Buscar

Avaliando Aprend

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201801255806 V.1 
	Aluno(a): MARCELA CORDEIRO MARQUES
	Matrícula: 201801255806
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	14/04/2018 15:40:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804034425)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os valores permeiam as pesquisas sociais, tornando-se muito difícil evitá-los, uma vez que, como diz Pedro Demo, ao contexto da pesquisa pertence também o sujeito. Mas, embora esse seja um dos obstáculos das Ciências Sociais, não significa que seja impossível superá-lo. As pesquisas sociais existentes e o conhecimento que delas resulta nos demonstram isso (MELLO, 2014, p. 21). No que diz respeito às especificidades da pesquisa nas Ciências Sociais, marque as assertivas corretas: 1) A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive; 2) Vários problemas que nos afetam individualmente são compartilhados por outros tantos indivíduos, constituindo-se, por assim dizer, problemas sociais; 3) A classificação de um problema social pode ser subjetiva, afinal de contas, o que é um problema para uma cultura pode não ser para outra; 4) A violência urbana, por exemplo, pode ser um problema sociológico, uma vez que pode despertar o interesse dos sociólogos para desvendar os motivos de tal fenômeno social, mas ao mesmo tempo trata-se de um problema social, haja vista afetar toda a coletividade. No entanto, caberia à Sociologia explicá-la, e não necessariamente resolvê-la; 5) Só são problemas científicos as questões formuladas de tal modo que as respostas a elas confirmem, ampliem ou modifiquem o que se tinha por conhecido anteriormente. Isso significa dizer que apenas os cientistas estão em condições de enuncia-las e resolvê-las; 6) Todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.
		
	
	Apenas 1, 2, 3, 4.
	
	Apenas 3, 4, 5 e 6.
	 
	Todas estão corretas.
	 
	Apenas 2, 3, 4 e 6.
	
	Apenas os números pares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804035459)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Entende-se por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora alguns especialistas considerem este leque mais amplo, essa é a designação usualmente mais aceita. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade e, embora tratem fenômenos muito semelhantes, são norteadas por conceitos distintos. Nesse contexto, a Sociologia aborda o(s) seguinte(s) conceito(s): I. Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II. Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura. III. Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases. IV. Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura. São corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I e II
	 
	I e IV
	
	II e III
	 
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804034078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo científico.
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804034114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804034439)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: "[...] trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc". Partindo desta premissa, estamos nos referindo ao conceito de:
		
	
	Sociologia
	
	Etnografia
	
	Antropologia
	 
	Etnocentrismo
	
	Relativismo cultural

Outros materiais