Buscar

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO CONTRAT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRANRIO
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – AV1 – 2018/º
DIREITO DOS CONTRATOS
Profª :Simone Flores
1ª ) A  alternativa correta, de acordo com os novos princípios contratuais, é:
a boa-fé objetiva é um preceito que, embora previsto no Código Civil, pode ser afastado pela vontade das partes, desde que expressamente convencionados;
ao revogarem os princípios clássicos, os novos princípios exigem uma relação contratual mais clara, transparente e equilibrada, com a tutela da parte mais fraca;
A função social dos contratos possui, segundo posição majoritária da doutrina e jurisprudência, dois principais efeitos: mitiga a autonomia da vontade e atenua o princípio da relatividade dos efeitos dos contratos.
O princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos impede qualquer mínimo desequilíbrio porventura existente nas relações contratuais, criando, assim, um equilíbrio objetivo no tráfego jurídico de massas.
É possível que as partes, a qualquer momento, desistam das negociações preliminares, ainda que se tenha criado a legítima expectativa na outra parte de que o contrato seria celebrado, independentemente de perdas e danos.
2) Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro. Tal disposição trata de
Resolução por onerosidade excessiva;
Claúsula resolutiva;
Extinção do contrato por distrato;
Exceção do contrato não cumprido
Princípio que veda o enriquecimento ilícito
3) Antonio Carlos, pretendendo vender uma moto que recebera em doação feita por seu avô, quando ainda estava vivo, publicou anúncio em um site de vendas, apresentando a marca da moto e as especificações, inclusive o ano de fabricação, o modelo e o estado de conservação. Anexou a fotografia e fez constar do anúncio o preço no valor de 10 mil reais. Vários contatos foram feitos, sendo que, no mesmo dia em que foi divulgada a publicidade, Carlos Alberto se dirigiu à residência de Antonio Carlos, com os dez mil reais em dinheiro, para aquisição do bem. 
Acontece que Antonio Carlos, impressionado com o grande número de contatos feitos em decorrência da publicação do anúncio, declarou para Antonio Carlos que não realizaria a venda naquele momento, pois gostaria de aguardar uma oferta mais vantajosa. 
No caso narrado, houve celebração do contrato ou uma mera fase pré-contratual?Resposta fundamentada.
4) Heloísa, dona de casa, comprou de sua vizinha Bruna, também do lar, um conjunto de sala de jantar. Pago o preço e entregue o mobiliário, Heloísa percebeu alguns defeitos aparentes e incontornáveis nos móveis, como, por exemplo, cadeiras montadas com peças de cores contrastantes e várias bolhas no tampo de vidro da mesa. Negado o desfazimento do negócio, Heloísa, 40 dias após a entrega dos móveis, propôs ação redibitória, a fim de rejeitar a coisa, rescindindo o contrato e pleiteando a devolução do preço pago. Como juiz (a) , a sentença seria julgada procedente ou improcedente ao pedido de Heloísa. Explique. 
 
5) Cavalcanti efetivou contrato com Roberto, por meio do qual aquele prometera que seu primo, Renan, ator consagrado, concederia uma entrevista exclusiva ao programa de rádio apresentado por Roberto, no domingo seguinte. Em contrapartida, caberia a Roberto efetuar o pagamento a Cavalcanti de certa soma em dinheiro. Todavia, chegada a hora do programa, Renan não compareceu à rádio. Dias depois, Cavalcanti procurou Roberto a fim de cobrar a quantia contratual prevista ao argumento de que, embora não tenha obtido êxito envidara todos os esforços no sentido de convencer o seu primo a comparecer. Discorra sobre a situação narrada, apresentando o instituto previsto e suas consequências legais.

Outros materiais