Buscar

Educação especial aula 4

Prévia do material em texto

1.
		Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho com crianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda.
	
	
	
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina.
	
	 
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores.
	
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas.
	
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe:
	
	
	
	
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
	
	
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	
	
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	
	
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	
	 
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
	
	
	
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	
	
		
	
		4.
		O professor que atua em uma escola inclusiva precisa criar um ambiente que reconheça as possibilidades dos alunos com deficiência física, garantindo a inclusão destes alunos na turma. Marque a opção que NÃO está de acordo com a afirmativa acima
	
	
	
	
	Permitir o uso de gravador durante as aulas
	
	
	Organizar o espaço da sala de modo que o aluno possa circular
	
	
	Adaptar o mobiliário da sala facilitando o movimento de todos os alunos
	
	 
	Separar o aluno com deficiência dos outros alunos da turma
	
	
	Utilizar a avaliação oral, caso o aluno tenha dificuldade com a escrita
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Em uma escola tradicional e inclusiva, na turma do primeiro ano tem uma aluna com paralisia cerebral ou disfunção do encéfalo. A paralisia cerebral caracteriza-se como um distúrbio motor complexo e variável, que pode incluir, EXCETO:
	
	
	
	 
	Elevada potencialidade de aptidões
	
	
	Alteração de postura
	
	
	Alterações no equilíbrio
	
	
	Aumento ou diminuição do tônus muscular
	
	 
	Coordenação e precisão dos movimentos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
	
	
	
	
	F V F V
	
	 
	F V V V
	
	
	V F F V
	
	
	V V F F
	
	
	V F V V
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação( Art. 2o - Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011).
O trabalho desenvolvido pelo atendimento educacional especializado com o aluno com deficiência física, tem o objetivo de contribuir para :
	
	
	
	 
	o desempenho do aluno em relação à comunicação, mobilidade, interação social, construção de conhecimento, dentre outros aspectos.
	
	
	O desenvolvimento de processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.
	
	
	o aprendizado de comportamentos sociais adequados, como, por exemplo, estabelecer contato visual. Criar e estabelecer uma comunicação alternativa, que permite ser realizada em sala de aula.
	
	
	promoção e acesso do aluno ao conhecimento escolar em duas línguas: Libras e Língua Portuguesa.
	
	 
	o aprendizado de atividades de vida autônoma, do sistema braille, utilização do sorobã, orientação e mobilidade.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A disfunção motora consequente da lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais, cuja principal causa é uma lesão encefálica não progressiva, acontecida antes ou durante o parto, podendo surgir até os 3 anos, recebe o nome de:
	
	
	
	 
	Paralisiacerebral
	
	
	Fenilcetonúria
	
	
	Autismo
	
	
	Nanismo
	
	
	Hidrocefalia

Continue navegando