Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Qualidade de vida do idoso
Camila Vargas
Daniela Ventura 
Janaína Alves 
 Existe um aumento considerável no número de pessoas que ultrapassam as idades de setenta e oitenta anos , neste ciclo a pessoa tem que se adaptar a mudanças profundas no vigor físico e no ambiente social. Na etapa da velhice a pessoa defronta com mudanças em seu ambiente social que requerem significativos esforços e adaptações. 
Introdução
 O lazer é uma alternativa para as mudanças desenvolvidas com o passar dos anos, é indicada como uma das intervenções de saúde mais significativas na vida das pessoas idosas.
 A atividade física é um benefício muito importante para o envelhecimento saudável, considerando que os exercícios corretamente prescritos e orientados desempenham importante papel na prevenção, conservação e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua saúde. 
Introdução
 Para FERRARI (1996) o lazer ainda não tem um consenso aos olhos dos estudiosos, o que se nota é uma mudança no lado psicológico e com o estilo de comportamento. DUMAZEDIER (1980) conceitua como um tempo para cada um tem para si, onde não tem ocupações obrigatórias. Para MEDEIROS (1980) como o espaço de tempo que não é comprometido, no qual se pode dispor livremente.
O LAZER DIÁRIO COMO FATOR DE QUALIDADE DE VIDA
 
 É necessário para o idoso a prática de atividades físicas no seu cotidiano, por trazerem satisfação e bem estar, dando ênfase ao envelhecimento saudável e a promoção da saúde do individuo através do exercício físico. MATSUDO (2001) fala que é desenvolvimento do ser humano, ao contrário do que se pensa, vem enriquecer e modificar a sua existência, além de trazer uma série de aspectos positivos para quem está nessa fase da vida.
 Os benefícios proporcionados pela atividade física para idosos	
 
 
Melhora as condições musculares (força e resistência) e articulares (mobilidade).
Melhora a flexibilidade.
Prevenir a melhorar as condições cardiorrespiratórias, bem como a circulação periférica.
Prevenir a obesidade.
Prevenir a descalcificação óssea(osteoporose).
Melhora a postura, a coordenação motora e o equilíbrio.
Desenvolver a auto estima, a auto imagem e a socialização, quando os exercícios são feitos em grupo.
Manter e promover a independência. 
DANTAS E OLIVEIRA apud Amorim, 2003,p 25
A pratica da atividade física proporciona, inúmeros benefícios:
 Verificou-se que a prática de exercício físico é fundamental para a vida dos ser humano, vindo proporcionar um bem estar físico e mental, como também a melhoria da estética e da vida social. 
 Portanto levar uma vida fisicamente ativa em qualquer fase da vida, é buscar uma existência mais prazerosa e benéfica, que no período da terceira idade , vem ampliar os momentos de diversão, ludicidade e principalmente, um envelhecimento saudável.
Conclusão
DANTAS, Estélio. H. M.; OLIVEIRA, Ricardo Jacó de. Exercício, maturidade e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Shape, 2003.
DUMAZEDIRE . J. Valores e conteúdos culturais do laser. São Paulo: sesc. 1980
FERRARI, M. A. C. Laser e ocupação do tempo livre na terceira idade. In: Papaléo Netto, M. Gerontologia. São Paulo: Athenceu, 1996. Cap. 10, p. 98-105.
MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha. Envelhecimento & atividade física. Londrina: Midiograf, 2001.
MEDEIROS, E. B. Educação para o laser. Boletim de intercâmbio. Sesc (3). Rio de Janeiro, Jul.1980.
Referência

Mais conteúdos dessa disciplina