Buscar

Empreendedorismo e Mercado Globalizado

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MILLENA CARVALHO DOS SANTOS
‘EMPREENDEDOR DE SUCESSO E OS SEUS DESAFIOS DIANTE DO MERCADO GLOBALIZADO’
Aracaju
2017
MILLENA CARVALHO DOS SANTOS
‘EMPREENDEDOR DE SUCESSO E OS SEUS DESAFIOS DIANTE DO MERCADO GLOBALIZADO’
Resenha apresentada ao Curso de Empreendedorismo, sob orientação da Profa. Dra. Isabel Cristina Barreto, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Empreendedorismo.
Aracaju
2017
EMPREENDEDOR DE SUCESSO E OS SEUS DESAFIOS DIANTE DO MERCADO GLOBALIZADO
O empreendedorismo é algo que vem crescendo cada vez mais na sociedade atual, fazendo com que muitas pessoas percebam as vantagens de se ter um negócio próprio, porém não são todas elas que tem sucesso nessa empreitada, é necessário uma série de recursos e cuidados para começar e manter um comercio de sucesso, podendo muitas vezes variar a depender do tamanho do negócio e de exposição ao mundo. Perguntas que geralmente surgem são: “Eu vou ter sucesso se abrir um negócio? ”; “O que eu tenho que fazer para ter um negócio de sucesso? ”; “Quando eu devo abrir um negócio? ”; “Qual a necessidade de se abrir um negócio próprio? ”, essas perguntas são frequentes e muitas delas se já tem uma resposta.
O empreendedor busca seu próprio sucesso profissional, na qual pode ser uma tarefa fácil ou difícil, tudo depende de cada pessoa e de seus recursos e características. No mercado globalizado a entrada para o mundo financeiro é algo relativamente sem complicações, contudo permanecer nele é a grade dificuldade de pequenas, médios e até mesmo grandes negócios, tudo isso devido a fatores como a grande competitividade e a variedade de organizações capazes de fornecer o mesmo recurso.
Como Albert Einstein disse, “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação irá leva-lo a qualquer lugar que quiser”, e isso se enquadra bastante no processo de empreendedorismo pois a imaginação ou inovação é algo fundamental para todo empreendedor, é ela quem vai fazê-lo se diferenciar perante o mercado globalizado, toda via, ela não pode ser a única característica do empreendedor pois o planejamento estratégico, a organização, o trabalho em equipe, a criatividade, a competência na liderança e administração no negócio, a capacidade de socializar e de se adaptar ao mundo moderno e as mudanças que ocorrem toda hora no mercado e nas pessoas presente nele, são algumas dessas características fundamentais para que a abertura de um negócio próprio se torne um sucesso ou tal negócio continue lucrando no mercado como uma empresa de sucesso devido ao seu empreendedor de sucesso. 
O tempo e situação para se abrir um negócio é muito discutível, alguns dizem que é melhor esperar por uma economia estável, outros dizem que uma economia desequilibrada é o ambiente perfeito para se começar, porém como Mark Twain disse, “Daqui a vinte anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas que fez. Então jogue fora as amarras. Navegue para longe do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra”. O sucesso vem com uma grande dose de determinação, inspiração e principalmente a vontade própria, assim como Albert Schweitzer falou, “O sucesso não é a chave para a felicidade; a felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que você faz, você será bem-sucedido”.
Vemos com isso que não existe hora nem lugar para se abrir um negócio, mas sim a vontade e a determinação para fazê-lo, não importa se irá ser grande ou pequeno, contanto que no final o empreendedor seja capaz de superar os obstáculos e criar um negócio de sucesso se tornando assim bem-sucedido e ser capaz de dizer que concluiu uma realização pessoal, como disse Napoleon Hill, “Tudo o que a mente do homem pode conceber e acreditar, ela pode alcançar”.

Continue navegando