Buscar

História da enfermgem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
DISCIPLINA: Enfermagem no Contexto Histórico e Social 
PROFESSORA: Rita Maria de Brito Alves Aragão 
ALUNA: Larissa Amaral da Silva
 DATA: 13/04/2018
 
Questões sobre a visita ao MUNEAN 
O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) permite ao visitante um mergulho na história da Enfermagem mundial. A exposição permanente do museu está divida em quatro módulos: Enfermagem no Mundo, Contribuição das três etnias que formaram a nação brasileira e contribuíram com a Enfermagem; a heroína Anna Nery; e a Enfermagem na atualidade. Há também exposições temporárias com temáticas variadas sobre as profissões de enfermagem, outras áreas do conhecimento e a história e cultura baiana. A biblioteca, primeira especializada em História da Enfermagem e História do Dom de Cuidar, possui um acervo composto de livros, periódicos, folhetos, teses e dissertações. É equipada com tecnologia wi-fi, terminais com computadores para consulta e espaço para pesquisa em grupo.
Fale um pouco sobre a experiência adquirida na visita, o que mais te chamou atenção.
A visita ao MUNEAN foi uma experiência rica em conhecimentos históricos e culturais sobre a enfermagem, além disso despertou um olhar crítico diante da sociedade da década de 20 a 30, marcada principalmente pelo preconceito racial que impedia o ingresso de mulheres negras para a atuação da enfermagem. Dentre tantos aspectos importantes que foram retratados durante a visita, ficou marcado a quantidade de pessoas constituintes da história da enfermagem brasileira, a existência de figuras emblemáticas, que passam despercebidas até hoje. Tornou-se inesquecível a personalidade de Maria José Barroso, que participou da revolução constitucionalista, abandonou seu serviço de cozinheira para ir para a guerra acompanhando os soldados e exercendo as habilidades em enfermagem. A coragem e determinação dessa mulher tornou-a um grande símbolo de luta contra o racismo e machismo vigente, embora seu nome tenha sido pouco reconhecido. 
 Descreva sobre os quatro módulos destacados na visita:
A Enfermagem no Mundo
No módulo a enfermagem no mundo, ficamos diante de um painel que trazia a imagem de enfermeiras e enfermeiros que marcaram a história do cuidar de alguns países. Foi dado ênfase a Mary Seacolle, enfermeira jamaicana, mulata, que dedicou-se ao assistencialismo na Guerra da Crimeia, seu compromisso foi comparado ao de Florence, embora esta só obteve reconhecimento décadas após a guerra. Como também não poderia passar despercebida, foi comentado sobre a Dama da Lâmpada, Florence Nightingale, uma enfermeira britânica que dedicou sua vida a arte do cuidar. Pela participação no tratamento de ferimentos de guerra, durante a guerra da Criméia, ela é nomeada mundialmente como pioneira da enfermagem moderna e é uma inspiração para todos os futuros profissionais. Determinada e corajosa, Florence modificou o papel feminino da época, dedicando-se a enfermagem e remodelou a história da enfermagem através das teorias ambientalistas.
A Contribuição das três etnias que formaram a nação brasileira e contribuíram com a Enfermagem
Nessa etapa pudemos notar o quanto as heranças culturais influenciaram na construção dos saberes e dos comportamentos dos profissionais que exercem a função de enfermeiros. Foi relatado inicialmente, a história de escravas que em busca de sua alforria ou ascensão social se tornavam amas de leite, nas casas grandes. O cuidado, dedicação e o amor que essas depositavam aos filhos dos senhores de engenho, se assemelha ao papel dos profissionais embasados na área da enfermagem, estes estão diretamente marcados com essa essência do passado, o cuidado pelo fragilizado. Além da história afrodescendente e seu legado, houve também um breve comentário sobre a etnia indígena e seus rituais curandeiros, onde os chefes das tribos possuem a confiança da comunidade para realização de rituais, sobretudo com a utilização de ervas medicinais. Sem dúvidas a utilização dessas ervas é uma prática utilizada atualmente e corresponde a umas das maiores heranças deixadas pelos nossos ancestrais indígenas. 
A heroína Anna Nery
Anna Nery é considerada uma heroína brasileira, devido sua ativa participação na Guerra do Paraguai. Nascida na cidade de Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, a jovem mulher casou-se com apenas 23 anos com o capitão Antonio Isidoro Nery, com ele teve três filhos, dois tornaram- se médicos e um seguiu carreira militar. Com a eclosão da Guerra do Paraguai, seus filhos e um sobrinho foram convocados para a batalha, insatisfeita com a separação dos seus filhos e já viúva, ela escreve ao presidente da província da Bahia, oferecendo-lhe serviços de enfermagem para cuidar dos soldados que necessitavam de atendimento. Após o consentimento do seu pedido, Ana Nery vai até o Rio Grande do Sul, lá se agrega às irmãs da caridade de São Vicente de Paulo, com elas Nery aprende noções básicas de enfermagem. Com o fim da Guerra da Anna volta ao Brasil, com três órfãos de guerra e com uma grande dor pela perda de um de seus filhos. Devido sua dedicação e personalidade, ela deixou um grande legado na história, sendo a pioneira da enfermagem no país, recebeu muitas homenagens pela população da época e pelas autoridades de estado, sendo condecorada pelos seus feitos. Seu nome está registrado no livro de heróis da pátria desde 2009.
A Enfermagem na atualidade
Ao falar de enfermagem na atualidade, foi permitido uma reflexão a respeito dos desafios enfrentados pelos profissionais, desde a falta de material às longas cargas horárias de trabalho, que afetam diretamente na qualidade do atendimento do paciente. Ademais foi abordado a importância da empatia, nas relações entre profissional e paciente, dando ênfase a necessidade de realizar tal profissão com amor. Fomos conscientizados que somos cuidadores de humanos fragilizados, que carregam seu sofrimento e que devemos agir com respeito, atenção e profissionalismo, para amenizar as dores do paciente, sejam elas físicas ou psicológicas. Para fazer a diferença é preciso possuir o compromisso com o humano, assim como os grandes exemplos históricos fizeram: Anna Nery, Florence, Mary Sacoalle, Maria José todas marcadas pela dedicação e empenho, abandonando muitas vezes seus desejos para promover o bem ao próximo, que a essência de cada “anjo da enfermagem” possa acompanhar a trajetória profissional de cada um de nós.

Continue navegando