Buscar

Politetrafluoretileno Teflon

Prévia do material em texto

Politetrafluoretileno
Politetrafluoretileno (PTFE) é um polímero conhecido mundialmente pelo nome comercial teflon.
O material tem seu histórico iniciado no ano de 1938. Roy Plunkett, um químico da época, pesquisando refrigerantes notou que algo impedia a passagem de gás tetra-fluoretileno na tubulação. Tratava-se do produto da polimerização do gás: o politetrafluoretileno. O material apresentava-se liso, de cor branca e baixa reatividade, que foi nomeado de Teflon.
Sua reação de obtenção se realiza pela polimerização de adição do tetrafluoreteno, 2FC=CF2 e o polímero (2FC-CF2)n-. Para que essa reação ocorra, a pressão deve atingir 50 000 atm.
A principal virtude deste material é que é uma substância praticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais. Isto se deve basicamente a proteção dos átomos de flúor sobre a cadeia carbonada. Esta reduzida reatividade permite que a sua toxicidade seja praticamente nula. Outra característica é sua impermeabilidade mantendo, portanto, suas propriedades em ambientes úmidos. Por estas características especiais é usado como revestimento de utensílios domésticos, tais como panelas e, principalmente, frigideiras antiaderentes. Ele é usado com essa finalidade, pois possui alta resistência ao calor e baixa aderência, assim há menos riscos de o alimento ficar grudado na panela.
Por tudo isso, ele também é utilizado em equipamentos químicos para indústrias (como nos canos, válvulas e registros desses equipamentos), em engrenagens, mancais e gaxetas e em isolamento elétrico. Ele é usado também na forma de fita para evitar vazamentos de água, antenas parabólicas, torneiras e na fabricação de órgão artificiais.
Uma das grandes discussões hoje em questão é a toxicidade ou não do material. Sabemos que a pirólise do Teflon começa por volta de 220°C, porém cientistas acreditam que só fará mal à saúde se a temperatura em que o produto é exposto for maior do que 250°C. A pirólise gera alguns gases tóxicos como produtos da reação, esses podem ter diversos efeitos nos seres humanos e nos outros animais e podem até mesmo parecer com sintomas semelhantes aos do vírus da gripe.
Para termos uma noção, a carne é frita entre 200-232ºC e o ponto de fumo da maioria dos óleos é antes de 260°C. Por isso, é muito importante sabermos quais materiais podemos e não podemos usar em certas situações do nosso dia.

Continue navegando