Buscar

A Importância da Ética


Continue navegando


Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo principal demonstrar, que Com o processo de globalização, o crescimento econômico e as transações de capital, o profissional contábil ganhou cada vez mais importância no mercado, importância esta que trouxe um maior grau de responsabilidade no exercício de sua atividade, por ter se tornado, também, um gestor de informação. Atualmente, se exige do contabilista a obediência a padrões de conduta ética estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC´s), o que é fundamental para o exercício correto da profissão. A ética deve, então, ser encarada como ferramenta fundamental no exercício da profissão contábil, para que, o agir humano possa ter fundamento na busca do bem comum e da realização individual para se viver bem em sociedade. É necessário também lembrarmos a importância do estudo do comportamento organizacional, que é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, ou seja, é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.
 A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil. Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
A contabilidade de uma empresa é de fundamental importância para a manutenção e expansão dos negócios, em épocas de economia aquecida, o empresário volta sua atenção mais para a área comercial e outros setores direcionados a expansão de seus negócios. Já em épocas de crise, como estamos vivendo, a prioridade é para melhoria de produtividade e eficiência financeira.
Diante deste contexto, agir internamente em todos os setores que envolvam a controladoria financeira, passa a ser o foco dos administradores para viabilizar suas atividades. Para tanto, é necessário que os registros contábeis sejam transformados em informações econômico-financeiras através da elaboração e análise do Balanço Patrimonial, da Demonstração de Resultados e do Demonstrativo do Fluxo de Caixa.
Entendo que deve haver uma relação muito próxima entre o gestor e o profissional contábil para que aja eficácia na tomada de decisões e enfrentamento das dificuldades. Desta forma, a empresa fica fortalecida para sobreviver e até mesmo crescer em tempos de crise