Buscar

Farmacologia Cardiovascular

Prévia do material em texto

1.
		Assinale a ÚNICA alternativa relacionada à ação da enzima angiotensina II, que irá culminar no aumento da pressão arterial.
		
	
	
	
	
	Ação vasoconstritora pouco potente.
	
	
	Ação vasodilatadora potente.
	
	
	Ação vasoconstritora potente.
	
	
	Estímulo da glândula suprarrenal a liberar o hormônio aldosterona, o que diminui a reabsorção de Na+ e, indiretamente, de H2O. 
	
	
	Ação vasodilatadora pouco potente. 
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		No controle da pressão arterial o sistema hormonal ou humoral de controle da pressão arterial produz a enzima angiotensina II. A angiotensina II possui como papel principal a estimulação da produção e liberação do hormônio aldosterona, cuja função será:
		
	
	
	
	
	Produz excreção de sódio e reabsorção de potássio nos rins.
	
	
	Aumentar a reabsorção renal de sódio e em consequência a reabsorção de água.
	
	
	Estimula a liberação do hormônio antidiurético que reabsorve água.
	
	
	Eleva os níveis plasmáticos de potássio e aumenta a excreção de sódio.
	
	
	Reabsorção renal somente de água.
	
	
	
		3.
		A prazosina bloqueia os receptores que provocam vasoconstrição e por isso impede o aumento da pressão arterial. Assinale os receptores alvo da prosozina e que são os responsáveis pela vasoconstrição induzida pelo simpático
		
	
	
	
	
	Alfa-3 adrenérgicos
	
	
	Beta-1 adrenérgicos
	
	
	Alfa-1 adrenérgicos
	
	
	Alfa-2 adrenérgicos
	
	
	Beta-2 adrenérgicos
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O propranolol é um betabloqueador inespecífico, é utilizado para o tratamento de:
		
	
	
	
	
	Gastrite
	
	
	Espasmo abdominal.
	
	
	Megacólon congênito.
	
	
	Hipertensão.
	
	
	Broncoconstrição.
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Os antiarrítmicos atuam diretamente nas células cardíacas, interferindo na ação dos neurotransmissores ou modificando as propriedades elétricas dessas células. Uma das classes de fármacos antiarrítmicos são os chamados β-bloqueadores. Sobre a ação destes fármacos podemos dizer que:
		
	
	
	
	
	São antagonistas não-competitivos que atuam em receptores específicos para o neurotransmissor acetilcolina, do tipo β1, presentes nos músculos estriados.
	
	
	São antagonistas competitivos que atuam em receptores específicos para o neurotransmissor acetilcolina, do tipo β2, presentes nos músculos estriados.
	
	
	São antagonistas não-competitivos que atuam em receptores específicos para o neurotransmissor norepinefrina, do tipo α1 e β1, presentes no músculo cardíaco.
	
	
	São agonistas competitivos que atuam em receptores específicos para o neurotransmissor norepinefrina, do tipo β2 e β3, presentes no músculo cardíaco.
	
	
	São antagonistas competitivos que atuam em receptores específicos para o neurotransmissor norepinefrina, do tipo β1, presentes no músculo cardíaco.
	
	
	
		6.
		A hiperplasia gengival é um efeito adverso causado por um fármaco utilizado para tratar angina e insuficiência cardíaca. Leia as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA que apresenta o fármaco em questão.
		
	
	
	
	
	Nifedipina.
	
	
	Digoxina.
	
	
	Clonidina.
	
	
	Alfametildopa.
	
	
	Hidralazina.
	
	
	
		7.
		O tratamento da hipertensão arterial pela redução dos agentes exógenos causadores de hipertensão (álcool, anticoncepcionais orais, glicocorticóides) pode resultar em um benefício clínico demonstrável. Porém, as terapias não-farmacológicas são coadjuvantes para produzir uma redução suficiente da pressão arterial nos pacientes. Os fármacos utilizados para o tratamento da hipertensão sistêmica exercem seus efeitos sobre a pressão arterial através da redução da resistência vascular e/ou do débito cardíaco. Os diuréticos induzem uma diminuição do volume intravascular pelo aumento da excreção renal de sódio e água. A respeito dos diuréticos usados na terapia anti-hipertensiva assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Os diuréticos poupadores de potássio tem ação simpaticolítica por bloquearem o efluxo simpático do sistema nervoso central.
	
	
	Os diuréticos poupadores de potássio tem ação simpaticolítica por atuarem como antagonistas de receptores α e β-adrenérgicos.
	
	
	Os diuréticos tiazínicos são comumente descritos para o tratamento de hipertensão arterial e exercem sua função vasodilatadora pelo bloqueio de canais para sódio.
	
	
	Os diuréticos de alça tem ação parassimpaticolítica por atuarem como bloqueadores ganglionares.
	
	
	Os diuréticos de alça tem ação parassimpaticolítica por atuarem como antagonistas das terminações nervosas adrenérgicas pós-ganglionares.
	
	
	
		8.
		O tratamento da insuficiência cardíaca inclui vários fármacos. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um fármaco empregado para o referido quadro clínico.
		
	
	
	
	
	Betabloqueadores.
	
	
	Terbinafina.
	
	
	Miconazol.
	
	
	Nistatina.
	
	
	Tiretinoína.
		1.
		Os inibidores da ECA provocam tosse seca pois a ECA - enzima conversora da angiotensina atua reduzindo os níveis plasmáticos da:
		
	
	
	
	
	Histamina
	
	
	Digoxina
	
	
	Bradicinina
	
	
	Prostaglandina
	
	
	Serotonina
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Os betabloqueadores inibem a atividade dos receptores beta adrenérgicos, sendo que os seletivos para os receptores beta1 possuem a ação antianginosa e anti-hipertensiva. São usados no tratamento de insuficiência cardíaca e da taquicardia. Um exemplo desses fármacos é o:
		
	
	
	
	
	Metil-dopa
	
	
	Clonidina
	
	
	Digoxina
	
	
	Prazosina
	
	
	Atenolol
	
	
	
		3.
		"____________ é um fármaco prescrito para o tratamento da angina e da insuficiência cardíaca. O mecanismo de ação se dá pelo bloqueio da entrada de cálcio (Ca2+) no músculo liso dos vasos sanguíneos".
		
	
	
	
	
	Clonidina.
	
	
	Besofnolol.
	
	
	Propranolol.
	
	
	Timolol.
	
	
	Nifedipina.
	
	
	
		4.
		A hidralazina é um vasodilatador arterial. Por isso ela é usada para o tratamento da:
		
	
	
	
	
	Bradicardia
	
	
	Broncoespasmos
	
	
	Hipertensão arterial
	
	
	Taquicadia
	
	
	Insuficiência cardíaca
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A alfametildopa tem como mecanismo de ação induzir a produção de um falso neurotransmissor, o que resulta em redução da atividade simpática. Ela é classificada como:
		
	
	
	
	
	Antagonista do simpático
	
	
	Antagonista do parassimpático
	
	
	Agonista do parassimpático
	
	
	Bloqueador do parassimpático
	
	
	Agonista do simpático
	Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Os diuréticos são, com frequência, utilizados como tratamento de vários tipos de doenças como a hipertensão arterial, edemas, insuficiência renal aguda e insuficiência cardíaca. Suas principal ação decorre da sua ação sobre:
		
	
	
	
	
	Aumento da retenção de K+
	
	
	Diminui a excreção de Ca2+
	
	
	Aumento da excreção de Na+
	
	
	Diminuição da excreção de Na+
	
	
	Aumento da excreção de K+
	
	
	
		7.
		A clonidina é um agonista alfa-2 adrenérgico, sua ação consiste em reduzir a liberação de noradrenalina. Por isso, é usada como para o tratamento da:
		
	
	
	
	
	Pressão arterial baixa
	
	
	Incontinência urinária
	
	
	Hipertensão arterial
	
	
	InsôniaProvocar sedação
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores beta adrenérgicos. Ele pode causar broncoespasmos pois bloqueia o receptor:
		
	
	
	
	
	Alfa 1
	
	
	Beta 1
	
	
	Alfa 2
	
	
	Beta 3
	
	
	Beta 2
	Gabarito Comentado
		1.
		Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um fármaco que promove a diminuição do volume plasmático e, consequentemente, gera a diminuição do débito cardíaco e da pressão arterial (PA).
		
	
	
	
	
	Vasodilatador direto.
	
	
	Antagonista do canal de cálcio.
	
	
	Diurético.
	
	
	Inibidor do sistema nervoso simpático.
	
	
	Inibidor da enzima conversora da angiotensina.
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Os fármacos com ação anti-hipertensiva, que atuam diminuindo o volume intravascular pelo aumento da excreção renal de sódio e água, são denominados:
		
	
	
	
	
	Relaxantes musculares.
	
	
	Antidepressivos.
	
	
	Anticonvulsivantes.
	
	
	Ansiolíticos.
	
	
	Diuréticos.
	
	
	
		3.
		Os diuréticos são fármacos utilizados tanto para o tratamento de edemas quanto para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Sua ação incide sobre os néfron nos rins aumentando a excreção de sódio e água. Em consequência há diminuição do volume plasmático e da pressão arterial. Duas classes dos diuréticos mais potentes são os de alça e os tiazídicos que tem em comum o efeito adeverso:
		
	
	
	
	
	Hipocalcemia
	
	
	Hipocalemia
	
	
	Hipercalemia
	
	
	Hiponatremia
	
	
	Hipernatremia
	
	
	
		4.
		Receptor responsável pelo inotropismo positivo:
		
	
	
	
	
	Beta 1
	
	
	Alfa 1 
	
	
	Dopaminérgico
	
	
	Alfa 2
	
	
	Beta 2
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Leia com atenção o trecho entre aspas e, depois, assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. "__________ possuem afinidade pelos canais de cálcio somente dos vasos, e não do miocárdio. São eficazes no tratamento da hipertensão leve a moderada, como monoterapia, e como terapia combinada na hipertensão grave".
		
	
	
	
	
	Di-hidropiridinas.
	
	
	Drogas de ação central.
	
	
	Antagonistas do receptor da angiotensina II.
	
	
	Diuréticos.
	
	
	Vasos dilatadores diretos.
	
	
	
		6.
		Os diuréticos estimulam a perda de água. Seu mecanismo atua pelo bloqueio da reabsorção de qual íon?
		
	
	
	
	
	Cálcio
	
	
	Cloro
	
	
	Potássio e cálcio
	
	
	Sódio
	
	
	Potássio
	
	
	
		7.
		A pressão arterial é controlada por diversos mecanismos fisiológicos. Um dos mais importantes é o sistema hormonal renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Esse sistema atua elevando a pressão arterial através de um mecanismo dependente da ação da angiotensina e da aldosterona que provocam respectivamente:
		
	
	
	
	
	Taquicardia e vasoconstrição.
	
	
	Aumento do débito cardíaco e vasoconstrição
	
	
	Retenção de sódio e água e vasoconstrição.
	
	
	Vasoconstrição e retenção de sódio e água.
	
	
	Vasodilatação e aumento do volume plasmático.
	
	
	
		8.
		"__________ é um fármaco utilizado de forma eficaz no tratamento da hipertensão leve a moderada (como monoterapia) e, como terapia combinada, na hipertensão grave". Leia as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA que apresenta o fármaco que preenche CORRETAMENTE a lacuna do enunciado da questão.
		
	
	
	
	
	Digitoxina.
	
	
	Hidralazina.
	
	
	Alfametildopa.
	
	
	Di-hidropiridina.
	
	
	Clonidina.

Continue navegando