Buscar

peças pratica simulada I semana 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DA ___ VARA DO TRABALHO DO MUNICIPIO DE...
(10 LINHAS)
 ALFA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., com endereço na Rua..., nº..., Bairro..., Município..., UF..., CEP..., endereço eletrônico..., por intermédio do seu advogado in fine assinado com endereço para fins de intimações na Rua..., nº..., sala..., Bairro..., Município..., UF..., CEP..., endereço eletrônico..., vem perante este douto juízo nos termos do 853 a 855 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ajuizar
AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
 pelo rito especial , em face de LEONEL PEREIRA, nacionalidade..., estado civil..., diretor de sociedade cooperativa, CI nº..., CPF nº..., CTPS nº..., PIS nº..., domiciliado na Rua..., nº..., Bairro..., UF..., CEP..., endereço eletrônico..., pelos fatos e fundamentos abaixo aduzidos.
I – DA TEMPESTIVIDADE
 Excelência! O REQUERIDO foi suspenso à 2 (dois) dias em vista da falta grave cometida, com isso o REQUERENTE fez uso da faculdade presente no artigo 853, caput, da CLT no que dispõe sobre a suspensão do empregado, instaurando o presente inquérito dentro dos trinta (30) dias previstos na consolidação sendo o dispositivo legal reforçado com o entendimento presente na sumula 403 do Supremo Tribunal Federal (STF). Veja:
 “Art. 853 CLT - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.”
 “Súmula 403
É de decadência o prazo de trinta dias para instauração do inquérito judicial,
a contar da suspensão, por falta grave, de empregado estável.”
 Portanto a presente ação é plenamente tempestiva uma vez que encontra-se dentro do prazo decadencial positivado e sumulado.
II – DA NECESSIDADE DE INQUÉRITO JUDICIAL
use de outros mei os para re sol ve r e ste p roble ma. 
 
 Consoante o disposto no art.55 da Lei 5764/71 os membros dirigentes de cooperativas possuem estabilidade no emprego, e gozarão das garantias asseguradas pelo artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho. Sendo assim vale ressaltar que uma vez estável o empregado dirigente sindical somente poderá ser dispensado do trabalho perante cometimento de uma falta grave, devidamente apurada nos termos da Le i 5764/71, no artigo 543, §3º, da Consolidação das Leis do Trabalho. 
III – DA FALTA GRAVE
 Ocorre que o REQUERIDO é diretor titular de sociedade cooperativa da há cerca de um ano, sendo assim então é detentor de estabilidade provisória. Porém, o REQUERIDO não está liberado de cumprir sua jornada de trabalho. 
 O mesmo, vem apresentando reiteradas faltas e atrasos sem justificativas, sendo assim, todos devidamente punidos em formas de advertências e suspensões pelo REQUERENTE. Acontece que a situação só vem se agravando a cada dia mais, tornando-se cada vez mais reincidente em suas faltas. Nesse sentido nos diz o artigo 482, alínea “e” da CLT:
 “Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
 e) desídia no desempenho das respectivas funções”.
IV - DOS HONORÁRIOS ADVOCATICIOS
 No mais e observando o disposto no artigo 791-A da CLT deve a RECLAMADA ser condenada em honorários advocatícios. Nesse sentido tem-se:
 ““Art. 791-A.  Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.”
V – DOS PEDIDOS
 Por todo o exposto é que se requer:
A – Seja reconhecido por Sentença a falta grave acima tratada, com a consequente resolução do contrato de trabalho com data retroativa a suspensão pela falta cometida;
B – Seja o REQUERIDO condenado a pagar honorários advocatícios no percentual de 15% (quinze por cento)
VI – DA CITAÇÃO
 Requer que seja o REQUERIDO citado para comparecer à audiência e apresentar defesa, sob pena de REVELIA e CONFISSÃO quanto a matéria de fato.
VII – DAS PROVAS
 Protesta por todos os meios de prova admitidos em direito e sua produção em momento oportuno
VIII – DO VALOR DA CAUSA
 Dá-se a causa o valor de R$...
IX – DOS REQUERIMENTOS FINAIS
 Requer a procedência dos pedidos, condenando o REQUERIDO a arcar com os ônus da sucumbência e a pagar os honorários advocatícios.
Nestes termos, pede e espera deferimento.
Local, data 
 Advogado e nº OAB

Continue navegando