Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Internacional – Atividade Discursiva
O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno, pois suas normas são de natureza essencialmente nacionais. Tais normas são ainda de natureza indicativa, se prestam a determinar à lei aplicável ao caso concreto e não a resolução do mérito em si. Isso porque o objeto do Direito Internacional Privado é a resolução de conflitos de leis estrangeiras no espaço decorrentes que relações jurídicas que possuam conexão internacional.
Com base nisso, responda: 
1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique.
É quando não se faz possível a resolução de um conflito com base apenas na legislação de determinado pais, o ato fica adstrito a dois ou mais sistemas jurídicos. Os elementos de conexão possuem a função de definir qual lei deve ser aplicada à relação jurídica internacional privada, conecta a norma jurídica ao fato. Exemplo: Uma brasileira que resolve tentar a vida em um outro país e lá acaba conhecendo uma pessoa e constituindo família, com o passar do tempo não dá mais certo e decide voltar a morar no Brasil para recomeçar a vida. Porém o casal possui filhos e bens em comum. Para a dissolução da união e regularização de guarda não é possível resolução apenas com base na legislação e poder judiciário brasileiro.
2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique
 O conflito de leis estrangeiras no espaço se dá da relação entre indivíduos que são conexos a sistemas jurídicos diferentes, e da diversidade legislativa de cada sistema jurídico. Ou seja, a existência de mais de uma norma que pode ser aplicada ao caso concreto. Exemplo: Um contrato firmado entre um brasileiro e um chinês, destinado a produzir efeitos nos Estados Unidos. 
 3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente. 
- Será aplicada a jurisdição de onde se encontra o bem imóvel.
ART 8 da LINDB: Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a lei do país em que estiverem situados.
Princípio da Territorialidade: aplica-se a lei do estado do território do bem.

Outros materiais