Buscar

PRINCÍPIOS DOS MATERIAIS / FÓRUM B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DOS METAIS:
CONDUTIVIDADE TÉRMICA E ELÉTRICA:
Os metais possuem elétrons livres em suas ligações metálicas, o que permite um trânsito rápido de temperatura e calor. É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura.
" Esta propriedade dos metais é muito útil em nossas vidas, como por exemplo, aquecer uma panela de ferro ou conduzir eletricidade até nossas casas" [ 2 ]
RESISTÊNCIA:
Os metais resistem bastante quando são tracionados com forças que tendem alongar ou torcer uma barra ou fio metálico. Estas propriedades vêm do fato, de que, a ligação metálica e muito forte, ou seja, mantém os átomos bem unidos.
" Esta propriedade é muito utilizada em construções civis, onde é colocado vergalhões de aço dentro de uma estrutura de concreto para torná-la mais resistente (concreto armado). Outra aplicação desta propriedade é vista nos cabos de elevadores." [ 2 ]
OS METAIS (ligas metálicas) MAS UTILIZADOS:
Cobre É um excelente condutor de calor e electricidade, dúctil e maleável, sendo, por isso, utilizado em cabos de electricidade, caldeiras, entre outros equipamentos eléctricos. Ferro É um excelente condutor de calor e electricidade, dúctil e maleável, sendo, por isso, utilizado em cabos de electricidade, caldeiras, entre outros equipamentos eléctricos. Alumínio É resistente à corrosão, porque sofre passivação e a camada de óxido de alumínio que se forma protege o metal, sendo o alumínio utilizado em caixilharias de janelas para protecção daoxidação (por exemplo pela chuva ácida), em empacotamento de conservas e em construção civil. Tem uma baixa densidade, o que faz com que aeronaves sejam constituídas por este material, ficando o seu voo facilitado. Zinco É um bom condutor de calor e de electricidade e, à semelhança do alumínio, é resistente à corrosão (sofre passivação), sendo usado também para revestimentos.
LIGAS METALICAS:
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
" As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo). " [ 1 ]
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.
LIGAS METÁLICAS MAIS COMUNS NO NOSSO COTIDIANO:
Aço — constituído por Fe e C. Aço inoxidável — constituído por Fe, C, Cr e Ni. Ouro de Joias — constituído por Au (75 %), Ag e/ou Cobre (25 %) para o ouro 18K. O ouro 24K é ouro puro. Bronze — constituído por Cu e Sn. Latão (utilizado em armas e torneiras) — constituído por Cu e Zn.
 
REFERÊNCIAS
[ 1 ] LIGA METÁLICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em:
[ 2 ] http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-dos-metais/
[ 3 ] http://www.dulce-campos.com/wiki/index.php?title=Aplicações_dos_metais_e_ligas_metálicas
[ 4 ] METAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em:

Outros materiais