Buscar

lei 13.146

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Baseando-se na lei brasileira nº 13.146 de Inclusão da Pessoa com deficiência, que foi sancionada em 2015, com o objetivo de garantir a igualdade, incluindo o indivíduo em todas as áreas da sociedade, podemos observar nos artigos 27,28 e 29 alguns conceitos bem importantes para analisarmos a aplicação da lei no dia a dia.
Podemos destacar alguns conceitos:
Em escolas inclusivas é indispensável que o conteúdo e as aulas sejam oferecidos em Libras, como primeira língua, e em português, na modalidade escrita, para os alunos surdos. O mesmo vale para as escolas e classes bilíngües e para os materiais de aula (Art. 28-IV);
Devem ser oferecidas tecnologias assistidas que ampliem as habilidades dos estudantes nas escolas (Art. 18-XII) ou auxiliem nos processos seletivos e permanência nos cursos da rede pública e privada (Art. 30-IV).
Além da oferta de aulas e materiais inclusivos (em Libras e Braile), as práticas pedagógicas também precisam ser incorporadas e preferidas pela instituição que possuir alunos com deficiência (Art. 28-XII);
O que mais chama atenção é o artigo 27 que aborda a equidade.
 “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.” (Art. 27)

Continue navegando