Buscar

Contador e Centrífuga para Análise Sanguínea

Prévia do material em texto

O Contador de Células Sanguíneas é um equipamento de laboratório utilizado para fazer a contagem de células em análises feitas com amostras de sangue, como o hemograma.
Contador de Células Sanguíneas – Modelo CCS-01: destinado à contagem de células sanguíneas, realiza a contagem diferencial e de valores relativos. Outras características:
Possui 11 teclas (9 para contagem e 2 para funções).
Conta separadamente os eritroblastos. Realiza a contagem até 999 células.
Dotado de alarme sonoro. Possui timer e cronômetro interno.
Funcionamento em 110/220 Volts.
Contador de Células Sanguíneas – Modelo CCS-02: também é destinado também à contagem de células sanguíneas, realiza a contagem diferencial, os valores absolutos e índices hematimétricos. Outras características:
Possui 12 teclas (10 para contagem e 2 para funções).
Conta separadamente os eritroblastos.
Dotado de alarme sonoro e bloqueio automático para 100 células contadas.
Funcionamento em 110/220 Volts.
Como funciona o Contador de Células Sanguíneas
O uso do contador de células sanguíneas (modelos CCS-01 e CCS-02) é muito simples. Ambos modelos são de uso manual e cada tecla corresponde a uma célula sanguínea. Quando o usuário encontra determinada célula ao fazer a análise no microscópio, ele deve apertar a tecla correspondente a ela no equipamento, realizando assim a contagem. Ao chegar ao valor total, basta checar a quantidade de cada célula encontrada ao longo da análise
o uso da Centrífuga para Microhematócrito, com tubo capilar, é uma das técnicas mais utilizadas.
Como utilizar a centrífuga microhematócrito (técnica do microhematócrito)?
O primeiro passo é preencher um tubo capilar (uma espécie de tubo de vidro, semelhante a um tubo de ensaio, com menores dimensões) com sangue até ¾ da sua altura. Após a coleta da amostra, fechar uma das extremidades com algum material, com chama de lamparina e, por fim, colocar o capilar na centrífuga e programar o tempo e a velocidade indicada para a análise.
Modelo de Centrífuga Microhematócrito:
Características gerais da centrífuga para microhematócrito
A centrífuga microhematócrito faz a leitura dos hematócritos da amostra de sangue através da centrifugação. Alguns tipos de centrífuga possibilitam o controle da velocidade e tempo de duração da análise, além de possuírem diversos recursos que possibilitam o controle e garante sua vida útil, como motor suspenso por coxins (reduzindo possíveis vibrações), dispositivo de segurança que desliga o motor ao abrir a tampa e sistema prático para remoção do disco, entre outros.
A quantidade de tubos que podem ser utilizados varia de acordo com o modelo escolhido, geralmente existem centrífugas com capacidade para 24 ou 30 tubos capilares. Alguns modelos possuem sistema com rotor isolado do corpo (o que evita a contaminação) além de possuir sistema de freio manual para rápida desaceleração e com tempo de centrifugação programável.

Continue navegando