Buscar

EDUCAÇAO NUTRICIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Em relação ao consumo alimentar, é consenso que, no século XX, mudanças ocorridas na estrutura familiar, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, influenciaram o padrão alimentar, sendo incomuns refeições com horários definidos e cardápios elaborados para o consumo em família, especialmente nas grandes cidades, onde as atividades são exercidas em diferentes horários e contextos. Na atualidade, entre os determinantes do consumo alimentar, também se destaca, em diferentes culturas, a influência da globalização, mais perceptível nas zonas urbanas, onde se observa o consumo exagerado de alimentos industrializados a partir da influência norte-americana nos costumes de diferentes países. (SANTOS, 2005).
Em relação aos fatores determinantes do comportamento alimentar, marque a alternativa correta.
I. A mídia não apresenta poder de persuasão sobre a compra de alimentos, pois cada indivíduo tem a autonomia de comprar o alimento o que deseja comprar.
II. O comportamento alimentar é modificado apenas pelos aspectos nutricionais.
III. O referencial teórico acima reforça como a globalização e a modernização influência diretamente na alimentação das famílias, salientando a banalização e os descasos que a alimentação sofre, devido essas influências.
IV. A neofobia é um transtorno alimentar muito comum em crianças e influencia a formação do hábito alimentar.
V. O modelo transteorético é muito utilizado em programas de intervenção nutricional.
Estão certos apenas os itens:
 
 
	
	
	
	
	II,III e V.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, III, IV e V.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	I, III e V.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Os recursos audiovisuais são comumente utilizados no processo de ensino/ aprendizagem. Identifique abaixo as vantagens de sua utilização. I. Maior compreensão do assunto; II. Despertam o interesse; III. Favorecem uma aprendizagem mais rápida; IV. Mostram exemplos mais reais; V. Facilitam a explanação; VI. Estimulam a participação do educando.
	
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II, III e V
	
	
	São verdadeiras as alternativas III, IV e V
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e III
	
	
	São verdadeiras todas as alternativas
	
	
	São verdadeiras as alternativas I e III;
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Relacione as colunas.
De acordo com cada uma das situações apresentadas, indique o elemento que compõe o comportamento alimentar .
1. Afetivo
2. Cognitivo
3. Situacional
a. Estudante de enfermagem que começa a ingerir pelo menos 3 porções de frutas/dia após uma consulta com o nutricionista.
b. Adolescente que não ingere vitamina de manga porque desde a infância escuta da mãe que essa é mistura é muito perigosa.
c. Criança de 5 anos que logo após o jantar bem solicita a mãe uma mamadeira de mingau de aveia.
d. Mulher que após ser demitida de seu emprego começar a comer compulsivamente e engorda 10 Kg em um mês após a demissão.
e. Adolescente com diagnóstico de obesidade infantil apresenta motivação pessoal mas dificuldade em seguir as recomendações da reeducação alimentar proposta pela nutricionista pois a despensa de sua casa está repleta de alimentos de alta densidade calórica.
f. Secretária doméstica que "adora" frutas e verduras as consome apenas durante a semana, pois nos finais de semana vai para sua casa e não tem condições financeiras de adquirir tais alimentos.
	
	
	
	
	a - 1, b -2, c - 3, d - 2, e - 3,  f -3
	
	
	a - 1, b -1, c - 2, d - 2, e - 3,  f - 1
	
	
	a - 2, b -2, c - 1, d - 1, e - 3,  f -3
	
	
	a - 3, b -2, c - 1, d - 3, e - 3,  f -1
	
	
	a - 3, b -3, c - 2, d - 2, e - 3,  f -3
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Considerando a formação do comportamento alimentar e os elementos que o compõem, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	O elemento cognitivo do comportamento alimentar está relacionado ao conhecimento sobre alimentação e nutrição, geralmente embasado no conhecimento científico prévio do indivíduo.
	
	
	O comportamento alimentar pode ser determinado por incompatibilidades em relação a algum estado fisiológico do indivíduo ou entre os próprios alimentos, mas geralmente não é influenciado por proibições, causada por motivos religiosos, valorização socioeconômica e cultural.
	
	
	Na prática do nutricionista, preconceitos, crenças, tabus, ritos e tradições alimentares não devem ser levados em consideração quando se busca entender o comportamento alimentar do individuo.
	
	
	O componente afetivo está ligado ao sentimento sobre os alimentos e que motivam as práticas alimentares, que vão além das necessidades fisiológicas, como segurança, afeto, autoestima, auto realização e aprovação social.  
	
	
	O elemento situacional do comportamento alimentar inclui apoios estruturais, coerção social, normas e padrões culturais, mas não é influenciada por questões econômicas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O nutricionista de um programa de alimentação escolar de um município verificou, em entrevista com um grupo de estudantes de uma escola pública, um elevado consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e frituras, e um baixo consumo de produtoss lácteos, frutas e verduras, o que deixou evidente a necessidade de implementação de estratégias de educação nutricional para o grupo. Na mesma entrevista, foi também constatado que os estudantes não tinham a intenção de mudar seu comportamento alimentar, pois consideravam adequados, práticos e saborosos os alimentos que consumiam com maior frequência. Além disso, não identificavam risco em sua prática alimentar. Em que fase do modelo transteórico os mesmo se encontram?
	
	
	
	
	manutenção
	
	
	preparação
	
	
	contemplação
	
	
	pré-contemplação
	
	
	ação

Outros materiais