Buscar

Questoes perocesso penal

Prévia do material em texto

Processo Penal-
 Recursos
1-Sobre os recursos no processo penal, é correto afirmar: 
Parte superior do formulário
 a)Por falta de capacidade postulatória, é vedada a interposição de recurso pelo réu. 
 b)Em caso de indeferimento de representação por prisão preventiva feita por autoridade policial, o Delegado de Polícia poderá interpor recurso em sentido estrito. 
 c)É cabível protesto por novo júri em caso de condenação superior a 20 anos. 
 d)Os embargos infringentes e de nulidade são exclusivos da defesa. 
 e)O regime de celeridade e informalidade do Juizado Especial Criminal é compatível com a impossibilidade de embargos de declaração nos casos submetidos à sua jurisdição. 
GABARITO: LETRA D
 
LETRA A – INCORRETA:
O réu, mesmo sendo leigo, tem ampla legitimidade para interposição recursal.
Apenas a apresentação das razões exigirá capacidade postulatória.
         Art. 577, CPP:  O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo RÉU, seu procurador ou seudefensor.
 LETRA B – INCORRETA:
Delegado de policia não tem legitimidade para interpor recursos.
         Art. 577, CPP: O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seudefensor.
        Parágrafo único.  Não se admitirá, entretanto, recurso da parte que não tiver interesse na reforma ou modificação da decisão.
 LETRA C – INCORRETA:
A Lei nº. 11.689 /08 revogou os Arts. 607 e 608, CPP que previam o protesto por novo júri.
A partir da entrada em vigor da Lei nº. 11.689 /08, NÃO será mais possível que a defesa interponha esta espécie recursal.
 LETRA D – CORRETA:
Os embargos infringentes e de nulidade estão previstos no artigo 609, p.ú., CPP 
     Art. 609, p.ú., CPP:  Quando não for unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, admitem-se EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, que poderão ser opostos dentro de 10 dias, a contar da publicação de acórdão, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto de divergência. 
 LETRA E – INCORRETA:
  Cabem embargos de declaração em juizado especial.      
        Art. 83, Lei 9.099/95 - Cabem embargos de declaração quando, em sentença ou acórdão, houver obscuridade, contradição ou omissão        
        § 1º Os embargos de declaração serão opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da ciência da decisão.
        § 2o Os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de recurso.    
        § 3º Os erros materiais podem ser corrigidos de ofício
2-Sobre os recursos em processo penal, de acordo com entendimento sumulado, é correto afirmar: 
Parte superior do formulário
 a)A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta. 
 b)Fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, embora despachada tardiamente. 
 c)O conhecimento de recurso de apelação do réu depende de sua prisão. 
 d)Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, não está sujeita a recurso ex officio. 
 e)É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro. 
GABARITO: E 
 a) A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, impede o conhecimento da apelação por este interposta. Errado.
STF SÚMULA 705
A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta.
 b) Fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, embora despachada tardiamente. Errado.
STF Súmula 428
Não fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, embora despachada tardiamente.
 c) O conhecimento de recurso de apelação do réu depende de sua prisão. Errado.
STJ SÚMULA 347 
O conhecimento de recurso de apelação do réu independe de sua prisão.
 d) Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, não está sujeita a recurso ex officio. Errado.
STF SÚMULA 344
Sentença de primeira instância concessiva de habeas corpus, em caso de crime praticado em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, está sujeita a recurso ex officio.
  e) É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro. Certo.
STF SÚMULA 708
É nulo o julgamento da apelação se, após a manifestação nos autos da renúncia do único defensor, o réu não foi previamente intimado para constituir outro.
3- Com relação aos recursos em matéria criminal, assinale a alternativa correta. 
Parte superior do formulário
 a)Em sendo indeferido pedido de produção de provas quando da apreciação da Resposta à Acusação do réu, caberá a interposição de Recurso em Sentido Estrito.
 b)No curso do cumprimento das penas privativas de liberdade, a decisão que indefere os pedidos de progressão de regime e livramento condicional é atacável mediante o Recurso de Apelação, a ser interposto no prazo de oito dias, a contar da data da publicação do despacho.
 c)No rito do Tribunal do Júri, contra a decisão que determina a impronúncia do acusado, o Ministério Público poderá interpor Recurso em Sentido Estrito.
 d)A ausência de recurso do órgão acusatório em face de sentença condenatória proferida por Juiz singular impede que o Tribunal venha a aumentar, de ofício, a pena aplicada ao réu. 
 e)Da decisão não unânime proferida por Tribunal, as partes poderão opor Embargos Infringentes ou de Nulidade, no prazo de 10 dias, a contar da publicação do acórdão. 
letra E: CPP
Art. 609. Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.           
        Parágrafo único.  Quando não for unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que poderão ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicação de acórdão, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto de divergência. 
4- Tendo respondido a ação penal por crime de roubo, Márcio foi condenado, em primeira instância, a pena privativa de liberdade. Intimado pessoalmente, ele pretende recorrer da sentença proferida.
Nessa situação hipotética, o recurso
Parte superior do formulário
 a)cabível é a apelação criminal, no prazo de cinco dias, podendo as respectivas razões recursais ser apresentadas na instância superior.
 b)cabível é o recurso em sentido estrito, o qual devolve a sentença à apreciação do magistrado, para fins de juízo de retratação.
 c)não será admitido se Márcio não estiver recolhido na prisão.
 d)cabível é a apelação criminal, com o termo e as respectivas razões recursais apresentados em petição única, no prazo de quinze dias.
 e)não será admitido se seu defensor não apresentar as razões recursais, ainda que Márcio tenha tempestivamente assinado o termo recursal. 
Art. 593
Caberá APELAÇÃO no prazo de 5 dias:
I - das sentenças definitivas de condenação ou absolvição proferidas por juiz singular;
 
Gabarito A
5-Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando