Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (888888) -Língua Brasileira de Sinais - Libras (88888)
 Prova: 88888
QUESTÃO:
1. Para que ocorra a escolarização, e a educação aconteça com sucesso, apenas o empenho e a dedicação da instituição escolar não são suficientes. Esta é uma ação que pressupõe um trabalho mais envolvente e articulado. Descreva como isto deve ocorrer.
RESPOSTA ESPERADA:
Só o trabalho desenvolvido pela escola não é suficiente para a garantia da aprendizagem do surdo na escola. É necessária uma ação articulada e contínua entre as instituições família e escola. O acompanhamento e a articulação da família são condições indispensáveis para o progresso na aprendizagem do surdo.
Definir, por parte dos pais, por uma forma de comunicação para que aconteça o ingresso do filho na escola não basta, faz-se necessário interesse, carinho, atenção.
O acompanhamento da família precisa ser até mais intenso, para que o aluno surdo possa ser incluso na escola e, desta forma, sua socialização vai ocorrendo num clima de segurança e normalidade.
A Libras não pode ser aprendida somente pelo surdo, o ouvinte que convive com ele também precisa aprender e fazer uso quando na convivência com a pessoa surda.
A família é a base do sucesso da educação do surdo. Cabe à família noções e práticas cotidianas de higiene, de convivência e respeito.
QUESTÃO:
2. Na sala de aula ou no nosso dia a dia, faz-se necessário aprender a Língua Brasileira de Sinais – Libras – para poder se comunicar com toda a comunidade surda. Contudo, apenas aprender a língua não é o suficiente; para obter uma boa comunicação com um aluno surdo, devemos levar em consideração alguns aspectos que são fundamentais. Portanto, descreva três desses aspectos importantes na comunicação com o surdo.
RESPOSTA ESPERADA:
*Falar em frente ao aluno, olhando-o.
*Usar frases curtas.
*O seu tom de voz deve ser normal, apenas deve falar pausadamente, articulando bem as palavras, cuidar para não ter nenhum objeto na boca.
*Ser expressivo, mas não deve bater, nem cutucar, apenas deve tocar delicadamente. 
*Solicitar a participação dos pais, principalmente no auxílio à aprendizagem da escrita.
*Aprender no mínimo o básico de Libras.
*Ter bastante paciência.
*Caso o aluno não esteja compreendendo os sinais, usar outras formas de comunicação, como o desenho e a escrita.

Outros materiais