Buscar

Resumo sobre mutações e tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo sobre mutações e tipos:
. O conceito de mutação é de uma alteração ou modificação súbita em genes ou cromossomos
.Nas mutações nos teremos dois tipos ao qual uma terá o nome de mutação cromossômica e a outra mutação genica.
. As mutações genicas serão quando ocorrem uma alteração na estrutura do dna.
. As mutações cromossômicas como o próprio nome já diz irá ocorrer nos cromossomos. Alterando os números de cromossomos ou sua estrutura.
. As mutações genicas serão elas: substituição, inserção e delação.
. As mutações cromossômicas serão elas: numérica e estrutural.
. Mutação genica substituição: Substituição de uma só base do dna.
. Mutação genica substituição silenciosa: é muito comum e responsável pela diversidade genética que não é expressa fenotipicamente.
. Mutação genica substituição com perda de sentido: Tem como consequência a substituição de um aminoácido por outro na proteína codificada( ex : anemia falciforme )
.Mutação genica substituição/Mutação sem sentido : Origina uma proteína mais curta do que a proteína normal, não conserva suas atividades biológicas normal.
. Mutação genica Delação: acontece quando uma ou mais bases são retiradas do dna, modificando a ordem da leitura, durante a replicação ou a transcrição.
. Inserção: Acontece quando uma ou mais bases são adicionadas ao dna, modificando a ordem de leitura da molécula durante a replicação.
.Mutação cromossômica Numérica: Provocam alterações no numero de cromossomos da espécie (cariótipo). Podem produzir anomalias graves e até a morte do organismo e se divide em : 1 = Euploidia = quando há a alteração de um cromossomo inteiro./haploidia = perda da metade do material genético/poliploidia = ganho de material genético. Duplicação do genoma, uma ou varias vezes.2 = Aneuploidias = quando acresentam ou perdem um pouco de cromossomos ./ Nulissomia = faltam os dois cromossomos de um par de homólogos (2n-2)/ Monossomia = Ausência de um dos homólogos num dado par (2n-1)/ polissomia = Um ou mais cromossomos extras.
. Mutações cromossômicas Estruturais : Provocam alterações na estrutura dos cromossomos, podendo ocasionar a perda do genes , a leitura duplicada ou erros na leitura de um ou mais genes. Podem acontecer por : 1 delação = Falta uma porção de um cromossomo. 2 duplicação = existência de duas cópias de uma dada região cromossômica. 3 Translocação = transferência de segmentos entre cromossomos não homólogos. 4 = inversão : remoção de um segmento de dna e inserção numa posição invertida num outro local de cromossomo.

Continue navegando

Outros materiais