Buscar

Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Camila Lopes de Oliveira
	
	
	
ATIVIDADE 01
Conceitue o trabalho do gestor e gestão de recursos humanos;
 O gestor de recursos humanos é responsável pela eficiência dos membros do grupo, ele avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançar maior produtividade e lucratividade para a empresa. O gestor deve possuir capacidade para reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente e habilidade de relacionar e usar diferentes tipos de conhecimento.
 Na gestão de recursos humanos o trabalho é proporcionar a organização soluções para q seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma possível o seu trabalho. Inserir na empresa programas que tragam melhor qualidade de vida no trabalho, tais como treinamentos, incentivos financeiros e de bem-estar. O RH consegue gerenciar as relações humanas em uma empresa de modo saudável, e tem como objetivo assegurar um ambiente corporativo agradável e motivador.
Faça uma análise e apresente a diferença das atividades do DEPARTAMENTO PESSOAL e do DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS;
 O departamento pessoal é responsável pela parte burocrática relativa a legislação trabalhista e previdenciárias. É o setor que elabora a folha de pagamento, previsão de férias, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS, cuida da parte de admissão e entre outras coisas relacionada a parte burocrática da empresa.
 Departamento de recursos humanos é mais estratégico, cuida da parte das relações humanas entre os trabalhadores, ministram palestras e treinamentos, fazem trabalhos voltados para o lado sócio afetivo e do bom relacionamento dos funcionários na empresa.
Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do GESTOR DE RECURSOS HUMANOS;
 O gestor de recursos humanos responde pelo desenvolvimento das politicas de RH de forma estratégica e orientada para obter resultados, mais não é o responsável direto pelo sucesso da empresa, pois esse sucesso depende de outros fatores para alcançar o resultado esperado. A área de gestor de recursos humanos é um ambiente sempre em constantes mudanças, na qual se valoriza cada vez mais o conhecimento e o fator humano nas organizações, as empresas são incapazes de funcionarem sozinhas, pois precisam se adaptar para se manterem sempre ativas no mercado. Os profissionais dessa área têm a responsabilidade de focar tanto no cliente interno quanto externo, ou seja, são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento da política da empresa, pelo planejamento, assessoria e administração geral, assim direcionando seus esforços para atingir seus objetivos. 
04. A Gestão de Pessoas varia em sua essência de uma organização para outra, de um ambiente para outro. Quais as observações, os motivos para essa realidade? Justifique; 
 Os motivos para isso acontecer é que cada empresa tem seu modo de operar, não é possível gerir uma organização que trabalha, por exemplo, com a produção de softwares de segurança, da mesma maneira com que se administra uma outra empresa que trabalha com segurança pessoal física. Um segurança deve possuir treinamento especializado em confrontos físicos, deve ser cobrado para que melhore seu desempenho. Já um desenvolvedor, pelo contrário, tem cobranças totalmente diferentes, podendo realizar o seu trabalho até em casa.

Continue navegando