Buscar

apologia 04

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
Muito embora o pedágio faça parte do sistema tributário nacional, por estar inserido no artigo da CF/1988, citado anteriormente, não se encaixa em nenhuma figura tributária específica e, por isso, goza dessa particularidade. A classificação quadripartida, já tratada, tem como espécies tributárias: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios; havendo divergência no que toca à contribuição de melhoria entre uma divisão e outra. Por outro lado, não é porque não se ajusta a nenhuma espécie tributária que não poderá ser classificado como tal.
 
De acordo com o contexto abordado, analise as afirmativas a seguir em relação ao pedágio:
I. Não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a não vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio.
II. Não pode ser tipificado como taxa, visto que não se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas.
III. Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas.
IV. Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição não são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
 
Com base nas afirmativas apresentadas, as quais buscam explicar o fato do pedágio não ter característica tributária, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	C
	As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
De acordo com Silva (2012, p. 179), o pedágio não tem característica tributária porque não pode ser imposto, pois referida exigência tem como característica a não vinculação de sua receita, o que efetivamente acontece com a cobrança do pedágio. Não pode ser tipificado como taxa, visto que não se trata de um serviço público decorrente do exercício do poder de polícia, que está mais para disciplinar a liberdade das pessoas. Não se trata de contribuição porque não tem feições de contribuição de intervenção no domínio econômico, seguridade social de categorias sociais e profissionais pelas finalidades inerentes a que foram criadas. Não pode ser empréstimo compulsório porque os motivos de sua instituição não são aqueles preconizados no art. 148 da Carta Republicana.
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Questão 2/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Todo trabalho científico precisa ser elaborado dentro do padrão estabelecido pelas Normas da ABNT.
 
Por que é importante Normalizar um trabalho?
Nota: 20.0
	
	A
	A normalização traz uma série de benefícios somente ao autor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual e a honestidade intelectual.
	
	B
	A normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada.
Você acertou!
A normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc. Podemos destacar, possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada. Capítulo 06.
	
	C
	A normalização traz uma série de benefícios somente ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc.
	
	D
	Apesar de não apresentar possibilidades de intercâmbio intelectual, honestidade intelectual, segurança e exatidão da informação transportada, a normalização traz uma série de benefícios ao autor e ao leitor de um documento científico, seja um projeto, artigo, etc.
Questão 3/5 - Direito Tributário
O STF, como guardião da Carta Cidadã, teve a oportunidade de decidir sobre os tipos de contribuição. Desse modo, por influência jurisprudencial dessa Corte Suprema, para a disciplina de Legislação Tributária foi utilizada esta classificação, muito embora existam doutrinadores externando opiniões diversas sobre o tema, quando, por vezes, utilizam outros métodos de investigação para promover a devida classificação dos tributos. Retomando a escolha da corrente doutrinária classificatória quadripartida, convém, portanto, melhor esmiuçá-la, aproveitando o voto do então ministro do STF, Carlos Velloso, quando decidiu no Recurso Extraordinário nº 138.284/CE, de 1º de julho de 1992:
 
As diversas espécies tributárias, determinadas pela hipótese de incidência ou pelo fato gerador da respectiva obrigação, são as seguintes: os impostos, as taxas, as contribuições e os empréstimos compulsórios.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a classificação das contribuições.
 
Nota: 20.0
	
	A
	De melhoria
	
	B
	Parafiscais
	
	C
	De melhoria, parafiscais e especiais
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 128), as contribuições podem ser classificadas: de melhoria, parafiscais e especiais.
	
	D
	Especiais
Questão 4/5 - Direito Tributário
__________________ é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Verifica-se que a característica do _________________ é a inexistência de qualquer contraprestação estatal, ou seja, não há ao contribuinte qualquer benefício específico ou vinculação orçamentária. É o que Eliana Calmon, sob a coordenação de Vladimir Passos de Freitas, ao comentar o art. 16 do CTN, bem elucida:
 
E isso porque o _________________ tem caráter feral, sem vantagem específica para o contribuinte. Essa é uma característica mais marcante da espécie que se cuida, como manifestação maior do poder político que impõe um dever, de caráter geral, sem gerar, em contrapartida, benefício específico ou vinculação orçamentária.
 
Assinale a alternativa que contém o item que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.
Nota: 20.0
	
	A
	Taxa
	
	B
	Contribuição
	
	C
	Empréstimo compulsório
	
	D
	Imposto
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p. 133), imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte. Verifica-se que a característica do imposto é a inexistência de qualquer contraprestação estatal, ou seja, não há ao contribuinte qualquer benefício específico ou vinculação orçamentária. É o que Eliana Calmon, sob a coordenação de Vladimir Passos de Freitas, ao comentar o art. 16 do CTN, bem elucida:
E isso porque o imposto tem caráter feral, sem vantagem específica para o contribuinte. Essa é uma característica mais marcante da espécie que se cuida, como manifestação maior do poder político que impõe um dever, de caráter geral, sem gerar, em contrapartida, benefício específico ou vinculação orçamentária.
Questão 5/5 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Sobre o cronograma de execução do projeto, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O cronograma de execução é de extrema importância. A partir dele é que será possível avaliar se o projeto proposto é factíevel ou não detro do prazo estabelecido.
Você acertou!
Resposta correta, conforme página 110 do livro base.
	
	B
	O cronograma tem sua fragilidade, pois não permite ao pesquisador ou grupo de pesquisa orientar-se quanto ao andamento das atividades.
	
	C
	Se o projeto envolve uma equipe, há de se estabelecer somente as atribuições do coordenador desta equipe.
	
	D
	O cronograma tem sua fragilidade, pois não será possível avaliar se o projeto proposto é factíevel ou não detro do prazo estabelecido.

Continue navegando