Buscar

Propriedade intelectual, direito e ética Aula 9

Prévia do material em texto

Ref.: 201707407581
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Patente de Invenção refere-se a produtos ou processos absolutamente novos, que não decorram da melhora daqueles já existentes. O prazo máximo de proteção é de 20 anos, a contar:
		
	
	da licença compulsória.
	
	da oposição feita por terceiros sobre o pedido de depósito.
	
	da data da concessão da carta patente.
	 
	da data do depósito do pedido.
	
	da morte do inventor.
	
	 
	Ref.: 201707407586
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Desenho Industrial é a forma plástica de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, propiciando resultado visual novo e original. O prazo de proteção, feito o depósito do pedido, do Desenho Industrial vigora por:
		
	
	20 (vinte) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 5(cinco) períodos sucessíveis de 3 (três) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
	5 (cinco) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 10 (dez) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 50 (cinquenta) anos.
	
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por 2 (dois) períodos sucessíveis de 6 (seis) anos, até atingir o prazo máximo de 12 (doze) anos.
	
	15 (quinze) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3 (três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco anos).
	 
	10 (dez) anos contados da data do depósito, prorrogáveis por mais 3(três) períodos sucessíveis de 5 (cinco) anos, até atingir o prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos.
	
	 
	Ref.: 201707407578
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A forma de proteção e identificação de produto ou serviço como originário de um local, quando determina reputação, característica e qualidade que possam ser vinculadas a sua origem peculiar, é determinado na Lei de propriedade Industrial como:
		
	
	Desenho Industrial.
	
	Patente de Invenção.
	
	Marca notoriamente conhecida.
	
	Marca de Auto-renome.
	 
	Indicação Geográfica.
	
	 
	Ref.: 201707389420
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Lei 9279, Lei de Propriedade Industrial, de 14 de maio de 1996, considera Desenho Industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores. Este, o Desenho Industrial, não se confunde com Desenho Artístico, que tem como característica principal:
		
	
	o Desenho Artístico refere-se ao Desenho de um produto de fabricação replicável
	
	o Desenho Artístico tem prazo de proteção de 10 anos, prorrogáveis por 3 períodos de 5 anos
	
	o Desenho Artístico é a expressão artística aplicável a fins industriais
	 
	o Desenho Artístico é a expressão artística não aplicável a fins industriais
	
	o Desenho Artístico não contempla autoria da obra
	
	 
	Ref.: 201707367129
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Lei da Propriedade Industrial determina o que é ou não patenteável. Considerando essa norma, os itens passíveis de patenteamento incluem:
		
	
	c) novos métodos cirúrgicos para aplicação ao corpo humano
	
	a) uma nova teoria científica capaz de demonstrar as razões da falta de eficiência energética de determinados geradores
	 
	e) um objeto de uso prático suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional em sua fabricação
	
	b) novos programas de computadores.
	
	d) um esquema de novo método publicitário
	
	 
	Ref.: 201707389418
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O autor de invenção ou modelo de utilidade tem assegurado pela legislação, Lei 9279, de 14 de maio de 1996, Lei de Proteção a Propriedade Industrial, o direito de obter uma patente e com ela o direito a sua propriedade e exploração tecnológica. O prazo de proteção desta patente começa a contar a partir:
		
	
	do momento da exploração da tecnologia
	
	da criação da obra
	 
	da data do depósito do pedido
	
	da publicação da obra
	
	do momento da venda da tecnologia
	
	 
	Ref.: 201707384722
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quem pode ser titular de uma patente?
		
	
	A empresa, instituição (pessoa jurídica), ou o próprio inventor (pessoa física), podem requerer a titularidade de uma patente no órgão competente do país de interesse.No Brasil, a instituição responsável pela concessão é a OEA- Organização dos Estados Americanos.
	
	A empresa, instituição (pessoa jurídica) é única que pode requerer a titularidade de uma patente no órgão competente do país de interesse. No Brasil, a instituição responsável pela concessão é o INPI ¿ Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
	 
	A empresa, instituição (pessoa jurídica), ou o próprio inventor (pessoa física), podem requerer a titularidade de uma patente no órgão competente do país de interesse.No Brasil, a instituição responsável pela concessão é o INPI ¿ Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
	
	Qualquer pessoa que tenha conhecimento sobre um invento. No Brasil, a instituição responsável pela concessão é a ONU- Organização das Nações Unidas.
	
	O próprio inventor inventor (pessoa física), é o único que pode requerer a titularidade de uma patente no órgão competente do país de interesse. No Brasil, a instituição responsável pela concessão é o INPI ¿ Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
	
	 
	Ref.: 201707369009
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A patente, para seu efetivo registro, deve cumprir os seguintes requisitos: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. O requisito da atividade inventiva se caracteriza por:
		
	
	Ter a inciativa da empresa
	 
	Não ser óbvia para um técnico no assunto
	
	Ser um produto para consumo ou um processo para produção.
	
	Não necessidade de registro
	
	Ter a iniciativa do empregador

Continue navegando