Buscar

Teste AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil as discussões e argumentos acerca da utilização das células tronco para fins terapeuticos acirram longos debates qaue envolvem ciência e religião. Em relaçao às células trono, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
		Quest.: 1
	
	
	
	        
	As células em desenvolvimento não tem nenhuma correlaçao com a estrutura de um corpo, sendo apenas um emaranhado de células sem sinal de vida.
	
	      
	O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo. Basta que seja implantado no útero para que se forme um novo indivíduo.
	
	      
	Fatores religiosos não condizem com a realidade científica, sendo então ignorados no Braisl, não influenciando a legislação.
	
	      
	As células do nó embrionário, de onde são retiradas as células tronco, nas fases iniciais não possuem fisiologia adequada para manutenção da vida.
	
	      
	A partir da fusão do DNA do pai com o da mãe, já se constitui uma nova vida.
	
	
		2.
		O tecido de granulação é um tecido especializado indicador do processo de cicatrização, formado pela proliferação de células endoteliais vasculares e fibroblastos. De aparência rósea, lisa, granular na superfície das feridas. Para a formação do tecido de granulação, alguns fatores são importantes, principalmente envolvendo atividade imunitária. Assinale a alternativa que contenha a atividade imunitária de particular importancia para formaçao deste tecido:
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	Ação quimiotática dos leucócitos.
	
	      
	Reepitelização.
	
	      
	Coagulação.
	
	      
	Atividade plasmocitária.
	
	      
	Fibroplasia e formação da matriz.
	
	
		3.
		Nas primeiras 24 a 72 horas do processo de reparo,os fibroblastos e as células endoteliais vasculares se proliferam e formam um tipo especializado de tecido,denominado tecido de granulação,que é ponto referência do reparo tecidual. Assinale a alternativa que contenha característica do tecido de granulação:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O tecido de granulação é caracterizado pelo acúmulo de macrófagos ativados circundados por um colar de linfócitos e plasmócitos podendo apresentar, ainda, um envoltório de fibroblastos e tecido conjuntivo.
	
	
	O tecido de granulação é observado somente no processo de cicatrização tecidual.
	
	
	Durante as primeiras horas da formação do tecido de granulação, microscopicamente observa-se um acúmulo de células polimorfonucleares, macrófagos e fibroblastos.
	
	
	A inflamação granulomatosa é caracterizada pela formação de granuloma jovem caracterizado pelo acúmulo de macrófagos, fibroblastos e intensa angiogênese; e pela formação de granuloma maduro, caracterizado por deposição de colágeno.
	
	
	O tecido de granulação cicatricial maduro é caracterizado pela deposição de fibras colágenas e intensa angiogênese.
	
	
		4.
		Tumores são caroços ou protuberância desenvolvida pelo aumento anormal de uma parte ou da totalidade de um tecido que se multiplicam. Podem ser benignos ou malignos . As células NK (Natural Killer) e os macrófagos podem destruir células tumorais quando estão ativados este mecanismo esta melhor representado por:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Por mecanismos semelhantes no ataque microbiano com a produção de metabótios do oxigênio e TNF.
	
	
	Pelo acionamento do FAS ligante levando a célula a apoptose.
	
	
	Pela produção de Perforina e granenzima B.
	
	
	Pelo mecanismo da fogocitose e apoptose
	
	
	Pela produção de Perforina e granenzima B e metabólitos do oxigênio.
	
	
		5.
		As lesões celulares podem ser classificadas como reversíveis ou irreversíveis. São inúmeras as causas das lesões celulares, onde podemos classifica-las em alguns grupos. Assinale a alternativa FALSA em relação justificativa das causas das lesões celulares.
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	Metabolismo retardado
	
	      
	Agentes infecciosos
	
	      
	Falta de oxigênio
	
	      
	Reações imunológicas
	
	      
	Agentes químicos e drogas

Outros materiais