Buscar

Educação e trabalho anotação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação e trabalho anotação I 
conceitos de educação e trabalho
Karl Marx " A concepção de trabalho humano em que nós basearemos sw fundamenta nas ideias desse pensador quer viveu no período de 1818 a 1883 e elaborou crítica á sociedade capitalista .¨
Desenvolveu uma ideia de que o trabalho nos humaniza , que é por meio do trabalho que o aluno se faz homem , que todos os homens precisavam trabalhar para viver 
na maioria das vezes , o trabalho na sociedade capitalista não era dignificante , idealizador . Mas era alienado , precário , informal.
Trabalho humano 
Em sentido gerla, os seres humanos sempre precisaram trabalhar para produzir os bens necessários á sua sobrevivência . O trabalho assume diferentes formas no decorrer da história e influencia o campo educacional.
O trabalho nem sempre foi igual ele vai se modificando ao longo das décadas . Á medida que as relações de trabalho vão se modificando , vão se modificando as relações na educação .
Trabalho e educação 
São práticas exclusivamente humanas .
Trabalho forma como os homens produzem as condições necessárias para viver .
Educação forma como os homens produzem os conhecimentos de geração em geração.
As formas de trabalho vão se modificando para atender as necessidades humanas.
A transmissão de conhecimento a sociedade conseguiu se apropriar .Ela é importante para que homem consiga ir se superando . Hoje temos acesso ás tecnologias para que o aluno tenha uma aula mais agradável e prazerosa.
As mudanças ocorridas na escola acontecem também na parte dos valores , ideias , ao modelo de homem , de pessoa humana que se quer formar .
Quais as relações entre trabalho e educação ?
O ser humano trabalha para suprir as suas necessidades . Produz bens materiais necessários para a sobrevivência . Produz , ao mesmo tempo , conhecimento , cultura ; esses conhecimentos são objetos da educação .
Por que as pessoas precisam apreender ? Para que os objetos de trabalho , as relações humanas aconteçam de forma mais flexível e adaptável, de uma maneira que não precise estar reinventando os passos que já foram dados .
Quando se fala em educação não diz respeito apenas a prática escolarizada , mas que a educação é uma prática social complexa que se dá em toda a sociedade.
A educação se dá na família , entre vizinhos , amigos , movimentos informais de educação . São momentos e espaços que é possível haver a troca de conhecimentos , a relação de um ensinando o outro .
A escola é considerada a educação institucionalizada , formal .
Relações entre trabalho e educação 
Na medida em que as relações de trabalho se modificam ao longo da história , também se modificam as relações sociais ,e portanto , a educação.
GRAMISC o trabalho como principio educativo. O trabalho sempre baseou as práticas educativas . Qualquer forma de educação tem como influencia a relação de trabalho.
Desde a época da pré história sobre a ação do homem sobre a natureza , ja passavam para as gerações os métodos de trabalho .
homens e mulheres trabalham para produzir alago para seu sustento , constitui uma prática social de forma formal ou informal
Ideia de Ontologia 
Ao longo da história se estabelecem diferentes formas de se entender o que é o ser humano ; chamamos isso de Ontologia .
Ontologia : estudo do ser . Quando falarmos em ontologia , estamos falando de entendimento de quem é a pessoa , de quem é o ser humano.Traz a ideia de que homens e mulheres se diferenciam dos animais por meio do trabalho .
É o trabalho que nos torna plenamente humanos.
O que é o ser humano?
É possível entender o ser humano de diferentes maneiras ( concepções ) .
O ser humano se institui por meio do trabalho.Ao longo de nossa história, entendemos o ser humano de diferentes maneiras .
Pode ser entendido de forma idealizada ,como alguém a imagem e semelhança do Criador , como pode ser entendido de forma natural ,como alguém que é fruto de sua experiência , de seu meio .
Algumas concepções 
Visão essencialista : de homem idealizado , perfeito , que segue um ideal , que nasce pronto , inato , possui essência própria que lhe é peculiar .
Visão naturalista : o ser humano é adaptável a parir do meio ambiente . A parir das experiência que a pessoa vive ou pode vivenciar , ela vai se formando , sendo moldada .
Visão histórico - social : ela não elimina o que faz parte da essência do homem , o que de certa forma já nasceu com ele , daquelas coisas que ele aprende em seu dia a dia por meio da experiência. Essa concepção é uma composição daquilo que é histórico e por meio daquilo que o ser humano consegue aprender nas suas relações sociais .
Cada concepção expressa uma ontologia apresenta uma visão diferente de homem e de educação.
Síntese da visão essencialista 
O homem como todas as coisas / seres tem uma essência , uma natureza fixa e imutável . A educação seria o desenvolvimento da essência até chegar á perfeição.
Também conhecida como visão metafísica ( idealista ).Predominou na Antiguidade Clássica greco - romana , na Idade Média e na Idade Modena.
Síntese Visão naturalista 
Origina se com o Renascimento ( séc.XV e XVI. Visão que privilegia o empírico , o conhecimento adquirido pela experiência.
Síntese Visão Histórico - Social 
O homem é visto como ser histórico.
É , ao mesmo tempo , um ser natural , histórico e social.
A educação é vista como um processo , parte da realidade social , política e econômica.
Dependendo da forma como o professor entende o homem , o ser humano , ele irá direcionar sua prática pedagógica , de uma maneira ou de outra .
Ontologia - Ideias pedagógicas ) 
O que é educação , o processo de ensino - aprendizagem , o papel do professor . Sempre tem a sua base em um modelo oi ideal de mundo , de sociedade e de homem.
Essas ideias geram práticas sociais e pedagógicas.( como entendo o aluno e como eu o avalio )

Outros materiais