Buscar

Fichamento Midia Online Producao Conteudo

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Luiza dos Santos Moreira
Trabalho da disciplina Mídia Online e Produção de Conteúdo,
 Tutor: Prof. Marcelo Vasques de Oliveira
Florianópolis
2016
Estudo de Caso :
Fichamento da disciplina Mídias Online e Produção de Conteúdo 
Tudo e Todos Estão Online
REFERÊNCIA:
Bradley, Stephen P.; Bartlett, Nancy. Tudo e Todos estão Online. Harvard Business School. 9-711-494. 28 de setembro de 2011.
“Ao brincar com o jogo de tabuleiro Scattergories com meus dois filhos recentemente, anotei o inuíte como uma língua na minha ficha de resultados. Ambos desafiaram minha resposta, dizendo que inuíte é um povo, e não uma língua. Minha resposta, ‘Vamos procurar’.
‘Não podemos’, retrucaram eles tristemente. ‘O computador está com problemas’. 
Peguei o dicionário de capa dura aparentemente ultrapassado, em que eu poderia provar que inuíte é de fato uma língua - um ponto para a mamãe.”
	
Hoje parece algo impensável buscar informações e tirar dúvidas em livros, uma vez que a informação está apenas a um clique de distância. Basta jogar no Google ou trocar mensagens entre amigos nos chats de mensagens instantâneas. Algo impensado a alguns anos atrás e que hoje é um caminho sem volta.
As pessoas não estão mais "logadas", mas sempre conectadas digitalmente - reflexo da tecnologia de acesso e da funcionalidade de dispositivos. Além disso, dispositivos de todos os formatos, tamanhos e funcionalidades juntamente com o fácil aceso a internet tornou a informação e a conectividade o meio de comunicação mais utilizado nos dias atuais.
A mobilidade impulsionada pelas tecnologias sem fio ganhou popularidade comercial nos anos 1980, com a introdução dos telefones celulares que, dado seu tamanho maior e funcionalidade limitada, foram comercializados e implementados para carros e que permitia ligações e mensagens curtas de texto, hoje com a tecnologia 4G permite o envio de dados dos mais diversos tipos e tamanhos.
As pessoas deixaram de estar apenas logadas para serem conectadas, ininterruptamente, através das redes sociais e da internet. 
Os três pilares do ambiente digital - produção, distribuição e consumo de conteúdo - moldaram um mundo em que o usuário é o jogador central. A banda larga implementada em massa foi um pré-requisito para o mundo digital previsível em que a acessível criação e difusão de conteúdo, interatividade em tempo real e colaboração presencial funcionaram em uma estrutura de redes em um domínio sempre online e sempre disponível.
Com o advento das redes sociais, que em 2011 começou a se tornar popular e se dissipar rapidamente pelo mundo, as pessoas passaram a estar conectadas e a interagir umas com as outras, em diversas plataformas que distribuem conteúdo em diferentes formatos (textos, fotos, vídeos, chats, etc).
Dentre as redes sociais que se tornaram populares em 2011, o Facebook foi sem dúvida, a maior delas e hoje domina o mundo da comunicação e da interação, não somente entre pessoas, mas entre marcas e empresas de todos os nichos.
Com isso, as pessoa passaram a se comunicar diretamente com as marcas que consomem, ditando as regras nos jogos de mercado. Agora o usuário tem voz e diz como, quanto e quando consumir. As empresas devem ficar atentas a esses comportamentos para atingir e encantar seu público.
Mas não é apenas de interação entre indivíduos e empresas que funcionam as redes sociais. Elas deram voz aos povos de todos os cantos do mundo, influenciaram as manifestações que culminaram na primavera árabe e depuseram ditadores. Isso apenas para citar o poder das redes sociais em disseminar a informação.
Outras redes sociais como o LinkedIn conectam empresas e candidatos a empregos, funcionando como um grande network online. 
Não podemos deixar de cotar os blogs (de notícias, de moda, de esporte, etc) e os sites de notícias. Qualquer pessoa com acesso a internet pode se conectar e transmitir sua mensagem. Músicos que jamais chegariam a uma grande gravadora, fazem sucesso através da transmissão de vídeos por canais como o Youtube.
Nunca foi tão fácil e tão acessível se comunicar, transmitir ideias e se conectar com pessoas de todo o mundo. Basta saber utilizar com sabedoria esses meios para tirar o melhor proveito dessas tecnologias.
Local: Biblioteca Virtual da Universidade Estácio de Sá.
�

Continue navegando