Buscar

INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DA X VARA DO TRABALHO DE BALSAS/MARANHÃO
METALÚRGICA AÇO FORTE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº 124.569.344/0001, com sede no endereço Rua Uirapuru, n. 03, Conjunto Industrial, Balsas/MA, por intermédio de seu advogado (procuração anexa), com escritório na Rua X, vem, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no fulcro no artigo 494, 853 a 855 da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o artigo 319 do Código de Processo Civil de 2015, propor 
INQUÉRITO JUDICIAL PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
em face de AUGUSTO DOS ANJOS, brasileiro, casado, metalúrgico, portador da CTPS n. 201551/011, residente e domiciliado na Rua Argentina, n. 02, Jardim das Américas, Balsas, Maranhão, onde recebe suas intimações, pelos fundamentos de fato e de direito a seguir expostos:
I – DOS FATOS
O Requerido, empregado da Requerente, foi admitido em 20/06/2018 para exercer as funções de torneiro mecânico, percebendo como último salário a quantia de R$ 1.830,00/mês, sendo eleito dirigente sindical no dia 20/10/2018. Todavia, em 01/12/2019, durante greve deflagrada na empregadora, o Requerido agrediu fisicamente o diretor da empresa, seu superior hierárquico e, ainda, depredou vários veículos da empresa. Diante da situação, o Requerido foi suspenso do trabalho de forma disciplinar.
II – DOS FUNDAMENTOS
II. A DA ESTABILIDADE PROVISÓRIA DO DIRIGENTE SINDICAL E DA NECESSIDADE DO INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DA FALTA GRAVE.
Conforme relatado, o Requerido, empregado estável nos termos do art. 8º, inciso VIII, da CF/88 e art. 543, § 3º da CLT, cometeu falta grave nos termos da lei. Isto porque, além de depredar propriedade da empresa, agrediu fisicamente seu superior hierárquico, configurando falta grave nos termos do disposto no artigo 482, alíneas b e k, da CLT.
Nos termos do artigo 494 da CLT, objetivando a resolução do contrato de trabalho individual de empregado estável, a empregado deverá comprovar, por meio do presente inquérito, a existência de falta grave por ele cometida. Aliás, a obrigatoriedade da interposição do inquérito também foi prevista na Súmula 379 do TST, além das Súmulas 197 e 403 do STF. Diga-se, aliás, que a presente ação é distribuída dentro do prazo decadencial de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado Requerido.
Desta forma, o Requerente pretende o reconhecimento da falta grave cometida pelo Requerido, e, como consequência, a extinção motivada do contrato de trabalho, com data a partir da suspensão.
III – DOS PEDIDOS
Por todo o exposto, a Requerente pede que seja julgada procedente a presente ação para, reconhecendo a existência de falta grave cometida pelo Requerido, extinguir o contrato Individual do trabalho, por justa causa, a partir da data da suspensão disciplinar aplicada.
IV – DOS REQUERIMENTOS
Requer a notificação do Requerido para querendo, compareça em audiência a ser designada pelo juízo, e, apresente a sua contestação.
Requer, ainda, a produção de todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente, o depoimento pessoal do Requerido, a oitiva de testemunhas, bem assim, a produção de prova documental.
Dá-se à causa o valor de R$ 10.000,00
Termos em que, pede deferimento.
Balsas - Maranhão
Advogado
OAB/Nº X

Continue navegando