Buscar

Inside Job - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Documentário: Inside Job – Trabalho Interno
Conduzido pelo diretor Charles Ferguson, ‘Inside Job’ foi indicado ao Oscar por melhor documentário. Contudo, o tema abordado é sobre o Capitalismo, com ele é possível fazer uma análise sobre a queda da Indústria Financeira, a crise que nos assombra desde 2007/2008. Ele nos mostra as principais causas.
Foi sob o governo de Ronald Reagan na década de 80 nos EUA, onde se teve o inicio o processo de desregulamentação, quando o Mercado Financeiro foi se tornando abstrato. O processo político e econômico que possibilitou uma significativa virada na economia mundial e deu início à ‘Globalização’. 
Através de ‘Inside Job – A Verdade da Crise’, podemos analisar as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Sendo este, o primeiro filme que expõe a verdade sobre a crise econômica de 2008. O desastre que custou mais de R$20 trilhões, e assim, fez com que milhares de pessoas tenham perdido suas casas e empregos.
Foi em Setembro de 2008, quando houve a quebra do banco Norte Americano de Investimentos Lehman Brothers e o colapso da maior empresa de seguros do mundo, AIG, estourou a crise da bolha financeira mundial. A maior queda num único ponto na História. Por consequência deste colapso, os preços das ações caíram. O resultado disso foi uma recessão mundial que custou ao mundo dezenas de trilhões de dólares deixando 30 milhões de pessoas desempregadas e duplicando o déficit nacional dos EUA. 
Nos anos 80, a atividade financeira explodiu, os bancos de investimentos tornaram-se públicos, dando uma considerável quantia dos acionistas. As pessoas de Wall Street começaram a enriquecer. Em um trecho do filme, o autor Charles Morris comenta sobre um amigo que era condutor de metrô não conseguia sustentar sua família, porém como vendedor de títulos ele ganhava milhões. 
Em 1981, o Presidente Ronald Reagan escolheu para seu Secretario de Tesouro o CEO do Banco de Investimento Merrill Lynch, Donald Regan. Foi à parceria do Presidente com os lobistas financeiros, onde todos de Wall Street apoiavam 100% o Presidente.
Em 1982, a gestão de Reagan desregulou as economias das empresas financeiras permitindo que elas fizessem investimentos de risco com o dinheiro dos depositantes. No final da década, centenas de poupanças que estavam nas financiadoras falharam. Essa crise custou aos contribuintes $124 bilhões de dólares, custando assim a muitas pessoas as suas poupanças de uma vida inteira.
Milhares de executivos de empréstimo de poupança foram para a cadeia por ludibriar nas suas empresas. Contudo, o caso mais extremo foi Charles Keating.
Em 1985, quando os reguladores federais começaram a investigar, Keating contratou um economista chamado Alan Greenspan. Houve uma carta aos reguladores onde Greespan elogiou Keating pelos planos de negócios e a sua experiência de gestão e disse que não via riscos em permitir que Keating investisse o dinheiro dos clientes. Keating declarou que pagou $40 mil dólares a Greespan. 
Charles Keating foi parar na prisão pouco depois deste fato. Já Greenspan foi nomeado Presidente do Federal Reserve por Reagan, sendo nomeado por Clinton e por George W.Bush.
Durante o Mandato de Clinton a desregulação continuou com Greenspan e o Secretário de Tesouro Robert Rubin, ex-CEO do Banco de Investimentos Goldman Sachs e Larry Summers, professor de Economia de Harvard.
Na década de 90 o setor financeiro consolidou-se em poucas companhias gigantes, algumas sendo tão grandes que seu fracasso poderia ameaçar todo o sistema. E no mandato de Clinton ajudou a crescerem ainda mais. 
Quando Bush assumiu os EUA, em 2001, o setor financeiro do país estava enormemente mais lucrativo, concentrado e poderoso. Logo após foi criado uma cadeia alimentar de securitização que conectava empresas financeiras, que juntas movimentavam trilhões de dólares em hipotecas e outros empréstimos de investidores ao redor do mundo.
De repente bilhões de dólares estavam flutuando por anos através da cadeia de securitização. Estava muito fácil adquirir uma hipoteca, comprar uma casa, os valores dos imóveis expandiam , dobrando entre 1996 a 2006, criando assim a maior bolha financeira da história.
Entretanto, “não era um lucro real, não era receita de verdade. Era somente dinheiro que estava sendo criado por um sistema e contabilizado como receita dois ou três anos depois, uma farsa”.
Obama também entra em evidência no documentário. Durante a campanha eleitoral, com as mudanças, Obama criticou a desregulamentação do mercado financeiro que deu origem à crise. Mas na hora da montagem de sua equipe econômica ele nomeou vários economistas com claros conflitos de interesse, com ligações favoráveis com o mercado financeiro.
UNISUAM – 
Centro Universitário Augusto Motta
Análise de Investimentos e Mercado de Capitais
INSIDE JOB – TRABALHO INTERNO
Gabriella da Silva de Oliveira - 14105403
Rio de Janeiro
Junho/2017

Outros materiais