Buscar

BIA 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No final de 1989 e durante a década de 1990, os Governos Collor e Fernando Henrique Cardoso marcaram o modelo neoliberal, com sérias repercussões:
	
	
	
	
	No setor primário da economia brasileira;
	
	
	No setor secundário da economia brasileira;
	
	
	No setor da agricultura, exclusivamente;
	
	
	No setor terciário da economia brasileira;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre a revolução industrial marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	A Revolução industrial permitiu mais eficiência de produção, barateando o preço final dos produtos, além de produzir maiores quantidades em menor espaço de tempo.
	
	
	As fábricas e oficinas do século XVII  apresentavam péssimas condições de trabalho: lugares sujos, abafados e pouco iluminados.
	
	
	A Revolução Industrial aumentou o número de desempregados substituídos pelas máquinas, o que permitiu que os empresários utilizassem mão de obra mais bem qualificada.
	
	
	Para aumentar a força de trabalho nesses locais, empregavam-se mulheres e menores de idade. Além disso, os salários eram baixos, o que resultou em descontentamento geral.
	
	
	Os empregadores se preocupavam com a limpeza e com as condições de trabalho em suas fábricas e os trabalhadores recebiam salários muito altos.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A Convenção de São Francisco não foi ratificada pelo Brasil que impossibilita a liberdade de filiação e porque a Constituição Federal de 1988 estabelece a existência de sindicato único e a contribuição sindical. Neste sentido podemos conceituar a liberdade sindical como:
	
	
	
	
	O conceito de liberdade sindical está expresso como o direito de os trabalhadores e empregadores se organizarem e constituírem, livremente, as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, sem que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado;
	
	
	O conceito de liberdade sindical está expresso como o direito de os trabalhadores e empregadores se organizarem e constituírem, livremente, as agremiações que desejarem, no número por eles idealizado, com que sofram qualquer interferência ou intervenção do Estado;
	
	
	No Brasil os trabalhadores em serviço público podem também constituir livremente sindicato, sob dois aspectos: o de ingressar na agremiação e o de se retirar do sindicato após decisão da diretoria do mesmo;
	
	
	No Governo de Getúlio Vargas maiores contornos foram dados ao movimento sindical, tais como as amarras do movimento sindical por meio controle financeiro do Ministério do Trabalho, como se fossem extensão do Governo;
	
	
	As alternativas acima apresentadas estão incorretas
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		São princípios do direito coletivo do trabalho:
	
	
	
	
	pluralidade e livre associação sindical.
	
	
	pluralidade e associação sindical compulsória.
	
	
	unicidade e livre associação sindical.
	
	
	unicidade e preponderância do negociado sobre o legislado.
	
	
	pluralidade e autonomia privada coletiva.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		As _____________ e as ___________ são entidades sindicais de grau superior legalmente reconhecidas pela CLT. (Preencha as lacunas observando a seqüência correta nas alternativas abaixo):
	
	
	
	
	Centrais sindicais e os sindicatos nacionais.
	
	
	Confederações e as centrais sindicais;
	
	
	Centrais Sindicais e as associações nacionais.
	
	
	Confederações e as associações nacionais;
	
	
	Federações e as confederações;
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Conforme o art. 8º inciso II da constituição federal não há a possibilidade da criação de mais de uma organização sindical em qualquer grau, o que inclui as federações e confederações. O trecho acima faz referência a:
	
	
	
	
	Direito Coletivo;
	
	
	Sistemas Sindicais;
	
	
	Liberdade Sindical;
	
	
	Unicidade Sindical;
	
	
	Direito Sindical;
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Quando pensamos sobre o financiamento do sindicato e do sistema confederativo, segundo a legislação aplicável, é adequado considerar...
Assinale a resposta certa
	
	
	
	
	Para os trabalhadores, da importância da arrecadação da contribuição sindical serão feitos os seguintes créditos: 5% para a confederação correspondente; 10% para a federação; 10% para as Centrais Sindicais; 60% para o sindicato respectivo e 15% para a Conta Especial Salário e Emprego.
	
	
	Os empregadores são obrigados a descontar da folha de pagamento de seus empregados, relativa ao mês de abril de cada ano, a contribuição sindical por estes devida aos respectivos sindicatos.
	
	
	Para os empregadores, da importância da arrecadação da contribuição sindical serão feitos os seguintes créditos: 10% para a confederação correspondente; 15% para a federação; 60% para o sindicato respectivo; 10% para a Conta Especial Emprego e Salário e 5% para as Centrais Sindicais.
	
	
	Os empregadores ficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as contribuições devidas ao Sindicato, quando por este notificados, salvo quanto à contribuição sindical, cujo desconto independe dessas formalidades.
	
	
	A lei fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição sindical já prevista em lei.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Marque a resposta correta.É previsto por Lei que a convenção coletiva de trabalho difere do acordo coletivo de trabalho porque:
	
	
	
	
	pode ser celebrada por um grupo de empregados da mesma categoria, salvo se o sindicato respectivo assumir as negociações.
	
	
	ao contrário do acordo coletivo, sua vigência é de 3 anos.
	
	
	as condições de trabalho nela estipuladas aplicam-se às relações individuais de trabalho, no âmbito das respectivas representações.
	
	
	suas normas só obrigam as empresas que tomaram parte nas negociações que a originaram.
	
	
	ao contrário do acordo coletivo, pode ter vigência somente até dois anos.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Sobre o delegado sindical marque a opção incorreta:
	
	
	
	
	O delegado sindical conta com a garantia de emprego, e, por possuir estabilidade tem poder de negociação forte e representativo.
	
	
	O delegado sindical é eleito pelos trabalhadores.
	
	
	O representante eleito pelos trabalhadores tem como atribuição o entendimento direto com o empregador na defesa dos interesses do grupo que tenham relação com seus direitos em relações trabalhistas.
	
	
	De acordo com a Constituição Federal, o delegado sindical seria a representação interna não sindical dos trabalhadores.
	
	
	O delegado sindical não conta com a garantia de emprego, fato que inibe sua implantação em muitas empresas.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Marque a opção incorreta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
	
	
	
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	
	Com as representações internas os trabalhadores ganham um novo fórum e têm a possibilidade de fiscalizar, no âmbito trabalhista, ocumprimento por parte do empregador da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	
	
	A representação interna de trabalhadores possibilita a negociação direta dos trabalhadores com os empregadores, com o objetivo de se efetivarem, de modo definitivo, as condições satisfatórias, abrigando as relações trabalhistas.
	
	
	A representação funciona como um fator de solução dos conflitos, que visa melhores resultados nas relações trabalhistas e sindicais

Outros materiais