A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
100 pág.
APOL 1 - FUNDAMENTOS de ANTROPOLOGIA -

Pré-visualização | Página 1 de 15

APOL 1 - Fundamentos de Antropologia
Questão 1/10 - Fundamentos de Antropologia
A2 - Sobre a noção de minorias étnicas é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	contribui para reforças os processos de exclusão e desigualdade.
	
	B
	significa dizer que são grupos que estão em menor número na sociedade.
	
	C
	ao reforçar a ideia de fronteiras também reforça as categorias de promovem a inclusão social.
	
	D
	dá visibilidade aos processos de exclusão e à reivindicação por direitos políticos e sociais.
Você acertou!
Resposta: (d) A noção de minoria étnica ajudou a visualizar ao mesmo tempo: processos de exclusão socialmente dados e a luta desses grupos pela busca de reconhecimento. O reconhecimento não implica em absorção do grupo pela sociedade, ao contrário, reivindica direitos tendo como ponto de partida suas particularidades e singularidades.
	
	E
	veio substituir a ideia de raça, associando características culturais à diferenças sociais.
Questão 2/10 - Fundamentos de Antropologia
A3 - A respeito da noção de sistema proposta pelo funcionalismo de Malinowski é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É abstrato, pertencente ao nível do significado das coisas, e cujos elementos são interdependentes e possuem dinâmica própria
	
	B
	Trata-se da ideia de que os elementos de uma cultura (ou sistema social) são interdependentes e cada qual desempenha uma função específica.
Você acertou!
A ideia de sistema para o funcionalismo de Malinowski está relacionada a duas questões: a noção de interdependência e de função. Para o etnógrafo tudo o que existe em uma sociedade tem uma finalidade, tal como um organismo. Como organismo também cada elemento se articula para formar um todo coerente e integrado. Foi ao estabelecer relações entre diferentes elementos que Malinowski pode entender a complexidade das trocas Kula. A ideia de sistema como conjunto de relações abstratas vem à tona com o estruturalismo. Já a ideia de relações diadícas pessoa à pessoa faz parte do conceito de estrutura de Radcliffle-Brown.
	
	C
	Método criado para compreender as trocas cerimoniais do Kula, na qual era impossível distinguir a troca de elementos mágicos da troca puramente econômica
	
	D
	Trata-se de um conjunto de relações que se estabelecem de pessoa a pessoa
	
	E
	Para o funcionalismo o sistema é um modelo explicativo criado a partir das interpretações do antropólogo para se aproximar da realidade observava.
Questão 3/10 - Fundamentos de Antropologia
A2 - O etnocentrismo possui como uma de suas características peculiares a compreensão de mundo a partir do que lhe parece correto. Com base nos seus estudos sobre o etnocentrismo, analise as assertivas abaixo e marque a única alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O pensamento etnocêntrico não vê o mundo unicamente a partir dos seus próprios olhos.
	
	B
	A supervalorização da própria cultura não é uma característica presente no etnocentrismo.
	
	C
	Uma das grandes preocupações no etnocentrismo, em relação à supervalorização da própria cultura, é a de que esse modelo de compreensão pode gerar (embora não obrigatoriamente) estímulo a práticas violentas, preconceituosas e segmentárias. Um dos grandes exemplos deste tipo de ação seria o nazismo.
Você acertou!
R: Segundo o estudo do etnocentrismo, além de compreender que este conceito supervaloriza a própria forma de ver o mundo e, consequentemente, sua cultura; ações decorrentes desta supervalorização podem esboçar (quando praticados de forma equivocada) problemas preocupantes como: práticas violentas, preconceitos instituídos e comportamentos/ações que geram guerras, etc.
	
	D
	As manifestações dos pensamentos etnocêntricos procuram mediar e valorizar diferentes formas de ver o mundo. Exemplos dessa forma de etnocentrismo seriam: comportamentos agressivos, atitudes de superioridade e hostilidade.
Questão 4/10 - Fundamentos de Antropologia
A1 - Para compreender o conceito de antropologia e seu surgimento, alguns itens são necessários à compreensão. Sendo assim, a antropologia apresenta sua base constitutiva em algumas ciências. Deste modo, correlacione as colunas abaixo:
a. Ciência Natural
b. Ciência Humana
c. Ciência Social    
(   ) estudo o ser humano como um todo, analisando a sua história, suas crenças, usos, costumes, filosofia,    linguagem, etc.
(  ) faz uso do conhecimento psicossomático (corpo e mente) do homem e sua    evolução.
(   ) que procura entender o ser humano enquanto elemento integrante de grupos organizado. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	a, c, b
	
	B
	b, c, a
	
	C
	c, a, b
	
	D
	b, a, c
Você acertou!
R: apresenta correta associação, conforme conteúdo da Aula 01.
	
	E
	c, b, a
Questão 5/10 - Fundamentos de Antropologia
A1 - A Antropologia é a ciência que estuda o homem e as implicações de seu processo evolutivo, seja ele social, físico ou cultural. Sobre a Antropologia, analise as assertivas abaixo e assinale a afirmativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1. A Antropologia Biológica ou Física não está associada à Arqueologia e a Anatomia.
	
	B
	1. A Antropologia Social é uma ciência que estuda as características culturais dos povos (“cultura” é tida aqui como a manifestação dos hábitos, rotinas ou costumes de um povo) e a evolução de seus costumes, crenças, religiões, etc.
Você acertou!
R: Está correto de acordo com o conteúdo estudado e com os conhecimentos acerca da Antropologia. A Antropologia Social, como afirmado em material de estudo, é uma ciência que estuda as características culturais dos povos.
	
	C
	1. A Antropologia Biológica ou Física, embora associada à Arqueologia e a Anatomia, não desenvolve análise de material colhido em escavações ou sítios arqueológicos.
	
	D
	1. Os conhecimentos adquiridos por meio da Antropologia (Social, Cultural ou Biológica), embora relevantes, não podem ser aplicados por governos para facilitar o contato com povos específicos como os indígenas, quilombolas, etc.
Questão 6/10 - Fundamentos de Antropologia
A2 - O conceito de raça se caracteriza por.
Nota: 10.0
	
	A
	Procurar compreender como a biologia influencia na construção psicológica de grupos sociais.
	
	B
	Associar determinadas características físicas à padrões de comportamentos.
Você acertou!
Resposta: (b) O conceito de raça não foi em si mesmo uma ideologia de segregação, antes a noção de raça elencava atributos positivos e negativos de cada grupo racial. As ideologias segregacionistas foram uma consequência de fatores sociais que se apoiaram nas teorias raciais.
	
	C
	Uma ideologia construída para segregar determinados grupos sociais.
	
	D
	Explicar a diversidade genética da espécie humana
	
	E
	Procurar conceitos para explicar a propensão que determinados grupos étnicos tem à distúrbios sociais ou psicológicos.
Questão 7/10 - Fundamentos de Antropologia
A3 - Michaliszym ao afirmar que “o homem foi criado para ser sujeito da história. Torná-lo objeto é ferir sua dignidade” (2012:108), aproxima-se da teoria:
Nota: 10.0
	
	A
	estruturalista
	
	B
	marxista
Você acertou!
A ideia do homem como sujeito da história é defendida por Marx, que vê na ação de classes sociais e na tomada de consciência da desigualdade entre as classes o motor das transformações sociais.
	
	C
	Durkheim
	
	D
	culturalista
Questão 8/10 - Fundamentos de Antropologia
A1 - Na Antropologia e nos seus estudos, um tema que é de suma relevância são os símbolos. A conceituação dos símbolos permite uma compreensão mais aproximada de fatos da realidade. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
 
I Os símbolos são elementos fundamentais para o processo de comunicação e de transmissão de conhecimento dentro de uma sociedade.
II Os símbolos podem ser classificados de diferentes maneiras, sendo: referenciais, quando apresentam um significado específico (o hino nacional, por exemplo) e partidários, quando o mesmo símbolo apresenta o mesmo significado em diferentes culturas.
III A representação dos símbolos é meramente natural, desconsiderando a construção e interpretação social.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.