Buscar

Henri Wallon nasceu em 15 de julho de 1879 em Paris

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Henri Wallon nasceu em 15 de julho de 1879 em Paris, se formou em filosofia, medicina e psicologia. Wallon presenciou as duas Grandes Guerras e atuou como médico na Primeira Guerra Mundial cuidando de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Viveu em uma época marcada por muita instabilidade social e politica, faleceu em 1962.
Ficou conhecido por sua pesquisa cientifica sobre a psicologia do desenvolvimento, Wallon teve como ponto de estudo principal “a afetividade”, para ele, a pessoa é formada por sua relação com o meio, sua hereditariedade, sua cognição e seu afetivo.
A Teoria Walloniana é a Psicogênese e uma das originalidades dessa teoria é a tentativa de ver a criança de um modo mais integrado, sob a perspectiva de diferentes campos funcionais: afetivo, cognitivo e motor. Trata-se, então, de um estudo focado nas origens, na gênese dos processos psíquicos. 
 
Acreditava que a psicologia e a pedagogia tinha uma relação de contribuição reciproca, escreveu vários artigos ligados à educação, ele levava não só o corpo da criança para a sala de aula, mais também suas emoções, a relação da criança com o meio, os objetos, os outros esta relacionada com o movimento, para Wallon a escola imobilizava as crianças numa carteira, limitando a fluidez das suas emoções e pensamentos, que são fundamentais para o nosso desenvolvimento, enfatiza a motricidade, pois o movimento que regula o aparecimento e o desenvolvimento das funções mentais.
Wallon participou de vários debates educacionais de sua época, incluindo o da Escola Nova, onde criticou o excesso de espontâneismo da mesma.
Wallon criticava a psicologia introspectiva que acredita que o psiquismo é interior, e a materialista mecanicista que acredita que o pensamento é apenas produto do cérebro, pois Wallon ressaltava que o homem é um ser psíquico social, que precisa tanto do interno quanto do externo para que haja o desenvolvimento, adotando assim como método de sua teoria o materialismo dialético, pois este é um método vulnerável, adaptando - se as mudanças da realidade.
Para Wallon o homem é um ser geneticamente social, se dedicando assim ao estudo do comportamento infantil, mas ressaltando que para estudarmos a realidade da criança, devemos estudá-la como um todo, estudar a sua realidade. Tomando a criança como ponto de partida.
Wallon faz seus estudos sobre as etapas do desenvolvimento infantil, no início da vida do indivíduo o orgânico predomina sobre o social, mas com o passar o orgânico vai dando espaço para o social e para a construção das condutas psicológicas superiores, como a inteligência, e os conflitos que as crianças passam nessa fase, que são de origem exógena (origem social) e endógena (origem maturacional nervosa).
Wallon vê o desenvolvimento como uma construção progressiva, em que se sucedem fases, com predominância alternadamente afetiva e cognitiva, propondo cinco estágios da psicogenética walloniana:
Impulsivo emocional – primeiro ano de vida da criança é dado pela emoção, e interação com o meio, predominância da afetividade.
Sensório motor e projetivo – até o terceiro ano da criança, o interesse é voltado à exploração sensória motora do mundo físico. Desenvolvimento da função simbólica e linguagem. Termo projetivo se da ao funcionamento mental.
Personalismo – dos três aos seis anos da criança, a tarefa central é o processo de formação da personalidade. A construção da consciência de si, por meio das interações sociais, definindo o retorno da predominância das relações afetivas.
Categorial – por volta dos seis anos os processos intelectuais dirigem o interesse das crianças, conhecimento, e conquista do mundo exterior. 
Adolescência – rompe a tranquilidade afetiva que caracterizou o estagio categorial. Modificações corporais resultantes de alterações hormonais. Esse processo traz a tona questões pessoais, morais e existenciais, numa retomada da predominância da afetividade.
A afetividade, o ato motor, a inteligência para Wallon são campos funcionais entre os quais se distribui a atividade infantil.
Segundo Henry Wallon o estado inicial da consciência pode ser comparado a uma nebulosa, uma massa difusa, na qual confundem o próprio sujeito e a realidade exterior. 
As emoções para Wallon nos primeiros meses de vida são essenciais para a sobrevivência humana, mas com o passar do tempo às emoções vão se tornando exteriorizadas. Ele liga também as emoções com algumas mudanças neurológicas.
Wallon faz um paralelo entre razão e emoção, pois muitas vezes a emoção nos impede de pensar de forma objetiva, mas se pararmos e refletirmos sobre as causas daquele conflito as repercussões serão muito menores.

Outros materiais