Buscar

CASO CONCRETO DIREITO CIVIL 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO DIREITO CIVIL SEMANA 12
1 – 
A exigência não é válida e nos dias atuais, em face do artigo 135-A, do CP. trata-se de conduta criminosa. Na jurisprudência já havia posicionamentos entendendo que a exigência de cheque-caução como condição para internação de emergência é prática abusiva, devendo o hospital que adota esse tipo de conduta ser condenado ao pagamento de danos morais.
Para fins didáticos, eis a transcrição do Art. 135-A: Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial.
 
b) A resposta só pode ser pela negativa. A prestação de serviços hospitalares efetivamente ocorreu. Assim, deverão ser prestigiados os princípios da conservação dos contratos e função social. Não obstante o Código Civil preveja apenas a anulabilidade como consequência do estado de perigo, há entendimento doutrinário no sentido de que a parte prejudicada pode optar pela propositura de ação de revisão contratual, com base nos mesmos princípios: conservação dos contratos e função social. 
2- LETRA D
3- LETRA E

Continue navegando