Buscar

trabalho em grupo 6 periodo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Lei 10.639/03; de 09 de Janeiro de 2003, torna obrigatoria a inclusão do ensino sobre a Historia e Cultura Afro-Brasileira nos estabaelecimentos de Ensino Fundamental e Medio das escolas brasileiras publicas e particulares. Essa foi uma conquista do movimento negro que a muito tempo, lutava por uma valorização das origens etnicas do povo negro brasileiro.
Trabalhar esse tema nas escolas é fundamental para combater o racismo.
Sob o ponto de vista do trabalho realizado inicialmente buscamos identificar o desenvolvimento de assuntos e atividades cujo o foco fosse a cultura afro-brasileira e africana nas aulas, bem como a frequência desta abordagem.
O racismo esta presente em todos as esferas sociais: na familia, na comunidade e na escola. Na escolas temos muitos alunos que trazem consigo uma rica bagagem cultural com costumes, habitos e tradições diferentes, aprendidos no convivio familiar. Cada aluno tem uma historia que deve ser valorizada. 
O ensino de ciências nos dias atuais apresenta vários desafios, pois o modelo de currículo proposto faz com que os professores normalmente ensinem aquilo que é cobrado em exames para o ingresso em universidades, sem atentar muitas vezes para a necessidade de analisar a função desses conteúdos no cotidiano dos alunos. 
É também papel da escola trabalhar conteúdos que possibilitem uma formação para cidadania, atentando para a importância de
preparar seus alunos para tomada de decisões, de modo que os mesmos sejam indivíduos críticos e conscientes de seus atos. 
Outro apontamento a ser feito, é que todas as disciplinas devem ter no combate a quaisquer tipos de descriminação, é fundamental importância para estimular, por exemplo, o respeito às diferenças. 
Os professores podem trabalhar em suas aulas, por exemplo, o racismo que está presente em nossa sociedade e que, muitas vezes, se manifesta em falas ou atos preconceituosos que desqualificam o outro. Um dos pontos que pode ser utilizado com esses eixos temáticos é o significado da palavra raça que aqui não se refere ao termo biológico e sim a uma construção social. 
O ensino de ciências, têm a função de promover discussões sobre as relações étnico-raciais junto aos estudantes, mas isso não deve ocorrer de forma isolada e até folclórica, e sim atendendo a outros aspectos, ou seja, refletindo na forma como a valorização e o reconhecimento da cultura e dos conhecimentos de matriz africana enriquecem a formação dos alunos. 
O ensino deve ser voltado para uma educação cidadã e, para isso é fundamental uma aprendizagem mais contextualizada com o que tem ocorrido dentro e fora das escolas. O ensino de ciências tem mudado ao longo do tempo, Assim, é necessário que as discussões sobre cidadania, inclusão, relações étnico-raciais, dentre outras sejam levadas a sério,para atender à diversidade das escolas, ensinando o respeito ao próximo e mostrando a humanização nas relações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais