Buscar

educação ambiental 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Segundo Corvalán e Kjellström (1996) "a exposição humana a poluentes no ar, água, solo e alimentos - seja em episódios de alto nível, a curto prazo, ou exposições de baixo nível, a longo prazo - é um grande contribuinte para a mortalidade e a morbidade crescentes". Com relação a este tema, é INCORRETO dizer que:
		
	 
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros urbanos.
	 
	Esse problema se agrava, na medida em que as populações vão se expandindo, particularmente em centros rurais.
	
	Não se têm desenvolvido, de modo adequado, políticas públicas de caráter preventivo, tais como controles efetivos de contaminação do ar, da água e do uso do solo.
	
	A capacidade de estabelecer ligações entre dados de saúde e meio ambiente, e, portanto, entender a relação entre níveis de exposição e efeitos na saúde, é claramente vital, na tentativa de controlar exposições e proteger a saúde.
	
	A promoção da saúde está presente em praticamente todos os capítulos da Agenda 21 Global, principal documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD).
	
	 
	Ref.: 201407305113
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com relação à temática da Educação Ambiental, é INCORRETO afirmar que
		
	
	A escola é um espaço de ensino-aprendizagem, convivência e crescimento importante, no qual se adquirem valores vitais fundamentais.
	
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável
	
	A implementação da saúde pública, utilizando o método epidemiológico sob a ótica de uma abordagem ecossistêmica, pode ser colocada como um desafio a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças.
	 
	É na idade adulta que se adquirem as bases de comportamento e conhecimento, o senso de responsabilidade e a capacidade de observar, pensar e agir.
	
	Durante algum tempo, a educação na escola centrou sua ação nas individualidades, tentando mudar comportamentos e atitudes sem, muitas vezes, levar em conta as inúmeras influências provenientes da realidade socioeconômica, política e cultural na qual as crianças estavam inseridas.
	
	 
	Ref.: 201407278816
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na educação ambiental, discutimos a importância da Epidemiologia vista como disciplina que debate o processo de geração da doença por meio da atuação de fatores. Qual alternativa NÃO se relaciona a este debate?
		
	
	Depreende-se que, dada a capacidade criativa ou imaginativa do homem, com o avanço científico e tecnológico, as ações humanas muitas vezes impactam inadvertidamente o ambiente.
	 
	A capacidade inventiva do homem o salvará de sua degradação, uma vez que ele criará recursos artificais iguais aos naturais.
	
	Percebe-se que o homem é o causador de seus maiores problemas de escassez de recursos naturais
	
	Grande parte dos fatores ambientais que afetam a saúde humana é de natureza antrópica, ou seja, é desencadeada pelo próprio homem
	
	Observa-se a infinidade de novos fatores que estão somando-se aos antigos aos quais o homem moderno está exposto.
	
	 
	Ref.: 201407276827
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quanto ao papel da escola frente ao meio ambiente, podemos afirmar que:
		
	
	A escola não o lugar ideal para desenvolver programas de promoção e educação em saúde e de educação ambiental, de amplo alcance e repercussão, já que tais programas não exercem grande influência sobre as crianças e adolescentes nas etapas formativas mais importantes de sua vida.
	
	A escola não deve ser confundida com um hospital. A idéia de uma escola promotora de saúde é o reconhecimento implícito de que a educação em saúde não se faz somente por meio do currículo explícito, partem do programa escolar, mas com ações pedagógicas, de prevenção e promoção da saúde e de conservação do meio ambiente dirigidas à comunidade, exclusivamente realizadas em hospitais e postos de saúde.
	 
	A escola deve, mediante a criação de condições adequadas para a construção do conhecimento, recreação, convivência e segurança e apoiada pela participação da comunidade educativa, favorecer a adoção de estilos de vida saudáveis e condutas de proteção ao meio ambiente, mas, além disso, deve principalmente contribuir para a formação de cidadãos críticos e aptos para lutar pela transformação da sociedade e pela melhoria das condições de vida de todos
	
	A implementação da saúde pública e o estabelecimento de um ambiente mais saudável e uma melhor qualidade de vida, são atitudes que não se iniciam na escola, podendo ser colocada como um paliativo a todos que pretendem amenizar os problemas relativos às doenças, mas jamais sendo recomendadas.
	
	A promoção da saúde no âmbito escolar é um procedimento ineficaz, uma vez que assegurar o direito à saúde, ao meio ambiente saudável e à educação na infância é responsabilidade do governo de não das escolas.
	
	 
	Ref.: 201407278890
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável seja implementado, incluindo o geral e não tratando a saúde como uma questão unicamente individual, mas como resultante:
		
	
	de um uso do meio mais intenso
	
	de uma tecnologia mais avançada
	
	de processos de plantio mais eficientes na área de alimentação
	
	de controle melhor de vetores de doenças
	 
	de um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.
	
	 
	Ref.: 201407739731
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Pelicioni (2009), a promoção da saúde no âmbito escolar parte de uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário e social. Procura desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o cuidado com a saúde e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades educativas. Esta afirmação extraída de Pelicioni (2009), aponta para posturas que a escola deve adotar quando preocupada com a Epidemiologia Ambiental. Assinale a opção que NÃO representa uma perspectiva de trabalho escolar dentro dessa temática.
		
	
	Esclarecer quanto ao correto comportamento dos alunos durante surtos de gripe.
	 
	Resgatar valores morais que vêm se perdendo paulatinamente com a sociedade moderna.
	
	Explorar os temas fundamentais relativos às doenças sexualmente transmissíveis.
	
	Educar para o bom manejo do lixo domiciliar para evitar a proliferação de roedores.
	
	Promover campanhas de combate a focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue.
	
	 
	Ref.: 201407305104
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O objetivo fundamental da Educação Ambiental é permitir que os indivíduos e coletividades compreendam a complexidade do ambiente natural e dos sistemas artificiais, resultantes da interação de aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais. Além disso, está correto dizer que é objetivo da Educação Ambiental:
		
	
	Transfigurar a realidade ambiental do planeta para uma natureza sagrada.
	 
	Fazer com que os homens adquiram conhecimentos, valores, comportamentos e habilidades práticas para participar responsável e eficazmente na prevenção e solução de problemas ambientais bem como na gestão da qualidade de vida.
	
	Idealizar a vida no campo, sobretudo pelas classes sociais não diretamente envolvidas na produção agrícola.
	
	Buscar uma atitude de contemplação da vida selvagem, lugar de reflexão e de isolamento espiritual.
	
	Conservar o uso dos recursos naturais para a geração presente.
	
	 
	Ref.: 2014071076728a Questão
	
	
	
	
	Teoricamente, as escolas promotoras da saúde são aquelas que contam, exceto com:
		
	 
	problemas de buling entre os alunos
	
	instalações sanitárias adequadas
	
	com água potável
	
	um edifício seguro e confortável
	
	uma atmosfera psicológica positiva para aprendizagem

Continue navegando