Buscar

DISCURSIVA FINAL SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final - Discursiva
Sociedade, Educação e Cultura
 Prova: 5228628
QUESTÃO:
1-Trata-se de tema usual nós encontrarmos afirmações que defendem a educação como um dos caminhos para que os indivíduos possam fazer parte do mercado de trabalho, assim como que a educação deve preparar para cidadania, formando indivíduos críticos. Nesse contexto, disserte sobre os desafios que a educação assume em nossa época.
RESPOSTA ESPERADA:
O mercado de trabalho é marcado por inovações técnicas, o que por sua vez promove a extinção e surgimento de atividades e profissões. Por outro lado, a educação se apresenta como frágil, desde o Ensino Fundamental, o que repercutirá na má formação humanística e baixa qualificação da mão de obra; gerando desemprego, criminalidade e violência. Diante deste cenário, a educação e formação da mão de obra podem contribuir com soluções criativas e viáveis economicamente e trabalhar num contexto de alta tecnologia, automação industrial, de mudanças e insegurança constantes, e até, quem sabe, de economia solidária, cooperativismo e associativismo.
QUESTÃO:
2-Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, preocupou-se em defender que a Sociologia deve ter como objetivo compreender 'como e por que' nascem as normas, padrões e as hierarquias sociais, e se debruçou exaustivamente a fim de explicar como estas funcionam. Conforme este sociólogo, que cuidados metodológicos e que aspectos das manifestações sociais os cientistas devem levar em consideração ao estudar e analisar a sociedade?
RESPOSTA ESPERADA:
Os cientistas que pretendem fazer sociologia devem cuidar para não proferir pressupostos valorativos, juízos de valor e/ou transferir concepções de mundo à realidade. Por outro lado, a análise e explicação sociológica deve considerar as experiências dos indivíduos e os sistemas/contextos culturais e sociais nos quais estes atores estão inseridos.
Max Weber considerou que a Sociologia precisa compreender os fenômenos "no nível do significado" dos atores, o que os atores (indivíduos) veem e sentem durante suas ações na sociedade, considerando seu contexto social.
Weber considera que cabe ao homem moderno enfrentar seu destino frente às exigências do cotidiano sem aguardar salvadores e novos profetas do tempo presente.
Weber estimula também a autorreflexão contínua na academia e na universidade sobre as tradições e a modernidade, como um recurso indispensável à compreensão da realidade de nossa sociedade.

Continue navegando