Buscar

Relatorio 2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0014_AV2_ ANÁLISE TEXTUAL
	
	 1a Questão(Ref.: 201307317162)
	7a sem.: Parágrafo
	Pontos:0,0  / 0,5
	Observe a estrutura do parágrafo que se segue:
 
"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração", bem definiu o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos profissionais dessa arte mais célebres do século XX. Porém, não era isso o que ocorria no pátio da EEEF Ismael Chaves Barcelos, em Caxias do Sul, município de Porto Alegre. Lá, embora os jovens costumassem clicar durante o intervalo das aulas para passar o tempo, não tinham um olhar apurado para reconhecer os elementos que compõem a linguagem fotográfica e são fundamentais para garantir boas imagens.
 
Assinale a alternativa que classifica adequadamente:
		
	
	 Tópico Frasal por divisão
	
	Tópico Frasal por alusão histórica/citação
	
	   Tópico Frasal por definição
	
	Tópico Frasal por interrogação
	
	  Tópico Frasal por declaração inicial
	
	
	 2a Questão(Ref.: 201307322028)
	7a sem.: Parágrafo
	Pontos:0,0  / 0,5
	Rumo a uma vida sem chefes
 
Quem conversa com um jovem sobre perspectivas de carreira costuma citar, como meta a ser perseguida, um bom emprego numa multinacional ou em um órgão governamental. Poucos se lembram de mencionar a possibilidade de ter um negócio como caminho para a realização e a estabilidade financeira. Talvez porque abrir uma empresa – e fazê-la sobreviver aos delicados primeiros anos – nunca tenha sido tarefa fácil no Brasil. A boa notícia é que as condições gerais estão ficando um pouco mais amigáveis. Nos últimos três anos, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o porcentual de empresas que conseguem completar dois anos aumentou de 51% para 78%, resultado que pode ser atribuído ao ambiente econômico mais favorável – com controle de inflação, maior disponibilidade de crédito, queda da taxa de juros e aumento de consumo – e à melhora no grau de preparo dos empreendedores. O porcentual de donos de novos negócios com nível superior, completo ou incompleto, já chega a 79%, e a proporção dos que têm experiência anterior em empresa privada subiu de 34% para 51%.
(Disponível em http://veja.abril.com.br/111109/rumo-vida-sem-chefes-p-184.shtml)
 
O texto acima é o primeiro parágrafo de uma reportagem sobre novas oportunidades de trabalho para indivíduos com perfil empreendedor. Sabe-se que é na leitura desse primeiro parágrafo que o autor tenta envolver o leitor com seu texto, indicando, inclusive, qual será o percurso da sua abordagem. Desse modo, podemos dizer que o autor desenvolve o parágrafo através de uma: 
		
	
	Divisão.
	
	Definição.
	
	Interrogação.
	
	Declaração inicial.
	
	Citação. 
	
	
	 3a Questão(Ref.: 201307350887)
	10a sem.: produção de sentidos
	Pontos:1,5  / 1,5
	Leia o diálogo abaixo:
 
 - Como vai, tudo bem? 
- Mais ou menos, estou com glaucoma.
 - Conheço uma pessoa ótima, a Marta, ela é especialista nisso. 
 
Como você sabe, algumas informações não estão necessariamente presentes em um texto, mas mesmo assim conseguimos recuperá-las por intermédio de algumas "pistas" linguísticas e pela ativação de conhecimentos prévios. 
 
Indique pelo menos duas informações que não estão presentes no texto, mas podem ser facilmente reconhecidas por associação a algumas palavras do diálogo.
		
	
Resposta: A conhecida esta com uma doença citada como glaucoma. A outra conhece uma médica que é especialista para tratar a doença dela, citada como Marta. Então, há um médica que não foi citado como tal, e, uma doença que também não foi citada como tal.
	
Gabarito: Dentre as informações que podem ser inferidas do diálogo, há a indicação de que as pessoas já se conheciam, subentende-se também que glaucoma é uma doença e que Marta é uma médica (oftalmologista) especialista em tratar de casos de glaucoma.
	
	
	 4a Questão(Ref.: 201307317664)
	5a sem.: Tipologia textual e gêneros textuais (I)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Leia o texto abaixo.
Extra, extra! Notícia quente para quem está chegando agora da lua: nossos namorados, maridos e esposas são outras pessoas. Eles dizem que nos amam, e tudo indica que é verdade, mas isso não significa que o amor possua o dom de fundir o casal. Este ser com quem você divide o teto e as contas continua tendo amigos próprios, clientes próprios, vida própria. Você não vai acreditar: até pensamentos próprios! Pois é, criatura. Seu grande amor nasceu de uma família que não tem nada a ver com a sua, teve uma infância muito diferente da que você teve e viveu muito bem sem sonhar que você iria atravessar o destino dele - claro que, se ele for romântico, vai negar esta última parte e dizer que simplesmente não existiu antes de você aparecer.                                           
(Extraído de Outra pessoa, Martha Medeiros. Disponível em http://www.pensador.info/p/cronica_mulherao_martha_medeiros/1/)
 
Uma das características desse gênero textual é abordar fatos da vida cotidiana. O exemplo apresentado é um gênero textual do tipo:
		
	
	blog.
	
	crônica.
	
	e-mail.
	
	carta.
	
	fábula.
	
	
	 5a Questão(Ref.: 201307317168)
	9a sem.: produção de sentidos
	Pontos:0,0  / 0,5
	A metáfora e a metonímia são duas figuras de linguagem muito comuns em nosso cotidiano. 
Assinale a alternativa que contém uma metáfora e uma metonímia, respectivamente:
		
	
	1. Não vote em branco.
2. Termina hoje a promoção de móveis.
	
	1. O cliente já voltou duas vezes procurando o senhor.
 2. A aluna é uma flor de garota.
	
	1. Aquela mulher tem o rei na barriga.
2. Tire dois xerox, por favor.
	
	1. O Planalto anunciou a nova lista de ministeriáveis.
2. Pare de meter minhocas na sua cabeça, minha filha!
	
	1. A entrada custa dois reais por cabeça.
2. Eles são umas bestas!
 
	
	
	 6a Questão(Ref.: 201307322334)
	5a sem.: Tipologia textual
	Pontos:0,5  / 0,5
	      Leia o texto e responda à questão.
      Batom e caneta - Retire o excesso da mancha com papel-toalha. Umedeça o local com uma quantidade bem pequena de álcool e seque com papel-toalha. Se restar algum resíduo, molhe a região com água. Embeba uma esponja numa solução de água e detergente neutro, e passe no local. Enxágue com um pano úmido. 
Assinale a alternativa correta. 
		
	
	O texto é dissertativo-argumentativo, pois expõe um assunto e defende o ponto de vista.
	
	Para alcançar o objetivo - convencer o leitor - o texto escrito deve usar, em qualquer contexto, a norma culta formal.
	
	O autor usa verbos no imperativo, porque os textos injuntivos se caracterizam por ordenar, mandar executar alguma coisa.
	
	É um texto publicitário, ou eja, tem o objetivo de persuadir o leitor por meio da publicidade. 
	
	O tom coloquial é incoerente com a proposta do texto, com o perfil dos leitores e com a situação de comunicação.
	
	
	 7a Questão(Ref.: 201307332352)
	2a sem.: variação linguística
	Pontos:1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir:
 Comunicar-se é muito difícil... Um jovem médico está agora trabalhando numa cidadezinha do sertão, dentro de um plano do governo para assistir as populações do interior. Seu divertimento é anotar as queixas mais estranhas que o povo lhe apresenta. Um homem quer remédio para dor nas cruzes (coluna). Um jovem diz que sofre de estalecida (sinusite). Um velho esclarece: Semana passada, doutor, me deu umandaço à noite toda. Outro reclama que, quando consegue dormir, o galo já está amiudando. Um moço vem e diz: meu intestino é ruim, doutor, porque troca o estômago. Um terceiro conta que sua mulher vertiginou. A comadre manda por escrito suas queixas: Sinto uma frieza no coração, sinto um cansaço, sintoum desânimo na vida. Sinto os nervos agitados e um modo do entalo que danou-se. O jovem médico diz que, apesar da dificuldade de comunicação, ele sempre acaba entendendo as queixas dos pacientes. Mas um dia perdeu-se completamente. O matuto chegou e lhe disse muito firme: - Doutor, quero que o senhor bote minha mulher no ginásio. Uma ajudante, moça da terra, veio em seu socorro: - É parto, doutor. A maternidade funciona no prédio do ginásio. 
De acordo com o texto, o médico tinha dificuldade para entender as queixas de seus pacientes, pois: 
		
	
	ele não domina o repertório linguístico usado pelas pessoas do interior. 
	
	ele dominava um vocabulário muito mais rebuscado que o das pessoas do sertão. 
	
	ele aparentava não fazer muito esforço para compreender o que as pessoas diziam. 
	
	seus pacientes usavam a língua de forma inadequada e incorreta.
	
	ele não havia estudado o suficiente para compreender o que as pessoas diziam. 
	
	
	 8a Questão(Ref.: 201307332777)
	5a sem.: Tipologia textual
	Pontos:1,0  / 1,0
	Leia o fragmento abaixo e identifique o tipo de texto em que ele se enquadra:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo . /.../ Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984) 
		
	
	diálogo
	
	injunção
	
	poema
	
	narração
	
	conto
	
	
	 9a Questão(Ref.: 201307317690)
	9a sem.: discursividade
	Pontos:0,5  / 0,5
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001): 
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21)
 
Agora, leia a piada a seguir.
 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
 
Com base nas leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
 
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada. 
II-                             As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III-                          A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 
Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações:
		
	
	I, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	
	 10a Questão(Ref.: 201307479867)
	3a sem.: COESÃO
	Pontos:0,5  / 1,5
	Sabe-se que o processo de coesão envolve mecanismos de relação entre os elementos que constituem a superfície textual: a coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto. A partir dessa afirmativa, analise o uso do conectivo PORQUE no período a seguir. Qual é o tipo de coesão que temos? Qual o significado trazido pelo conectivo PORQUE ao período?
A colheita foi muito boa porque o clima esteve bastante adequado este ano.
		
	
Resposta: A colheita ter sido boa segue com justificativa porque isso aconteceu. É o complemento a afirmação anterior, pois, houve uma ação realizada positivamente naquela época, e ele justifica o que houve de diferente que essa colheira foi muito boa, e segue dizendo que o clima estava adequado, por isso, a colheita foi boa. Coesão sequencial
	
Gabarito:
Temos coesão sequencial, ou seja, um tipo de coesão que permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais. O conectivo PORQUE promove a articulação sintática entre a oração 'A colheita foi muito boa' e a oração 'o clima esteve bastante adequado este ano' e traz o sentido de explicação.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 21/11/2013 até 03/12/2013.
Parte inferior do formulário

Continue navegando