indireta (humilhação,ameaças,palavrões,privações de liberdade...) constrangendo a vítima a adotar comportamentos contra sua vontade ou tirando-lhe a liberdade. 
VIOLENCIA SEXUAL – Agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sendo a vítima induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violências.
VIOLENCIA VERBAL – Ela ocorre através de ofensas morais (insultos),depreciações e os interrogatório infindáveis.
VIOLENCIA FÍSICA- uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS
DISTÚRBIO EXPLOSIVO DE PERSONALIDADE – Tendência de agir impulsivamente desprezando as eventuais consequências do, acompanhada de instabilidade afetiva. São desencadeadas mais facilmente quando suas atitudes são criticadas ou impedidas pelos outros. As violências podem ser físicas ou verbas, onde as mesmas fogem de seu controle. Entretanto são indivíduos simpáticos, em falantes, sociáveis e educados quando fora das crises.
DISTÚRBIO BORDERLINE DA PERSONALIDADE -distúrbio mental com um padrão característico de instabilidade na regulação do afeto,intabilidade constante de humor (MAU HUMOR) . As crises de fúria acontecem inesperadamente, intempestivamente e costumam ter por alvo pessoas de convívio mais intimo. O limiar de tolerância ás frustações é extremamente sensível.
PSICOSE–Quadro psicológico clássico, reconhecido pela Psiquiatria, ela Psicologia Clínica e pela Psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa “perda de contato com a realidade”. Nos momentos de crises mais intensas podem ocorrer alucinações, desorganização psíquica que inclui pensamento desorganizado, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angustia intensa e opressão e insônia severa. Possuem incapacidade de reconhecer o caráter estranho ou bizarro do seu comportamento.
EPISÓDIO MANÍACO – Caracteriza-se por uma excitação eufórica do humor, por uma intensa agitação motora, distraibilidade, logorreia e por uma reduzida necessidade de sono. O sujeito não enxerga os perigos envolvidos em suas ações. O indivíduo com esse tipo de distúrbio pode mostrar-se hostil e fisicamente ameaçador para com outros.
DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E DROGAS – Exerce considerável impacto sobre os indivíduos, suas famílias e a comunidade, determinando prejuízo á saúde física mental, comprometendo as relações afetivas, perdas econômicas e por vezes causando problemas legais. No entanto , a variabilidade dos efeitos provocados em diferentes indivíduos ,sugere que pensemos na contribuição de fatores orgânicos, socioculturais e de personalidade.
TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO –manifesta-se antes dos 8 anos .Os sintomas em sua maioria ,emergem no contexto doméstico, aparecendo posteriormenteem outras situações. Sendo diagnosticada caso hajafrequente (6 meses)observaçãode pelo menos quatro dos seguintes comportamentos nas crianças um comportamento negativo, desafiador, desobediente e hostil com pessoas que representam autoridades para elas. O Transtorno Desafiador Opositivo é um antecedente evolutivo do Transtorno de Conduta.
TRANSTORNO DE CONDUTA- Consiste em uma série de comportamentos que perturbam quem está próximo, com atividades perigosas até mesmo ilegais. Esses jovens e crianças não se importam com os sentimentos dos outros nem apresentam sofrimento psíquico por atos moralmente reprováveis. Quando criança ou ate mesmo na adolescência costumam apresentar comportamento violento, reagindo agressivamente a tudo e a todos, supervalorizando apenas o seu prazer mesmo que em detrimento do bem - estar alheio. São cruéis com outras pessoas e animais. Alguns autores afirmam que seria uma espécie de personalidade antissocial na juventude, pois antes dos 18 anos não se pode diagnosticar personalidade patológica para menores.
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL – Segundo TRINDADE, 2007o diagnóstico é baseado em critérios comportamentais, Este e fruto de uma combinação de fatores genéticos para impulsividade e a família e o contexto social podem não exercer o controle sobre esta impulsividade. Pessoas extremamente inteligentes, com habilidades verbais e sociais, causam sofrimento nas pessoas que estão ao seu redor, pois não possuem sentimento de culpa, portanto não sentem necessidade de reparar os prejuízos que causam.
PSICOPATIA – Seu diagnostico esta mais ligada aos traços de personalidade. Para TRINDADE 2007 pode ser uma evolução do comportamento antissocial, ou seja, teria todas as características do comportamento antissocial, mas com uma atenção específica aos fatores psicológicos. A psicopatia é um modelo particular de personalidade. Ela é resultado da interação de diferentes fatores, sociais e biológicos, como o transtorno de personalidade antissocial. Os psicopatas são frios, menos reativos, mais impulsivos e violentos. De acordo com a Escala Hare, os psicopatas preenchem os critérios para o transtorno de personalidade antissocial, mas nem todos os indivíduos com este transtorno não preenchem os critérios para psicopatia. Por meio de crueldade em que agem, fazem de suas vítimas presas e são vistos como predadores. Suas escalas de valores não é a mesma de seu meio social. Para ele, o importante é satisfazer os seus desejos a qualquer preço. Seu comportamento é planejado e utilitário. O outro só tem existência como alguém a ser usado, como uma coisa ou um objeto.
BULLYING – Atos de denegrir, violentar, agredir, destruir a estrutura emocional de uma pessoa sem motivação alguma e de forma repetitiva.Para Cleo Fante, consiste em um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros. (ACONTECEM COM ESTUDANTES)
ASSÉDIO MORAL – pode ser definido como a exposição de trabalhadores a situação vexatória, constrangedores e humilhantes durante o exercício de sua função, de forma repetitiva e prolongada ao longo da jornada de trabalho. É uma situação que mantém uma continuidade e assiduidade que leva a pessoa que sofre este tipo de situação a um dana psíquico prolongado.
O PSICOLOGO E A VIOLENCIA
VIOLENCIA– manifesta-se em diferentes contextos (domestico, urbano, trabalho...) ,sendo identificado como autor da violência aquele que detém maior poder em cada um dos contextos. A violência causa muitos danos àqueles que são submetidos a ela ,tais como danos físicos, danos emocionais e em ultima instancia , a morte.
Psicólogo – o papel do psicólogo contata-se a necessidade de um olhar mais amplo que contemple, além das demandas particulares de cada sujeito, um envolvimento maior com o social, pois não se pode isolar a violência do contexto social em que ela esta inserida. Violência para os psicólogos ,deve ser tratada e não punida. Investigam-se as causas tornando possível a reestruturação da situação onde a violência ocorreu.

Continue navegando