Buscar

PGE PERGUNTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Geral e Experimental
O Behaviorismo tem construído a sua teoria e a sua pratica baseado no método das ciências naturais. Perguntas:
Quais são as características que definem a metodologia das ciências?
Na metodologia das ciências destacam-se: a observação do comportamento em ambiente experimentalmente controlado, a observação do comportamento em ambiente natural e a interpretação de relações comportamentais orientadas por evidências empíricas.
Algumas alas da psicologia argumentam que a ciência com seus métodos tanto produziu benefícios quanto produziu malefícios para a humanidade. Alguns chegam a propor que as contribuições do Behaviorismo, graças ao mal uso da ciência, talvez não sejam válidos. Qual o contra-argumento de Skinner as críticas que o Behaviorismo recebe?
 
Para ele é o “mal uso” da ciência é autoconhecimento de quem a aplica, ou seja, conhecimento do homem pelo homem e com isso, melhor entendimento de suas responsabilidades. Ele nunca negou em sua teoria a existência dos processos mentais apenas defendeu que é improdutivo procurar nessas variáveis a motivação das atitudes humanas. Ele nega a importância científica de indicadores mediacionais, já que para ele o ser humano é uma entidade única e uniforme, opondo-se à ideia de homem como ser composto de corpo e mente, pois para ele não é possível dissociar ou distinguir elementos humanos.
Explique qual o modelo de “causa” do Behaviorismo (radical) para os comportamentos. 
O Behaviorismo radical é a compreensão do conceito “comportamento humano”, tudo é comportamento (público/encoberto). Todos os comportamentos são determinados pelas contingências públicas e privadas. Descreve uma relação de intercâmbio entre organismo e o ambiente, ou seja, descreve uma relação entre atividades do organismo (resposta) e eventos ambientais (estímulo).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais