Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA A1C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva Online (A1C)
Para saber mais clique em Nova Avaliação Discursiva.
Questão A
“Pesquisas mostram que a grande maioria dos brasileiros está infeliz no emprego.
Depois de dez anos na mesma empresa, João estagnou. Já tinha passado por diversos setores, mudado de cidade, coordenado equipes e ajudado a lançar campanhas de produtos. Estava infeliz. Não acreditava mais naquele projeto, não via por onde ir e tinha sofrido assédio moral. Naquele ponto de sua vida, o paulistano João de Lorenzo Neto, 34 anos, tinha duas opções clássicas: seguir infeliz num cargo de gerência ou jogar tudo para cima e viver do seu hobby favorito, a fotografia. Nem um nem outro. João fugiu do óbvio. “Não queria jogar fora uma década de experiência”, recorda. “E, em vez de levar a minha habilidade profissional para o hobby, decidi levar todo o prazer que sinto no hobby para o profissional.” Ele mudou a lente, ajustou o foco, ampliou suas possibilidades e deu um novo tratamento à sua carreira. Aceitou a proposta de uma empresa concorrente que estava lançando um projeto novo, abraçou a causa e hoje, mesmo trabalhando mais horas por dia, sente-se pleno.” (Fonte: https://istoe.com.br/170174_OS+SEGREDOS+DE+QUEM+E+FELIZ+NO+TRABALHO/) 
Praticamente todas as empresas buscam aumentar a produtividade e historicamente existiram vários estudos neste campo desde a Administração cientifica. Verificou-se que a produtividade pode ser aumentada por meio bem-estar do empregado. Com base nesta afirmação explique o estudo desenvolvido por Maslow (Qual o nome da sua teoria e em que ela é baseada? Cite, explique e exemplifique).
R: Este exercício trata do tema que é : A Pirâmide de Maslow, que também é conhecida como a Hierarquia das Necessidades Humanas. O psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) desenvolveu a Teoria da Hieraquia das Necessidades Humanas e elencou estas em um total de cinco, sendo: 
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS - são consideradas as básicas. Comer, dormir e outros.
NECESSIDADES DE SEGURANÇA - ter estabilidade no emprego.
NECESSIDADES SOCIAIS - fazem parte das relações humanas. Amizade, contato com grupos sociais.
NECESSIDADES DE AUTOESTIMA - ser respeitado no local de trabalho.
NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO - conseguir o objetivo tão desejado. A promoção para o cargo de supervisor.
Questão B
“ Garantir que a equipe da sua empresa compartilhe os mesmos valores tem sido preocupação de muitos empreendedores. (...) Cultura organizacional é entendida como o conjunto de valores e crenças que define uma organização, orienta o comportamento das pessoas, é expressa em símbolos e se desdobra em seus sistemas. Cultura é o que determina as ações e decisões de uma empresa.” (Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/a-importancia-de-ter-uma-cultura-organizacional-no-negocio/).
A cultura organizacional é essencial nas organizações, seja ela vista do lado de dentro da empresa com olhos de funcionários ou com olhos externos dos clientes. Com base nesta afirmativa explique o que vem a ser o iceberg da cultura.
R: A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de preceitos e valores que são compartilhados por cada organização. Cada empresa possui a sua Cultura Organizacional.
Em uma organização, o Iceberg da Cultura Organizacional representa aquilo que pode ser visto no dia a dia de uma empresa, ou seja, faz referência aos artefatos. Neste sentido, podemos observar que estão presentes no Iceberg da Cultura Organizacional são eles: Estrutura física e layout, Forma de comunicação e Vestuário.

Outros materiais