Buscar

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
	
	
	1a Questão (Ref.:201502194355)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
		
	
	No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
	
	De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
	 
	No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
	
	A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
	
	No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502471311)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Sobre os itens abaixo, MARQUE O ITEM FALSO:
		
	
	Cada município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde.
	 
	Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos por dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; não havendo a participação dos usuários.
	
	A partir do Pacto pela Saúde, de 2006, as Municípios tem o compromisso para de assumir integralmente as ações e serviços de seu território.
	
	O sistema público de saúde funciona de forma referenciada. Isso ocorre quando o gestor local do SUS, não dispondo do serviço de que o usuário necessita, encaminha-o para outra localidade que oferece o serviço. Esse encaminhamento e a referência de atenção à saúde são pactuados entre os municípios.
	
	O Ministério da Saúde formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502462546)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Brasil tem experimentado, nas últimas décadas, importantes transformações no seu padrão de morbimortalidade, relacionadas, principalmente, às seguintes condições:
		
	
	b) O processo acelerado de urbanização e de mudanças socioculturais, que respondem, em grande parte, pelo aumento dos acidentes e das violências.
	
	d) Incremento da população idosa.
	 
	c) O aumento da expectativa de vida ao nascer.
	
	a) A redução da mortalidade precoce, especialmente aquela ligada a doenças infecciosas e parasitárias.
	 
	e) Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502319524)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Segurança Alimentar e Nutricional é um conceito amplo e a partir de 2003 houveram importantes marcos legais e políticos que garantem sua importância na agenda política do país . Sobre esses marcos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
		
	
	O primeiro ato do Governo Lula (2003) foi a criação do Programa Bolsa Família.
	
	A Política Nacional de Alimentação Saudável, instituída em 2010, definiu critérios para a elaboração do Primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
	
	A LOSAN é a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ Lei 11.346 de 15 de setembro de 2006 foi a lei que criou o SISVAN.
	
	Foi por meio de uma Emenda Constitucional aprovada e sancionada em fevereiro de 2010 que a palavra segurança alimentar e nutricional foi incluída no Art. 6º da Constituição Federal.
	 
	Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso existiram "desconquistas" relacionadas à SAN, dentre elas podemos citar a não realização da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e a extinção do CONSEA.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502184663)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Outros materiais

Outros materiais