Buscar

Grafeno: O Material do Futuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE FÍSICA
TÓPICOS DE FÍSICA
 GABRIELA JULIA ALVES MAIA GARCIA
GRAFENO
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite. Esse material, pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício
Histórico 
Andre Geim conhecido como o descobridor do grafeno e por demonstrações concretas da levitação magnética, onde conseguiu fazer um sapo levitar. O feito foi atingido graças a um aparelho capaz de criar um campo magnético até mil vezes mais potente que um ímã comum. A força produzida é suficiente para vencer a gravidade, fazendo com que o sapo (que estava vivo) flutuasse no ar de forma relativamente estável. 
O sapo foi escolhido com o objetivo de chamar a atenção, por apelo popular. Ele é um animal, na essência, não-magnético, mas se torna magnetizado por um processo conhecido como diamagnetismo induzido. Sabem que é impossível manter um corpo estacionário só com a força da gravidade e uma força magnética; o bicho não escapa da área magnetizada e cai no chão, porque o sapo não é um corpo estacionário, existe uma circulação permanente de elétrons dentro de seu corpo.
O que é o Grafeno?
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite. Esse material, pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício. Quando de alta qualidade, costuma ser muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já encontrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões ou seja bidimensional, sendo o primeiro material bidimensional encontrado.É um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões.
Basicamente, o grafeno é um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite, com a diferença de que possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono. Na prática, o grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino que existe. No grafeno os elétrons se comportam como se não tivessem massa.
Ele é produzido desde que o lápis foi inventado em 1564, sendo esse produzido sem que as pessoas soubessem que estavam produzindo ele.
Aplicações 
É crucial para o futuro da tecnologia, sendo considerado um dos salvadores do futuro tecnológico, acredita-se que o grafeno tem propriedades quânticas que permitirão que os novos circuitos fabricados com ele sejam menores e mais eficientes.
Pode ser aplicado na criação de fones de ouvido com qualidade nunca vista antes é a prova de que a aplicação do grafeno pode abranger diversos ramos diferentes da tecnologia. 
Entre os estudos realizados com o grafeno existem também alguns trabalhos que visam aplicar o material em uma nova espécie de cabo de transmissão de dados para a internet, a ideia é aproveitar toda a velocidade alcançada pelos elétrons no grafeno, nele as células se movem nele centenas de vezes mais rapidamente do que nos cabos atualmente utilizados.
Além de servir para a evolução dos mais diversos equipamentos eletrônicos, o grafeno também apresenta diversas outras aplicações, como por exemplo, purificar água, inclusive transformando a água salgada em potável.
Podemos assim concluir que este material pode inovar em todos os meios científicos, e que é capaz de agir em áreas que ainda desconhecemos, um material com muitas utilidades, de baixo custo e fácil acesso.

Outros materiais