Buscar

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional / Aula 7 - Mercado de Trabalho
Muitas pessoas associam emprego a trabalho. Mesmo que todo emprego exija algum tipo de trabalho, os dois não são sinônimos. Leia as particularidades de cada um abaixo:
TRABALHO
O trabalho remonta aos primórdios da evolução humana e veio da necessidade do homem de sobreviver e perpetuar a espécie. Já o emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e o outro executa.
EMPREGO
O emprego é a relação de interdependência entre capacidade de trabalho, e os atores desse cenário são:
• Contratante: detentor da ideia, do recurso financeiro, do recurso físico, da tecnologia etc.
• Contratado: aquele que detém o conhecimento ou a habilidade para executar a tarefa/atividade.
Possibilidades de mercado de trabalho
- Iniciativa Privada
Atividade econômica por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
Uma empresa pode ser formada por um indivíduo de maneira autônoma ou por milhares de trabalhadores e juridicamente ter uma variedade de opções organizacionais como sociedade limitada, sociedade anônima etc. Em qualquer caso, o principal objetivo do setor privado é o benefício econômico por meio dos produtos ou serviços que tenta comercializar dentro de um mercado em que compete com outras empresas.
Salário:
O salário nas empresas privadas é balizado pelo salário mínimo e o piso da categoria, se houver. Normalmente, funcionários mais jovens, em posições menores, ganham menos. Em posições com mais responsabilidade, funcionários mais experientes e com maior especialização e estudo costumam ser mais bem pagos. Os salários das empresas privadas variam conforme a oferta e demanda dos profissionais. Isso quer dizer que cargos que precisam de funcionários com conhecimento específico e com poucos profissionais disponíveis no mercado, pagam mais.
Empresas de grande porte ou que prezam pela manutenção dos seus funcionários, permitem o crescimento profissional. Ou seja, é possível crescer dentro de algumas empresas, tudo de acordo com a escolaridade do funcionário.
Admissão:
Tendo experiência, ou caso o emprego não exija, é necessário entregar um currículo, fazer entrevistas e dinâmica de grupo. Se o candidato passar por tudo isso, se o recrutador entender que o perfil do candidato é adequado para as necessidades do contratante, então se faz a contratação.
Promoção:
De certa forma, isso pode aumentar vendas e motivar resultados, por outro lado pode desagregar equipes refletindo um menor desempenho em curto prazo.
Algumas empresas investem na formação, capacitação, reciclagem e atualização de seus funcionários, possibilitando que concorram a promoções, aprendam novas estratégias de mercado, ganhando mais e atingindo posições de prestígio dentro das instituições.
Setor Publico:
O funcionário público pode ser um servidor público ou um empregado público, dependendo da área do Estado em que ele atue. Mas, quais seriam as principais diferenças entre eles?
	Servidores Públicos
	Empregados Públicos
	Os servidores ocupam cargos efetivos nos órgãos da Administração Direta e nas Autarquias e Fundações Públicas ou seja sua principal vantagem é a estabilidade.
	Já os empregados públicos estão nas Empresas Públicas e nas Sociedades de Economia Mista.
	Sobre demissões
	A palavra demissão só é utilizada quando o servidor é afastado por ter cometido alguma falta muito séria, como roubar dinheiro público, por exemplo, pois ao assumir estabilidade o servidor estatutário só pode ser exonerado de seu cargo ou função através de um processo administrativo.
	O empregado público é um aprovado em concurso, contratado sobre o regime de CLT. Ele tem carteira de trabalho assinada e FGTS. Podem ser demitidos a qualquer tempo.
	Sobre salários
	O servidor está submetido ao teto constitucional, que quer dizer que nenhum servidor público pode ganhar mais do que um ministro do STF.
	Já os empregados públicos são regidos pela CLT, como os empregados de empresas privadas. No entanto, como se trata de poder público, essa CLT sofre algumas modificações. Por exemplo, o empregado não pode ser demitido sem justa causa, é preciso que haja um processo demissionário, em que ele precisa ser ouvido.
	Sobre aposentadoria
	O servidor se aposenta pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). Ultimamente esse regime vem passando por grandes mudanças. Até pouco tempo, ele garantia uma aposentadoria bem maior do que no RGPS (Regime Geral de Previdência Social), mas hoje não é tão vantajoso.
	Os empregados públicos se aposentam pelo RGPS mesmo, como os empregados de empresas privadas.
	Semelhanças
	As semelhanças entre eles é que tanto servidores quanto empregados públicos são admitidos por concurso público. Os dois tem direito a férias e décimo terceiro salário e tem direito a fazer greve, quando acharem necessário (se bem que o direito constitucional de greve dos servidores ainda não foi regulamentado por lei).
Até ser regulamentado, o STF tem utilizado, por analogia, a regulamentação dos empregados privados.
Na Administração Indireta não há teto salarial, então um dirigente da Petrobrás pode ganhar 100 mil reais se a empresa e seus acionistas considerarem pertinente. Porém, se a empresa pública receber recursos públicos para o seu custeio, ela está submetida ao teto também.
Concursos:
A porta de entrada do Setor Público é o Concurso. Esse tipo de processo seletivo se dá por meio de provas específicas para cada área e função disponíveis. E, como a procura é grande, é preciso estar muito bem preparado para vencer a concorrência.
Algumas vantagens relacionadas aos cargos públicos concursados:
Para passar em concurso público não é necessário comprar todos os materiais disponíveis. O que não pode faltar, além da motivação e do objetivo, é papel, caneta, lápis, códigos e provas anteriores. Como a maior parte dos concursos exige o conhecimento de “noções básicas de Direito”, a melhor maneira de obter essas noções são os textos da Lei. A seguir, mais algumas 
dicas:
ROTINA DE ESTUDO
É importante ter um quadro de horário de estudo definido, otimizar o tempo, revisar o conteúdo, estudar questões de provas anteriores, foco e motivação! É importante também deixar um dia de descanso e preparar-se emocionalmente para o dia da prova.
TÉCNICA DE ESTUDO
Conheça a técnica de estudo a qual você melhor se adapta. Se for pela visualização, opte por materiais que ofereçam muitos esquemas visuais, fluxogramas, etc. Se for pela audição, experimente as aulas gravadas e audiolivros e, se tem dificuldade em fixar conteúdo pela leitura, transcreva as partes  mais importantes e faça provas simuladas.
EDITAL
Ler o edital é fundamental, ele faz parte da preparação para as provas. Nele podem estar os conteúdos programáticos, os pesos de cada seção da prova, as formas de avaliação além da prova em si (como pontos para títulos, experiência etc.).
ACUIDADE
Essa qualidade pode ser resumida em “prestar atenção”. Isso é o que mais falta quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão de prova. Procure fazer bem-feito tudo que envolve seus sonhos. Se você estudar, ler um livro, assistir uma aula, fazer uma prova, faça com atenção, dê o seu melhor! Assim, você toma as rédeas da sua vida e passa por aqui como ator, e não como mero espectador!
JÁ OUVIU FALAR EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL?
Empreendedorismo social é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções para problemas sociais.
Os negócios sociais integram a lógica dos diferentes setores econômicos e oferecem produtos e serviços de qualidade à população excluída do mercado tradicional, ajudando a combater a pobreza e diminuir a desigualdade.A utilização de presidiários em setores como a construção civil é um bom exemplo de Empreendedorismo Social.

Continue navegando