Buscar

PROVA 5º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE: sempre existiu preocupação do homo sapiens com o conhecimento da realidade. (MINAYO, 2010, p. 09) 
O objeto das Ciências sociais é essencialmente qualitativo. A realidade social é a cena e o seio do dinamismo da vida individual e coletiva com toda a riqueza de significados que dela transborde. (MINAYO, 2010, p. 14) 
Assumindo o pressuposto de que todo conhecimento humano reporta a um ponto de vista e a um lugar social, compreende-se que são quatro os pontos principais da busca do conhecimento:
 CONHECIMENTO EMPÍRICO , vulgar ou de senso comum (popular): adquire-se nas relações cotidianas com as coisas e as pessoas.
Valorativo.                                   Verificável.
Reflexivo.                                     Falível.  
Assistemático.                           Inexato.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: avalia o objeto pela investigação e pelo método da interrogação e da reflexão.
Valorativo.                            Não verificável.
Racional.                               Infalível.  
Sistemático.                         Exato.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO: compreende conhecer o fenômeno e suas causas. 
Real (factual).                          Verificável.
Contingente.                           Falível.  
Sistemático.                             Aproximadamente exato.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO: implica uma atitude de fé, perante um conhecimento científico ou filosófico, diante dos dados como revelações divinas. 
Valorativo.                                   Não verificável.
Inspiracional.                              Infalível.  
Sistemático.                                Exato.
 MÉTODO CIENTÍFICO - Considerando o que já foi estudado até aqui, reforça-se a concepção de que a Ciência é um procedimento metódico cujo objetivo é conhecer, interpretar e intervir na realidade, tendo como diretriz problemas formulados que sustentam regras e ações adequadas à constituição do conhecimento. 
A TEORIA SOCIAL CRÍTICA contribuiu para a consolidação do projeto ético político, principalmente, no processo de amadurecimento intelectual da profissão, durante o movimento de renovação do Serviço Social.
 PESQUISA SOCIAL: “pode ser definida como o processo que, utilizando da metodologia científica, alcança novos conhecimentos no campo da realidade social”. “O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos” (GIL, 2008, p. 45). 
 Para o assistente social, na produção de um projeto de pesquisa social, a intencionalidade deve perpassar os princípios e os valores éticos do Código de Ética Profissional.
 A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL PARA O SS: O que se reivindica hoje, é que a pesquisa se afirme como uma dimensão integrante do exercício profissional visto ser uma condição para se formular respostas capazes de impulsionar a formulação a formulação de propostas profissionais que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios éticos políticos norteadores do projeto profissional. (IAMAMOTO, 2007. p. 56)
 CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS NA PESQUISA SOCIAL DEVE RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: 
PARA QUE PESQUISAR? 
 RESPONDER AO QUE É PRETENDIDO COM A PESQUISA; 
 QUE PROPÓSITO ALMEJOU ALCANÇAR AO TÉRMINO DA INVESTIGAÇÃO? 
 DEVE SER FORMULADO EM TÓPICOS. 
Para o físico e teórico alemão Albert Einstein (1879-1955), o único homem que está isento de erros é aquele que não arrisca acertar.
O CONCEITO DE METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
Para pesquisar é preciso saber que não estamos isentos de erros e que a ação pertinente não é a previsibilidade de erros ou acertos, mas sim a apreensão da metodologia científica no ato de pesquisar.
Um pressuposto científico necessário ao processo metodológico investigativo recente passa por compreender que a ciência implica um método fundamentado na experimentação.
EXPERIMENTAÇÃO essa que possibilita uma aproximação e um entendimento da realidade a ser investigada. Sendo assim, é fato que a pesquisa é a atividade principal da ciência.
O MÉTODO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
De origem grega, a palavra método é formada pela junção de metá (reflexão, raciocínio, verdade) e hódos (caminho, direção).
O método, na investigação científica, trata do conjunto de regras e procedimentos que conforma um sistema utilizado na obtenção de conhecimentos.
OS MÉTODOS MAIS COMUNS UTILIZADOS NO CAMPO DA PESQUISA SÃO: indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo.
No entanto, com base nos estudos de Lakatos e Marconi (2003), no âmbito das Ciências Sociais, existem métodos específicos, dentre os quais destacamos o método dialético.
PORTANTO, HÁ QUE SE COMPREENDER QUE OS MÉTODOS SÃO IMPORTANTES PORQUE ELES VÃO AJUSTAR AS DIREÇÕES DESSAS DIVERSIDADES, PESQUISA SOCIAL COM VISTAS A UM FIM. OU SEJA, PARA DETERMINADOS PROCEDIMENTOS.
 A utilização de verbos no infinitivo para a descrição dos objetivos deixa claro que estamos tratando das ações de investigação propriamente ditas. (MINAYO, 2010, p. 45) 
 OBJETIVO GERAL: A definição do objetivo geral relaciona-se com a visão global do tema, o principal. Geralmente remete a solução do problema estabelecido. Segundo Minayo, 2010, p. 45 [...] O objetivo geral diz respeito ao conhecimento que o estudo proporcionará em relação ao objeto. 
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: São formulados pelo desdobramento das ações que serão necessárias à realização do objetivo geral (MINAYO, 2010, p. 45 ); 
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA OU OBJETO DA PESQUISA 1. Formular o problema da pesquisa como uma pergunta. 2. Ter consciência de que o problema na pesquisa social deve ser claro e conciso. 3. O problema deve ser empírico; 4. O problema deve ser capaz de apresentar uma solução; 5. O problema deve ser delimitado a uma esfera viável. 
Intencionalidade na pesquisa social A intencionalidade vai percorrer todo o seu projeto de pesquisa, sendo um elemento mais expressivo na análise e apresentação dos dados, pois vai comportar a visão de mundo, as tendências ideológicas do pesquisador.
Para o Serviço Social, a intencionalidade do projeto ético-político verte-se para compreendermos que a pesquisa social deve estar afiançada nos pressupostos teóricos pós-movimento de renovação crítica teórica da profissão. E o materialismo histórico-dialético corresponde (ou deve corresponder) aos pressupostos de intencionalidade da ação dos assistentes sociais na pesquisa social.
A PESQUISA QUALITATIVA engloba um conjunto de características de investigação da realidade social. “A realidade social é a cena e o seio do dinamismo da vida individual e coletiva com toda a riqueza de significados dela transbordantes.” Ela se ocupa, nas Ciências Sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. (MINAYO, 2001, p. 14) 
A PESQUISA QUANTITATIVA, diferentemente da pesquisa qualitativa, apresenta que os resultados a pesquisa podem ser quantificados. Ela tem a sua raiz na teoria positivista, através do pensamento lógico, com ênfase no raciocínio dedutivo, nas regras da lógica e na mensuração das experiências da vida humana, como apreensão da totalidade social (CÓRDOBA; SILVEIRA, 2009).
 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS - entrevista; questionário; pesquisa bibliográfica; observação; diário de campo. Devem responder aos seguintes questionamentos:
O QUE COLETAR? COM QUEM COLETAR? COMO COLETAR? 
[...] qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura resposta. (FONSECA, 2002, p. 32) 
ESTADO DAS ARTES: Antes de iniciar a pesquisa é imprescindível a verificação de estudos anteriores que tenham abordado o mesmo tema ou objetivos propostos para que não se configure plagio. É importanteverificar o banco de dados de produções acadêmicas e cientificas. 
MODALIDADES/TIPOS DE PESQUISA: 
PESQUISA BÁSICA: é motivada pela curiosidade intelectual, o prazer de pesquisar, de investigar, adquiri conhecimento, sem aplicação prática prevista. 
 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 32). 
 PESQUISA DOCUMENTAL: A pesquisa documental trilha os mesmos caminhos da pesquisa bibliográfica, não sendo fácil por vezes distinguilas. A pesquisa bibliográfica utiliza fontes constituídas por material já elaborado, constituído basicamente por livros e artigos científicos localizados em bibliotecas. A pesquisa documental recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc. (FONSECA, 2002, p. 32). 
 PESQUISA EXPLORATÓRIA: levam o pesquisador a conhecer mais a respeito. 
 PESQUISA DESCRITIVA: descrever as características dos fenômenos. 
 PESQUISA EXPLICATIVA: explicar as causas e consequências dos fenômenos. 
 PESQUISA CAMPO: A pesquisa de campo caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa (pesquisa ex-post-facto, pesquisa-ação, pesquisa participante, etc.) (FONSECA, 2002). 
 PESQUISA – AÇÃO: A pesquisa ação é um tipo de investigação social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. 
 PESQUISA PARTICIPANTE: Este tipo de pesquisa caracteriza-se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com as pessoas investigadas. 
 PESQUISA ETNOGRÁFICA: A pesquisa etnográfica pode ser entendida como o estudo de um grupo ou povo. 
 PESQUISA ETNOMETODOLÓGICA: análise etnometodológica esclarece de que maneira as coisas vêm a ser como são nos grupos sociais, de que maneira cada grupo e cada membro apreende e dá sentido à realidade e por quais processos intersubjetivos a mediação da linguagem entre os grupos e seus lugares constrói a realidade social que afirmam (COULON, 1995, p. 90). 
 
ESTUDO DE CASO: Um estudo de caso pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. O pesquisador não pretende intervir sobre o objeto a ser estudado, mas revelá-lo tal como ele o percebe. O estudo de caso pode decorrer de acordo com uma perspectiva interpretativa, que procura compreender como é o mundo do ponto de vista dos participantes, ou uma perspectiva pragmática, que visa simplesmente apresentar uma perspectiva global, tanto quanto possível completa e coerente, do objeto de estudo do ponto de vista do investigador (FONSECA, 2002, p. 33).
 O MÉTODO DE MAGUEREZ POSSUI TRÊS PILARES OU HIPÓTESES (SOUSA, 2017): 
 1º: estabelece uma conexão entre o problema e o meio concreto/real em que ele ocorre. 
2º: recorre-se aos meios possíveis de comunicação para expressar e refletir o que se observou (gestos, imagens, desenhos). 
 3º: são inseridos os profissionais/ instrutores que vão transmitir o conhecimento técnico-profissional. 
A proposta do Arco de Maguerez surge da intervenção do francês Charles Maguerez, em 1970, na área da educação, diante do desafio de integrar adultos (trabalhadores rurais e urbanos) imigrantes de países africanos na França.
Maguerez teve como desafio trabalhar a adaptação de trabalhadores analfabetos a uma nova língua e cultura. Por conta da dificuldade desses trabalhadores em assimilar a língua francesa, Maguerez não podia dar aulas expositivas.
A baixa escolaridade e a consequente vulnerabilidade desses trabalhadores não estavam sendo superadas pelas metodologias já existentes.
Maguerez supera o desafio da ausência de uma metodologia eficaz para aquele público e organiza uma proposta para a transmissão do conhecimento acadêmico e da pesquisa de saberes científico.
O método se baseava no conteúdo criativo e crítico dos alunos, considerando suas experiências de vida e seus conhecimentos profissionais.
O olhar de Maguerez é ímpar e plural. Ao trabalhar com o conhecimento empírico, considera diversos elementos na configuração de sua proposta metodológica.
Valida o ‘saber fazer’, partindo da realidade (observação das demandas sociais) e discutindo não o conhecimento científico, mas as experiências de cada um. Assim, alcança a solução de diversos problemas da realidade observada.
Maguerez criou possibilidades para além de seu tempo, cultura e realidade geográfica. Seu método tem três pilares (SOUZA, 2017). Clique nos botões a seguir para conhecer cada um:
• O conhecimento deve fazer sentido no cotidiano profissional, de modo que as possibilidades ou recursos metodológicos contribuam para a intervenção na realidade social.
• No campo das pesquisas científicas, os estudos dessa metodologia contam com três grandes versões para o Arco de Maguerez:
• Os estudos de Charles Maguerez
• O Arco de Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 1982)
• A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez (BERBEL, 1995)
A proposta do Arco de Maguerez surge da intervenção do francês Charles Maguerez, em 1970, na área da educação, diante do desafio de integrar adultos (trabalhadores rurais e urbanos) imigrantes de países africanos na França.
Maguerez teve como desafio trabalhar a adaptação de trabalhadores analfabetos a uma nova língua e cultura. Por conta da dificuldade desses trabalhadores em assimilar a língua francesa, Maguerez não podia dar aulas expositivas.
Maguerez criou possibilidades para além de seu tempo, cultura e realidade geográfica. Seu método tem três pilares (SOUZA, 2017). Clique nos botões a seguir para conhecer cada um:
Primeiro
Estabelece uma conexão entre o problema e o meio concreto/real em que ocorre.
Segundo
Recorre aos meios possíveis de comunicação para expressar e refletir o fato observado (gestos, imagens, desenhos).
Terceiro
São inseridos os profissionais/instrutores responsáveis por transmitir o conhecimento técnico-profissional.
Pensar as regras e a estrutura científica do projeto de pesquisa nos remete a buscar as referências na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Através da ABNT constituem-se as Normas Brasileiras (NBR). As normas recebem uma legislação de referência única. Para nós, a referência para a compreensão da estrutura básica dos Projetos de Pesquisa encontra-se definida pela NBR 15287/2011. 
PLÁGIO ACADÊMICO ocorre quando nos apropriamos de conceitos, frases de outro(s) autor(es), sem mencionar dentro das normas da ABNT, dando-lhe(s) os devidos créditos. Ou seja, sem citar o devido autor como fonte de consulta da pesquisa.

Outros materiais