Buscar

PRINCÍPIOS DOS MATERIAIS / FÓRUM

Prévia do material em texto

APLICAÇÃO DOS MATERIAIS POLIMÉRICOS
Prof: João Marques de Moraes Mattos
Lendo sobre o os materiais poliméricos, entendi que suas aplicações são inúmeras e para diversos setores, daí foquei para a Construção Civil, pois estou estudando Engenharia Civil.
ALGUMAS DAS PRINCIPAIS APLICAÇÃO DOS MATERIAIS POLÍMEROS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
Tubulações hidrosanitárias e elétricas :
Ex:  O Cloreto de Polivinila (PVC) É mais usado na fabricação de tubulações de água, esgoto e eletricidade. No setor das coberturas, as telhas de PVC substituem as telhas de vidro, aumentando a iluminação natural em grandes áreas do telhado.
Materiais de isolamento térmico :
Aplicado em pisos flutuantes, sanduíches em painéis para paredes divisórias, decoração, forros, isolamento acústico e isolamento térmico e como formas de estruturas nervuradas . Ex: Poliestireno expandido - Isopor.
Fibras :
Fibras Poliméricas, Estruturas alongadas de origem natural ou sintética que, agrupadas unidirecionalmente, apresentam e atribuem aos compósitos maior resistência à tração 
Ex: Fibras aramides são empregadas em materiais compósitos, nos últimos anos tem sido cada vez maior a utilização de concretos com fibras, fibras de polipropileno, fibras de náilon para reforço de concreto, argamassa e gesso.
Pinturas e materiais para impermeabilização :
Tintas, Vernizes, Lacas e Esmaltes. Ex: base acrílica, PVA, poliéster, poliuretano, butílicas, alquídicas, silicones, poliestireno e epóx.
Adesivos :
Substâncias usadas para colar as superfícies de dois materiais sólidos.Ex: Adesivos estruturais à base de epóxi
Aparelhos de apoio/Elastomeros :
Dispositivos que fazem a transição entre a superestrutura e a mesoestrutura ou a infra-estrutura, nas pontes não aporticadas. Ex: Neoprene (Elastômero ou borracha sintética que apresenta qualidades excepcionais de resistência à ação do ozônio, das intempéries, da luz solar e do calor, não alterando suas condições de elasticidade e aderência sob condições diversas).
Na Eletrônica :
Na eletrotécnica, o PVC substitui a borracha isolante na maioria das aplicações e atua como isolamento devido à sua pequena absorção de água. Ex: Capas para fios elétricos, Tomadas e Disjuntores.
Membranas acrílicas e poliméricas :
Utilizados na substituição de vidros. Os Acrílicos, são plásticos nobres, de qualidade óticas e aparência semelhantes ao vidro. São usados em decoração como paredes divisórias, tapa-vistas e em substituição ao vidro em portas para Box etc...
" LISTA DE POLÍMEROS MAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CÍVIL:
O Cloreto de Polivinila (PVC)
É mais usado na fabricação de tubulações de água, esgoto e eletricidade. No setor das coberturas, as telhas de PVC substituem as telhas de vidro, aumentando a iluminação natural em grandes áreas do telhado. Na eletrotécnica, o PVC substitui a borracha isolante na maioria das aplicações e atua como isolamento devido à sua pequena absorção de água. E muito utilizado como piso vinílico.
O Poliestireno - polímero do monômero estireno
É um material de grande emprego. Muito utilizado em aparelhos de iluminação mais econômicos. Quando poliestireno é de alta densidade são feitas conexões de material sanitário e assentos de banheiro; quando o poliestireno é do tipo expandido (isopor), é usado como isolamento térmico.
O Polietileno - Polímero do etileno 
É muito utilizado pelo seu baixo custo e pela facilidade de ser trabalhado. É utilizado para proteção de paredes e lajes contra chuva, eletrodutos, cobertura de materiais e equipamentos e proteção contra poeira.
O Náilon - Polímero das amida
É um dos plásticos mais nobres e de melhor qualidade. É usado como reforço nas telhas plásticas, em buchas de fixação e na fabricação de dobradiças. É usado na eletrotécnica por sua grande resistência à dissolução.
Os Acrílicos
São plásticos nobres, de qualidade óticas e aparência semelhantes ao vidro. São usados em decoração 
como paredes divisórias, tapa-vistas e em substituição ao vidro em portas para Box “       [I], [2] e [3].
REFERÊNCIAS:
[ I ] http://www.brasilescola.com/quimica/materiais-polimericos.htm
[ II ] Introdução à Ciência e Engenharia dos Materiais , Livro: Materiais de Construção Civil, Prof. Patricia Ribeiro da Silva Brandão.
[ III ] POLÍMERO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: 
<http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=PolÃmero&oldid=39787879>. Acesso em: 21 ago. 2014.

Continue navegando